TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Programação e Controle de Produção

Por:   •  5/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  938 Palavras (4 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 4

Thelma de Andrade R.A.: 8490241917

Etapa: 1 Passo: 1

 Programação e Controle de Produção.

O conceito de PCP vem através da função administrativa para se determinar antecipadamente quais os objetivos a serem atingidos e o que deve ser feito para atingi-los da melhor maneira possível. Sem o planejamento a empresa fica perdida. O planejamento se baseia na continuidade da empresa e focalizada em seu futuro.

Partindo do principio que é os objetivos a ser alcançado, o PPCP determina a prioridade e segue os seguintes desdobramentos:

  • O que se deve fazer;
  • Quando fazer;
  • Quem deve fazer;
  • Como fazer;

O controle consiste em medir e corrigir o desempenho para que o objetivo seja executado da melhor maneira possível.

                                                      Medir desempenho: comparar com o planejado

CONTROLE

                                                     Corrigir o desempenho: identificar erros ou desvios

A finalidade de PCP é aumentar a eficiência e eficácia do processo produtivo da empresa. Para fazer essa dupla finalidade, o PCP tem que planejar a produção e controlar seu desempenho. O PCP estabelece antecipadamente o que a empresa produzirá e em conjunto o que deverá utilizar de matérias-primas e materiais, de pessoas, de maquinas e equipamentos, bem como de estoques de produtos acabados para suprir as vendas. O PCP ainda monitora e controla o desempenho da produção com relação ao que foi planejado, corrigindo erros e desvios que possam surgir. O PCP atua em todos os níveis da produção do inicio ao fim.

Passo: 2 etapa:1 (Equipe)

O PCP representa a função administrativa de gerir os recursos disponíveis aproveitando-os da melhor maneira possível com eficiência e eficácia. O planejamento e controle desdobram-se em definição do objetivo, mensuração do desempenho, correção do desempenho e melhoria contínua dos processos produtivos. É o PCP que planeja, controla e direciona todas as atividades produtivas da empresa.

O PCP  é a atividade que decidi sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto. O objetivo maior do Planejamento e Controle é garantir que a produção ocorra eficazmente e produza produtos e serviços como deve. O planejamento e o controle são utilizados em todos os momentos do processo de produção e tem como meta traçar objetivos mais bem definidos, utilizar os recursos de maneira racional, corrigir possíveis falhas e distorções, obtendo com isso resultados muito mais satisfatórios. Planejar e controlar, então significa garantir que os recursos produtivos estejam disponíveis na quantidade, no momento e no nível de qualidade adequado. Entre os tipos de planejamento e controle utilizados pelas indústrias estão: planejamento e controle de capacidade produtiva; de estoque, da cadeia de suprimentos, MRP, Just in Time, de projetos e planejamento e controle de qualidade. Entre os resultados alcançados com o Planejamento e Controle da Produção estão altos índices de produtividade e qualidade, menor índices de falhas, menor custo de produção, entre outros. Assim, o Planejamento e Controle da produção levam a empresa a produzir com maior perfeição, rapidez e menor custo, obtendo assim, maior lucratividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (62.6 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com