TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quinta Disciplina

Exames: Quinta Disciplina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/7/2014  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 3

A Quinta Disciplina

As tecnologias de aprendizagem organizacional são caracterizadas por cinco disciplinas: Domínio Pessoal, Modelos Mentais, Objetivo Comum, Aprendizagem em Grupo e Raciocínio Sistemático.

1)Domínio Pessoal: E a disciplina que ira esclarecer e aprofundar nossa visão pessoal,concentrar nossas energias,desenvolver paciência e ver a realidade objetivamente,sendo assim um alicerce espiritual,ele implica um alto grau de proficiência e capacidade de produzir os resultados desejados.

2)Modelos Mentais: São pressupostos profundamente arraigados,generalizações ou mesmo imagens que influenciam nossa forma de ver o mundo e agir.Tendo em vista que muitas vezes não temos consciência de nossos modelos mentais ou das influencias que eles exercem sobre nosso comportamento.

3)Objetivo Comum:A pratica da visão compartilhada envolve as habilidades de descobrir um “Objetivo Futuro”compartilhadas que estimulem o compromisso genuíno que as pessoas dão tudo de si e aprendem, não porque são obrigadas, mas porque querem o desenvolvimento em lugar de mera aceitação.

4)Aprendizagem em Grupo:E o processo de alinhamento e desenvolvimento da capacidade de um grupo,criar os resultados que seus membros realmente desejam,ele se desenvolver a partir da criação de um objetivo comum e também do domínio pessoal.

5)Raciocínio Sistemático: Sistema e ações interligadas e um quadro de referencia conceituai,um conjunto de conhecimento e ferramentas desenvolvidas ao longo dos últimos 50 anos para esclarecer os padrões como um todo e ajudar a ver como modificá-los efetivamente.

Construir uma visão compartilhada estimula o compromisso com o longo prazo.Os modelos mentais concentram-se na abertura necessária para revelar as limitações em nossas formas atuais de ver o mundo.A aprendizagem em equipe desenvolve a habilidade dos grupos de buscarem uma visão do quadro como um todo,que esta alem das perspectivas individuais.E o domínio pessoal estimula a motivação de aprender continuamente como nossas ações afetam o mundo.O Pensamento Sistemático torna compreensível o aspecto mais sutil de organização que aprende-a nova forma pela qual os indivíduos se percebem ao seu mundo.

Algumas organizações têm dificuldades de aprendizagem, pois há deficiências na forma como são projetadas e gerenciadas, nas maneiras como os cargos são definidos, e no modo como todos são ensinados a pensar e interagir. É necessário que as organizações passem a corrigir essa situação, identificando as sete deficiências de aprendizagem:

Eu sou meu cargo - As pessoas confundem o cargo que ocupam com sua própria identidade, concentrando-se exclusivamente e tendo pouco senso de responsabilidade em relação aos resultados da interação de todos os outros cargos. Com isso, quando ocorrem erros é difícil descobrir quais foram às razoes do erro.

O inimigo está lá fora - Algumas organizações seguem o mandamento que “Encontrarás sempre um agente externo para culpar”, e assim, um culpa o outro pelas coisas que não dão certo. A síndrome de “o inimigo está lá fora”, é um subproduto de “eu sou meu cargo” e das formas não-sistêmicas de olhar o mundo favorecido por essa abordagem. Quando nos concentramos apenas no cargo que ocupamos, não conseguimos enxergar como nossas ações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com