TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Nike e Seus Segmentos

Por:   •  16/9/2021  •  Relatório de pesquisa  •  2.067 Palavras (9 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 9

Título: Nike e seus segmentos

[pic 1]

Esamc

Nome: Juarez de Jesus Costa RA: 201200405

Nome: Jean Lucas da Silva Moura de Abreu Corrêa RA: 20120360

Nome: Ivan Henrique Barres Fernandes RA: 202190139

Nome: João Antônio Silva Araújo RA: 201200233

Sumário

História Da Nike………………………………………………………………………..2

Estrutura Da Empresa………………………………………………………………...4

Analisando o Mercado e a Marca…………………………………………………....5

Análise do Macro Ambiente………………………………………………………….        7

Valor Em U$$Milhões………………………………………………………………...        8

Vendas Por Modalidade……………………………………………………………....        9

Diagnóstico Cenário Futuro………………………………………………………....        10

Conclusão……………………………………………………………………………..        12

Bibliografia…………………………………………………………………………….        13

HISTÓRIA DA NIKE

A empresa foi fundada em 25 de janeiro de 1964, como Blue Ribbon Sport, por Bill Bowerman e Phil Knight, nessa época em vez de produzir as suas próprias mercadorias, a empresa só distribuía alguns tênis da marca japonesa Onitsuka Tiger – que hoje conhecemos como Asics. Quando decidiram chamar a empresa “Nike”, que recebeu o nome da deusa grega alada da vitória. Depois de ler o que você pensaria que o logotipo da Nike seria uma asa, mas em vez disso a Nike foi com o “Swoosh”. O “Swoosh” é bem conhecido em todo o mundo, e foi concebido em 1971, por Carolyn Davidson por apenas US $ 35,00. Não só pode Nike ser manchado pelo logotipo “Swoosh” é sabido “Just Do It” slogan faz Nike destacam-se como nenhuma outra empresa.

Demorou um pouco para a Nike para estabelecer o grande nome que eles têm hoje, e no início dos anos 80, muitas pessoas reclamaram sobre como Nikes não foram feitas nos Estados Unidos (EUA). As pessoas estavam com raiva de o fato de tênis Nike foram feitas no Vietnã, China e Indonésia, onde as pessoas são pagas em salários baixos e maltratados. Isso levou a um grande conflito com produtos da Nike que levam a boicotes. Embora, este foi um grande problema para algumas pessoas, isso não impediu Nike de gestão de negócios.

O principal ponto de viragem para a Nike foi quando maior jogador do mundo de basquete chegou à empresa em 1985. Michael Jordan mudou o jogo e levou Nike para outro nível com o popular sapato “Air Jordan”, juntamente com o fato. Nike nunca pode admitir isso, mas Mike é o principal responsável pelo seu sucesso hoje. Sem Mike Nike provavelmente ainda estaria tentando chegar ao topo, mas “Graças a Deus” por Michael Jordan.

Mais tarde, em baixo da linha Nike juntou-se com atletas mais famosos como Bo Jackson, André Agassi, Charles Barkley, Deion Sanders, Ken Griffey, Scottie Pippen, Penny Hardaway, Jason Kidd, Barry Sanders, e muitos mais.

ESTRUTURA DA EMPRESA

Sua atual sede fica em Beaverton, no estado de Oregon, nos Estados Unidos, empresa de capital aberto cujo capital social é formado por ações, títulos que representam partes legais, livremente negociado no mercado sem necessidade de escritura pública de propriedade (por parte da pessoa física compradora). As pessoas compradoras das ações são proprietárias apenas de uma parte ideal da empresa, assim podem responder por dívidas assumidas pelo corpo diretivo da empresa (o conselho de administração:  os gerentes executivos ou diretores: membros da diretoria executiva), mas apenas e tão-somente em função do valor monetário da parte ideal qualificada pelas ações sob sua posse, e apenas elas.

Analisando o mercado e a marca

A Nike é a marca de artigos esportivos de vestuário mais valiosa do mundo, isso de acordo com a pesquisa da consultoria Kantar, ela atingiu no ano de 2019 o valor de US$ 47,4 bilhões, 23% superior ao registrado em 2018, isso porque ela investe fortemente em todos os canais, incluindo a campanha publicitária com jogadores de futebol, isso ajuda muito a reforçar as credenciais de liderança da Nike. Outra forma de agregar valor a marca é a venda de produtos de edição limitada em parcerias de grifes de luxo.

Porque as pessoas querem Nike?

A marca é um dos fatores mais predominantes no processo de compra do cliente, com o passar dos anos vamos percebendo que as empresas vêm explorando cada vez mais essa área a fim de captar novos clientes. É um fator em constante crescimento que visa a exposição do produto e admiração do público alvo.  

O papel fundamental da marca é a criação e a comunicação para a sociedade da identidade de uma organização, bem ou serviço. Junto com os benefícios, que são os direitos legais implícitos, vem a responsabilidade de honrar a proposta que está sendo apresentada ao mercado, a pesquisa de mercado vê fortemente que consumidores preferem produtos e marcas com significado que são consistentes com seus autoconceitos, assim, motivados por auto consistência consumidores comparam seus autoconceitos com a imagem dos produtos e preferem produtos cujas imagens são congruentes com a sua autoimagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (170.7 Kb)   docx (319 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com