TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importancia do marketing de relacionamento

Por:   •  4/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.040 Palavras (9 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - UFMT[pic 1]

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

JANYERLLEN MORAES DO CARMO

A IMPORTÂNCIA DO MARKETING DE RELACIONAMENTO NAS ORGANIZAÇÕES CLIENTES INTERNOS E EXTERNOS.

CUIABÁ- MT

2014

JANYERLLEN MORAES DO CARMO

A IMPORTANCIA DO MARKETING DE RELACIONAMENTO NAS ORGANIZAÇÕES E CLIENTES INTERNOS E EXTERNOS.

Pesquisa sobre Marketing de Relacionamento nas Organizações e foco nos clientes Internos e Externos no curso de Bacharelado em Administração da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), como requisito parcial para obtenção de aprovação no Seminário Temático II.

Orientadora: Professora Regina Nogueira.

CUIABÁ- MT

2014

SUMÁRIO

Introdução..................................................................................... pag. 4

A Importância do Marketing de Relacionamento.......................pag. 5

Clientes Internos e Externos..........................................................pag. 7

Conclusão........................................................................................pag. 9

Referências Bibliograficas.............................................................pag.10

INTRODUÇÃO


Nesta pesquisa abordamos a importância do marketing de relacionamento nas empresas, como um diferencial competitivo na fidelização dos clientes. Cada vez mais observamos que a concorrência entre as empresas sejam elas de produtos e ou serviços, estão cada vez mais acirradas, todas voltadas para conquistar o seu foco maior: os clientes.
Os clientes estão cada vez mais exigentes, mais observadores, mais atentos a preços consistentes, na qualidade no que consomem, na escolha dos melhores produtos e principalmente na qualidade de atendimento.
As empresas precisam alinhar essas informações e tornar essa realidade para um processo de conquista que se torne efetiva aos clientes e lucrativa a empresa, ou seja, uma troca.
A empresa que consegue administrar o seu relacionamento com o cliente adquire vantagens neste mercado tão competitivo, pois a satisfação do cliente e uma ferramenta indispensável para medir a qualidade de um produto ou serviço oferecido. Para isso as organizações devem ser orientadas para o cliente, as empresas devem captar ao máximo de informações das expectativas e necessidades dos clientes, uma tarefa nada fácil pois não é simples identificar o que o cliente deseja.
Através disso, as empresas buscam o marketing para conquistar consumidores, de uma forma que os atraem e tornem fieis a marca e a organização.

O diferencial de hoje está centrado no atendimento ao cliente. Para conquistar o sucesso do negócio" O marketing de encantamento está centrado em dois públicos que devem a todo momento ser conquistados: os clientes internos e externos. A empresa não pode medir esforços no desenvolvimento dessa tarefa. É preciso observar com atenção todas necessidades para que haja a satisfação desses clientes. A empresa deve, em primeiro lugar, se preocupar em encantar o seu cliente interno, pois ele é quem vai apresentá-la ao mercado. A conquista do cliente interno é funda mental, é necessário fazer com que se sinta satisfeito em trabalhar na empresa.

A IMPORTÂNCIA DO MARKETING DE RELACIONAMENTO NAS ORGANIZAÇÕES. 

No que se refere ao marketing de relacionamento, sua relevância pode ser definida como importante ferramenta de retenção de clientes, já que esta é uma de suas preocupações fundamentais. Através do marketing de relacionamento a organização consegue desenvolver ações personalizadas a todo seu público, em especial aos seus clientes, fazendo que os mesmo tenham preferências pela sua marca e trabalhem em suas redes de contatos a divulgação desta marca, propiciando o aumento da vinculação da empresa, e conseqüentemente sua rentabilidade. Para criar estratégias, é fundamental que sejam captadas informações pertinentes sobre seus clientes potenciais. Isso deve ser feito com muita cautela, pois cada vez mais as pessoas estão sentindo-se invadidas em sua privacidade, sendo obrigadas a preencher intermináveis formulários, onde as organizações buscam extrair ao máximo os dados sobre seu perfil. É necessário focar em informações que realmente são relevantes para o processo de venda, e captá-las passo a passo ao longo do relacionamento com o cliente.

É de extrema importância, para as empresas se sobressaírem neste mercado tão competitivo. Dentro do marketing de relacionamento existem vários rumos que as organizações podem adotar para tomar suas decisões e obter sucesso no processo de fidelização de clientes e na rápida aceitação de novos produtos e serviços lançados no mercado diariamente.

As empresas de sucesso sabem que precisam de um diferencial competitivo, para isso utilizam do planejamento estratégico do marketing de relacionamento.
Para que o marketing de relacionamento seja uma ferramenta de beneficio para a organização, em especial os funcionários precisam ser treinados, pois são eles que lidam diretamente com os clientes, precisam estar sempre motivados paratransmitir ao cliente um produto ou serviço diferencial.
Sendo assim, um marketing de relacionamento bem aplicado resulta em prestação de serviços de qualidade com profissionais qualificados, encanto e fidelizando os clientes a marca. Segundo (Bogmann, 2002), clientes são pessoas que compram prosutos ou serviços de uma organização, seja de consumo próprio ou distribuição dos mesmos. Por este motivo é tão importante saber quem são seus clientes para as empresas entenderam como superar suas expectativas e tais necessidades. Pois cada cliente é único, e possui sua particularidade. O cliente satisfeito voltara a empresa e será um cliente regular, passara a consumir regularmente os produtos e serviços da organização (Bogmann, 2002), e não ira ter duvidas neste mercado tão competitivo.
Dentre as importâncias do marketing de relacionamento nas empresas, encontram-se outros exemplos, listados a seguir:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (156.6 Kb)   docx (34.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com