TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Técnica Comercial

Por:   •  7/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.285 Palavras (6 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 6

Técnica comercial

           A meta inicial de qualquer organização é produzir bens ou serviços que satisfaçam às necessidades da sociedade. Esses bens e serviços que são produzidos serão colocados no mercado. Por mercado, entende-se o espaço ou ambiente, onde vendedores e compradores realizam suas transações. Para que a dinâmica de mercado exista, é necessário que haja alguém que produza algo, alguém que venda, alguém que compre, alguém que utilize na produção de outra coisa, alguém que compre essa outra coisa, até finalmente chegar a alguém que consuma, o consumidor final.

Para ilustrar veja  cadeia de intercâmbios abaixo:

 Produção de bens ou serviços

 Venda dos bens ou serviço

 Compra de bens ou serviços

 Compra deste novo bem ou serviço Consumidor

Venda desta outra coisa Utilização destes bens ou serviços para produção de outra coisa

            A partir dessa cadeia é possível concluir que, da mesma forma que deve haver oferta, é preciso que haja procura. A oferta e a procura criam a transação da compra e venda a um determinado preço a se pagar. Quando a oferta é maior do que a procura, consequentemente, o preço diminui. De forma oposta a isso, quando a procura é maior do que a oferta, o preço aumenta. Desse modo, o preço varia de acordo com a dinâmica mercadológica. Há no mercado um processo de produção, distribuição e consumo das riquezas ou bens de uma sociedade, que acontece dentro de um sistema de trocas. Todas as pessoas (operários, funcionários, comerciantes, fabricantes, empresários etc.) estão produzindo, distribuindo e consumindo bens ou serviços que se encontram disponíveis no mercado. Para que a empresa chegue ao estágio da produção e venda de bens ou serviços, é necessário que, em primeiro lugar, ela compre matéria-prima. Sendo o produto da venda maior do que as despesas, a empresa obtém lucro. O lucro é o rendimento auferido pela produção de bens e serviços, descontados os valores gastos para essa produção. Conforme foi dito acima, o comércio se efetiva na medida em que os bens ou serviços chegam até o consumidor final, que os retira do mercado. Essa distribuição se dá por um processo de intercâmbio, ou seja, através de atos de compra e venda de bens ou serviços

O comércio pode ser:

 • Interno (compras e vendas realizadas dentro de uma nação, entre produtores e consumidores nacionais);

• Externo (compras e vendas realizadas além das fronteiras nacionais, entre vendedores e compradores de diversas nações).

        Técnica comercial é a maneira pela qual a organização realiza suas atividades de compra e venda de bens ou serviços. A empresa deve ser vista como um sistema, ou seja, um conjunto de partes relacionadas entre si para atingir um determinado objetivo. Veja a a seguir:

Entradas ou insumos

Saídas ou resultados Empresa

           As entradas ou insumos, por via de regra, acontecem por atos de compra de bens, ou seja, matérias-primas e equipamentos, ou de serviços como energia elétrica e serviço de internet. Já as saídas ou resultados, são compostos por atos como a venda de bens ou serviços produzidos pela empresa.

            A organização comercial da empresa é composta pelos serviços de compras e vendas, em outras palavras, das entradas e saídas dessa, em relação ao mercado. A organização comercial efetua a circulação de mercadorias ou de serviços, para dentro da empresa e da empresa para o mercado. Ou seja, é o ponto de ligação entre os dois. Mas é preciso lembrar que é necessário ficar atento também ao meio do caminho, melhor dizendo, na sequência intermediária que existe entre as entradas e as saídas na empresa. Essa sequência abrange o armazenamento dos estoques, o pessoal especializado que está envolvido e o capital investido.

O processo de vendas

           O órgão de vendas ocupa um dos lugares mais importantes dentro de uma organização, e também tem a função essencial de colocar os produtos ou serviços produzidos, no mercado de consumo, satisfazendo às necessidades mercadológicas e atingindo os objetivos da empresa. Esse órgão é a interface entre a empresa e seus consumidores.

Visando atingir os objetivos, o órgão de vendas segue um processo de vendas, composto por:

• Pesquisa de mercado;

• Propaganda;

 • Venda;

 • Promoção de vendas;

 • Canais de distribuição;

 • Merchandising.

Pesquisa de mercado

          É a fase inaugural do processo de vendas. A pesquisa de mercado busca informações a respeito de consumidores dos bens ou serviços que a empresa irá colocar no mercado de consumo. O objetivo central da pesquisa de mercado é avaliar a reação dos consumidores frente às características do produto ou do serviço. Temos como exemplos de características: preço, tamanho, cor, durabilidade etc.. E como exemplo de informações de mercado: localização os bens ou serviços, quantidade, poder aquisitivo do consumidor que o adquire, e outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (37.2 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com