TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Visão De Jack Welch Sobre Estratégia

Casos: A Visão De Jack Welch Sobre Estratégia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/2/2015  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 2

A Visão de Jack Welch sobre Estratégia

Este é um trecho do Capítulo 11 do Livro "Paixão por vencer", Jack Welch, pela Editora Campus. Para os que não o conhecem, Jack Welch foi Chairman e CEO da General Electric (GE) entre os anos de 1981 e 2001, e é reconhecido como um dos maiores líderes do século, não só pelo seu estilo franco de ser, mas principalmente pelos resultados de alto impacto do seu trabalho. Com a sua liderança a GE aumentou em US$400 bilhões sua capitalização, transformando-se na organização mais valiosa do mundo.

“Muitas vezes nos últimos três anos participei de palestras ou de seminários, ao lado de um ou outro grande guru em estratégia. E não raro assisti às suas apresentações dominado pela mais profunda descrença.

Isso não significa que eu não compreenda suas teorias (...). Ocorre apenas que a maneira como esses especialistas tendem a falar sobre estratégia – como se fosse algum tipo de metodologia científica altamente complexa – realmente me deixa com cólicas.

Esqueça todo aquele intelectualismo cheio de números e informações que, segundo os gurus, é requisito essencial para o desenvolvimento da estratégia. Esqueça todo aquele planejamento de cenários, aqueles estudos que se estendem por todo o ano, aqueles relatórios com centenas de páginas. Toda essa parafernália só serve para consumir tempo e dinheiro e não leva a lugar nenhum.

Na vida real, a estratégia é de fato muito objetiva e direta. Escolhe-se uma direção geral e a implementa com obstinação.

Sim, as teorias podem ser interessantes, os mapas e gráficos podem ser lindos e aquelas pilhas gordas de slides em PowerPoint talvez lhe dêem a impressão de ter feito o trabalho. No entanto, o fundamental é não tornar a estratégia muito complexa. Quanto mais se reflete sobre ela e quanto mais se remoem os dados e detalhes, mais você se confunde com o rumo certo.

(...)

Vou descrever como elaborar a estratégia em 3 passos. Durante minha carreira, esse método funcionou incrivelmente bem em vários negócios e inúmeros setores, em surtos de prosperidade e depressão, e em diferentes situações competitivas, do México ao Japão. Quem sabe sua própria simplicidade tenha sido uma das causas de sucesso.

Os passos são:

Primeiro, crie uma grande ideia para o seu negócio – uma maneira inteligente, realista e relativamente rápida de conquistar vantagem competitiva sustentável. (...)

Segundo, ponha as pessoas certas nas posições certas para impulsionar a grande idéia. (...)

Terceiro, busque com obstinação as melhores práticas para realizar a grande ideia, dentro ou fora da organização, adapte-as à realidade da empresa e melhore-as continuamente. (...)

Portanto, estratégia consiste simplesmente em descobrir a grande ideia, definir uma trajetória geral, incumbir as melhores pessoas de desbravá-la e então partir para a execução, com ênfase implacável na melhoria contínua.

Por mais que eu tente, não consigo tornar a coisa mais complicada que isso.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com