TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A contribuição da administração nas organizações

Trabalho acadêmico: A contribuição da administração nas organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.991 Palavras (8 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 A CONTRIBUIÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES 4

2.1 ADMINISTRAÇÃO HOLÍSTICA 4

2.2 TECNOLOGIA E ORGANIZAÇÕEs 5

3 PATRIMONIO LIQUIDO 6

3.1 EQUAÇÕES, CONTAS E RESULTADOS 6

4 FONTES DE RECURSOS 8

5 EMPRENDEDORISMO NA ECONOMIA 10

6 CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS 12

1 INTRODUÇÃO

O contexto empresarial é um assunto em voga na era atual, onde a disputa pela promoção e a premiação tornam o mercado aquecido e ansioso pelos resultados da lucratividade.

Em meio aos constantes desafios há técnicas de administração que visam o super desenvolvimento, provocando mudanças na gestão e no ambiente organizacional, mudança essa que não é só provocada pelo modo de administrar, mas também pelas exigências de atualização tecnológica que movimenta o quadro produtivo, proporcionando crescimento coletivo seja de forma horizontal e vertical nas organizações.

Neste momento é imprescindível na organização o controle contábil para constatar de fato onde estão sendo aplicados os recursos e se os mesmo estão sendo bem aplicados norteando as decisões que colaboram para o desenvolvimento na economia interna e externa.

2 A CONTRIBUIÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

A vida hoje gira ao redor das organizações, sem que percebamos dependemos e não ficamos um dia sequer sem a utilização dos seus serviços e ofertas.

Dentro dessa gama de necessidades surgiu o aumento das exigências do que estava sendo ofertado e clientes optando por modelos eficazes e inovadores e a Administração pensando na produtividade foi desenvolveu o conceito de administração holística.

2.1 ADMINISTRAÇÃO HOLÍSTICA

O Conceito de Administração Holística desenvolve a ideia da palavra de origem grega “holos” = todo, como uma visão completa dos sistemas, partindo do geral para o individual.

Isso dentro de uma organização resulta que não há a fragmentação da instituição, extinguindo a concepção que a junção dos setores e departamentos formam a organização, mas é a visão geral, completa e complexa da organização que define o papel e as atribuições das demais partes que a compõe.

A visão holística contribui no desenvolvimento do planejamento dessa empresa que se forma a partir do geral, trabalhando a visão do trabalho em unidade, reforçando o papel exercido pelos membros das equipes e a relação interpessoal e interdisciplinar entre elas criando uma consciência de harmonização dentro dos desafios apresentados, proporcionando sempre que possível um rodizio das pessoas nas funções exercidas “rotation job”.

O método visa em seus objetivos difundir os objetivos organizacionais com os individuais, evitando comportamentos e pessoas com multifuncionais e polivalentes onde se fica dependente de determinada célula do organismo.

Entretanto o processo de transição e finalização da implantação exige uma revisão cuidadosa da visão, missão, cultura, pontos fortes, fracos, meio interno e externo de onde está ambientada desde fornecedores a colaboradores. Pois sua exigência implica na mudança de características que dependem de força de vontade individual e na busca de novas competências e habilidades.

2.2 TECNOLOGIA E ORGANIZAÇÕES

O comércio, indústrias, prestadores de serviço hoje para se manterem no mercado com pleno crescimento e perspectivas de longevidade, precisaram organizar sua administração e modernizar seus processos, para essa revisão houve elas precisaram se preparar para uma mudança drástica no cenário interno e externo da economia.

Objetivando maior poder econômico, lucratividade, produtividade, controle e eficácia a Tecnologia da Informação proporciona agilidade, concentrando em um ponto central todas as informações relacionadas ao negocio, diminuindo o caminho para a chegada de dados e permitindo uma tomada de decisões precisa em tempo recorde e a tecnologia não só referencia “dados”, mas proporcionando a diminuição do tempo de produção.

A implantação da nova rotina muitas vezes trazem insegurança e insatisfação juntamente com a substituição de equipamentos, processos e disposição de pessoal capacitado para operar, coordenar e gerenciar a nova gestão. Aparentemente é uma ameaça ao emprego antigo, mas cria-se nova demanda de mão de obra especializada, garantindo espaço e aos que compreendem a nova visão se reciclam e crescem junto com esse novo norteamento.

Poder de decisão aumentou devido à diminuição das frentes de gerenciamento, o fácil acesso aos dados e resultados e um posicionamento real dos direitos e obrigações e a produtividade realizada.

3 PATRIMONIO LIQUIDO

O Patrimônio é o conjunto dos bens, direitos e obrigações que as entidades possuem, o patrimônio liquido é o detalhamento que compõe a parte de cada sócios.

3.1 EQUAÇÕES, CONTAS E RESULTADOS.

A composição do Patrimônio Liquido é o ‘Ativo (-) o Passivo’, mas está fórmula pode ter outras variantes de acordo com a situação de cada empresa como por exemplo nos exemplos à baixo:

PL = A – P ; fórmula citada acima.

Nas ocorrências do ativo da entidade ser maior que o passivo a equação pode ter variantes, sendo: Ativo = Passivo – Patrimônio Liquido.

A = P – PL

Existem situações que ocorre do passivo superar o ativo, o patrimônio líquido é denominado como Passivo a Descoberto. Sendo Ativo + Passivo a Descoberto = Passivo. Quando ocorre da aplicação dessa fórmula é que o patrimônio líquido é negativo.

A + P = P

Para a demonstração destes fatos é necessário outros componentes, uma delas são as contas utilizadas. As contas tem sua composição para determinar as origens a aplicações desses valores.

As contas são separadas pelos grupos podem ser do Ativo e vejamos à seguir como estão orquestradas essas contas.

Iniciando as ATIVO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com