TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TRANSIÇÃO PARA A HUMANIDADE

Por:   •  30/3/2017  •  Artigo  •  1.159 Palavras (5 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 5

EXERCÍCIO 4:

Questão: Com base na leitura do texto A TRANSIÇÃO PARA A HUMANIDADE, de Clifford Geertz, responda às seguintes perguntas

  1. De acordo com a argumentação do autor e no contexto de suas referências teóricas explique em que consistem as teses iniciais das Ciências Naturais e das Ciências Sociais.

As teses iniciais consistem em teorias que levam em consideração ideologias diferentes, assim sendo, sabe-se que a tese inicial da ciência social (psicologia, sociologia, ciências políticas, antropologia etc) revela o homem como um ser com capacidades, intelecto, que cria e age, o único ser vivo que tem a possibilidade de ter cultura e assim é diferente dos outros, como é dito por Geertz o homem não tem somente inteligência, como também tem consciência, necessidades, valores, moralidade e historia; Para a ciência social, o homem é aquele que tem cultura.  A tese da ciência  natural (zoologia, paleontologia, anatomia e fisiologia) leva em conta a composição biológica do ser humano (não seus aspectos culturais e sociais). A ciência natural fala do homem fisico, suas características biológicas,a formação do ser e as mudanças genéticas, a evolução do Homo sapiens pela evolução animal, os mesmos dão importância a continuidade do meio orgânico, generalidade dos princípios, ignorando muitas vezes a cultura e levando em conta sua evolução pelo seu corpo biológico e não intelectual.  

2) Um dos pontos mais importantes da Antropologia é pesquisar a origem da Cultura: em que momento e como se deu a passagem de um ser animal para um ser pensante. Um dos argumentos mais fortes é a chamada Teoria do Ponto Crítico. Em que consiste este argumento. De que maneira as ideias colocadas por Geertz em seu texto estão relacionadas com o trecho do filme "2001, Uma Odisseia no Espaço" disponível neste link?

A teoria do ponto critico, como dito por Geertz foi a maneira encontrada para resolver e tentar explicar a origem da cultura. É dito que na teoria do ponto critico a cultura foi obtida rapidamente pelo ser, subitamente, na era dos primatas onde houve uma humanização dos mesmos. Além disso se fala numa pequena mudança genética que proporcionou esse momento, tornando possível que o primata se tornasse competente a desenvolver a cultura. Ao se comunicar, sentir e tomar atitudes diferentes do que ele ja tinha, iniciou a cultura, dando continuidade e desenvolvendo a mesma de um modo gradual e longo.  Assim se encontra um “homem” que aprende as capacidades de implementar alguns elementos de cultura na sua vida, progressivamente,  como a obtenção de ferramentas, caça e comunicação. As ideias de Geertz se relacionam com o trecho visualizado do filme "2001, Uma Odisseia no Espaço” pois mostra exatamente o momento na qual ela defini como ponto critico, é visualizado o exato momento no qual o primata descobre a ferramenta, e a usa com um propósito, assim como descrito pelo autor é momento do começo da cultura. Gradativamente é visto no trecho como a descoberta vai se tornando em conquistas para o homosapien, do osso como ferramenta para caçar e se alimentar até como ferramenta de empoderamento no grupo, formando um tipo de comunicação e assim é possivel visualizar a teoria da origem da cultura, onde gradativamente o ser animal se torna em um ser humano, que pensa antes das ações e cria situações que podem o beneficiar, assim por essa teoria temos a cultura.

3) Quais são, segundo Geertz, os três pontos fundamentais que sustentam esta teoria.

A teoria é apoiada por três argumentos fundamentais, segundo Geertz, as quais serão explicadas em seguida. O primeiro ponto seria que ha um grande espaço entre as capacidades intelectuais do homem com outros animais simalares, como por exemplo o homem pode se comunicar, criar e usar ferramentas, enquanto não ha outro animal que consiga expressivamente realizar essas ações, os mesmos podem chegar muito perto de realizar tais ações  mas não as conclui como é concluído pelo ser humano.  O segundo ponto que sustenta essa teoria seria, o fato de que houve um progresso da reflexão simples até o pensamento simbólico, aos poucos um foi surgindo após o outro, a linguagem e a simbologia acabavam se formando em modo de crescimento, até serem assimilados completamente. Por ultimo se encontra em terceiro lugar a unidade psíquica da humanidade a qual alega que não ha diferenças significantes na natureza do modo do pensamento entre as distintas raças humanas.  Em suma, é dessa maneira, com esses argumentos sobre a evolução dos homo sapiens, que a teoria do ponto critico se apoia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (89.1 Kb)   docx (300 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com