TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A história da marca McDonalsd’s

Artigo: A história da marca McDonalsd’s. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2013  •  Artigo  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 3

1.1 Histórico da marca

Primeira rede brasileira com o conceito fast food. Foi fundada em 1952, no Rio de Janeiro, pelo Americano Robert Falkenburg, famoso jogador de tênis.

Em 1951, Bob abriu a Falkenburg Sorvetes Ltda, que vendia exclusivamente sorvete de baunilha, com máquinas e receitas trazidas dos EUA. Incentivado pelos amigos Bob, abriu a em 1952 o primeiro Bob’s, lançando no Brasil o hot-dog, o hambúrguer, o milkshake (que mais tarde se tornaria um ícone da marca) e o sundae. Não demorou muito para fazer sucesso, com suas ideias revolucionárias, as quais integrou o sabor do tempero brasileiro.

Em 1972 o fundador vendeu a empresa. Só em 1978 que a rede se expandiu para São Paulo, o sucesso foi tamanho que em 1984, a rede iniciou seu sistema de franquias.

Apesar do crescimento em alta e popularidade, a rede enfrentou uma crise nos anos 90. Em 1996 foi comprada pela Brazil fast food corporation, com um futuro incerto, pois as dívidas com fornecedores só cresciam, os custos da fábrica de produtos estava alto e os consumidores seduzidos pelo McDonalsd’s desapareceram. As lojas eram grandes demais para pouca demanda. A rede estacionou em 78 unidades, a maioria no Rio de Janeiro.

Com a situação crítica, o novo proprietário vendeu a fábrica que preparava parte dos alimentos e substituiu por fornecedores. Com uma nova estratégia e o cardápio incrementado, os novos gestores decidiram cuidar da imagem da rede e do design das lojas. Em 2002 (50 anos de Bob’s) o logotipo foi mudado, agora com três cores: vermelho, azul e amarelo. As lojas antigas ganharam letreiros coloridos e um mobiliário mais moderno. As novas lojas passaram a ser mais compactas e aconchegantes.

Criou novos conceitos de ponto-de-venda: os chamados quiosques, destinados aos corredores de shopping centers, e o da mini-loja, que é uma unidade móvel, própria para ser instalados em ruas, estacionamentos de hipermercados e praças públicas. Sob novo comando, a rede superou as dificuldades do início dos anos 90, multiplicou o número de lojas e voltou a dar lucro. Em 2004 a rede Bob’s estava totalmente recuperada e sadia: 369 lojas, 7.000 funcionários, presença em 77 cidades e faturamento de R$ 260 milhões. Recentemente a marca inaugurou unidades em Angola e também no Chile. Além disso, criou um formato especial para suas unidades exclusivas de sobremesas geladas, o Bob’s Shakes, e investiu no cardápio de café da manhã.

1.2 Player

SADIA

A empresa foi fundada por Attilio Fontana em 1944, os produtos iniciais eram a farinha e o farelo de trigo. O abatedouro só começou a funcionar um tempo depois, o quadro de funcionários não passava de 50. Com a matéria-prima resultante, outros itens como banha, toucinho, carnes salgadas, pernil, presunto, salame, lombo e lingüiça entraram para a lista dos produtos da empresa.

Hoje o valor da marca está avaliada em R$ 1.62 bilhões, ocupando a décima posição no ranking das marcas mais valiosas do Brasil.

A marca possui 60 mil funcionários, e atua no segmento agroindustrial e na produção de alimentos derivados de carnes suínas, bovina, frango e peru. Alem de massas, sobremesas e margarinas. A Sadia mantêm 17 unidades industriais no Brasil e uma na Russia, exporta mais para 100

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com