TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A analogia entre Taylor e Fayol e os dias atuais na empresa

Tese: A analogia entre Taylor e Fayol e os dias atuais na empresa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  Tese  •  778 Palavras (4 Páginas)  •  576 Visualizações

Página 1 de 4

1. Analogia entre Taylor e Fayol e os dias atuais na empresa

De acordo com as características da empresa JC Confecções, podemos identificar alguns erros que estão prejudicando o rendimento da organização, e que poderiam ser corrigidos através do estudo das teorias de Taylor (administração cientifica) e Fayol (administração clássica).

A Teoria Clássica, de Henri Fayol, não dava foco somente às tarefas a serem realizadas, mas também a toda estrutura da organização da empresa. Ele dividia a empresa em 6 funções básicas: técnica, comercial, financeira, de segurança, contábeis e a sexta, considerada mais importante por ele, a função administrativa que tem por objetivo harmonizar todas as outras funções em prol da organização. Através do trabalho interligado de todas as funções, em meio a um sistema é possível atingir o objetivo de gerenciamento da empresa. Diferente do que acontece na JC Confecções onde cada proprietário é responsável por uma parte da organização, um responsável pela parte administrativa e o outro responsável pela produção, não havendo nenhum tipo de comunicação interna, o que compromete resultados da empresa.

Na Teoria Científica, de Frederick Taylor, o trabalho deve ser feito de forma racionalizada, em que cada pessoa é especializada em determinada função. Na JC Confecções verificamos que na área de produção não há nenhum tipo de divisão previamente estabelecida de cargos. Todos se dividem da maneira que acham melhor e executam seus trabalhos de forma não organizada. Taylor também desenvolveu o estudo de tempos e movimentos, cronometrava os movimentos dos trabalhadores divididos nas tarefas que compõem o chamado de unidades básicas do trabalho para que houvesse a racionalização do tempo assim como da execução do trabalho, afim de que alcançassem eficiência durante todo o processo de produção e a eficácia no produto final; Na empresa observamos que a reclamação dos clientes devido a qualidade e a desmotivação dos colaboradores se deve a falta de Planejamento, padronização, especialização, controle e remuneração. Se houvesse uma melhor visão e organização dessas etapas e processos os deveres da empresa tanto quanto para os clientes em uma melhora na qualidade dos produtos seria melhor, assim como para os colaboradores que não se sentiriam injustiçados na execução e no resultado de sua remuneração pelas tarefas exercidas.

Em ambas as teorias, Taylor e Fayol enfatizam a importância da divisão do trabalho. Onde cada um exerce uma função, na qual se tem mais aptidão para realizar. Enquanto na malharia, não há divisões de tarefas, e na área de produção a empresa conta com o proprietário Carlos juntamente com mais 8 colaboradores, que não possuem uma função pré-estabelecida, o que aumenta o risco de desperdícios e perdas, diminuindo a produtividade e a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

O mesmo acontece na área administrativa da empresa, onde o proprietário Jose atua com mais de dois funcionários nas partes de departamento pessoal, financeiro e contas a pagar e receber. Todas essas áreas da malharia, deveriam ser dividas para que cada colaborador exerça uma função.

Outro problema constatado na organização, foi a falta de voz de comando por parte dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com