TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUINTA DISCIPLINA - SENGE

Ensaios: A QUINTA DISCIPLINA - SENGE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 3

A essência do raciocínio sistêmico está na mudança de mentalidade, o que significa:

üVer inter-relações, ao invés de cadeias lineares de causa-efeito, e

üVer processos de mudança ao invés de instantâneos.

A realidade é feita de círculos, mas nós só vemos linhas retas, e é aí que começam nossas limitações ao raciocínio sistêmico. Uma da razão dessa fragmentação do raciocínio é a linguagem que utilizamos com sua estrutura sujeito-verbo-objeto, que leva a uma visão linear. A linguagem modela a percepção, e o que vemos depende do que estamos preparados para ver.

Ao analisar um evento qualquer, verificamos que nele estão presentes muitas variáveis atuando simultaneamente. Essas variáveis estão organizadas num círculo de relações de causa-efeito chamadas “processo de feedback”.

As pessoas ficam confusas com a palavra “feedback” porque ela é geralmente usada num sentido diferente - para colher opiniões sobre um ato que realizamos, por exemplo. No raciocínio sistêmico, o “feedback” é um conceito mais amplo, significando qualquer fluxo de influência recíproca, uma vez que toda e qualquer influência é, ao mesmo tempo, causa e efeito - a influência jamais tem um único sentido.

O conceito de feedback complica também a questão ética da responsabilidade. Do ponto de vista linear, nós sempre procuramos um culpado quando alguma coisa sai errada, idéia essa que deve ser abandonada no Raciocínio Sistêmico, pois todos são responsáveis pelos problemas gerados por um sistema. Isso não significa que todos possuam o mesmo poder de alavancagem para mudar o sistema, mas significa que a procura de bodes expiatórios - uma prática comum na nossa cultura - não leva a lugar nenhum.

Imersos numa linguagem linear, achamos fácil fazer afirmações simples sobre causalidade e responsabilidade. Isso não significa que devamos abandoná-las. Em muitas situações, as descrições lineares são suficientes e seria perda de tempo procurar processos de feedback, mas não ao tratar de problemas de complexidade dinâmica.

O raciocínio sistêmico é a quinta disciplina, pois é a disciplina que integra as outras quatro, fundindo-as num conjunto coerente de teoria e prática, evitando que elas sejam vistas isoladamente como simples macetes ou o último modismo para efetuar mudanças na organização. Reforçando cada uma delas, o raciocínio sistêmico está sempre nos mostrando que o todo pode ser maior que a soma das partes.

Todavia, para realizar seu potencial, o raciocínio sistêmico precisa das outras quatro disciplinas: objetivo comum para conseguir um engajamento a longo prazo; modelos mentais para detectar as falhas na nossa maneira atual de ver o mundo; aprendizado em grupo para que as pessoas possam enxergar além dos limites das suas perspectivas pessoais; e domínio pessoal para nos motivar a pesquisar continuamente como as nossas ações afetam o mundo em que vivemos.

Finalmente, o raciocínio sistêmico torna compreensível o aspecto mais sutil da organização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com