TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa De Marketing

Trabalho Escolar: Pesquisa De Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 3

O Marketing tem por objetivo a satisfação do cliente e a pesquisa de marketing é umas das ferramentas utilizadas para atingir essa satisfação.

Chevrolet Cavalier é um dos exemplos de como funciona a pesquisa de marketing. Em um acordo de cooperação a montadora de carros GM produziu o carro Cavalier, para que a Toyota Motor Corp. vendesse usando sua marca no Japão, o acordo tinha como objetivo vencer a resistência dos japoneses comprarem produtos estrangeiros. Porém sem ter feito uma pesquisa previa eles lançaram no mercado um carro que não agradou os japoneses, pois, não era tão luxuoso quanto o que eles estavam acostumados. Diante disso foi um fracasso, justamente porque faltou uma pesquisa de marketing.

A pesquisa de marketing tem um grande papel nas decisões de marketing, decisões essas que influi diretamente em quase todas as áreas das empresas. Para que essas decisões sejam tomadas ela deverá passar por quatro etapas que fazem parte do processo de decisão:

Análise da situação:

O ambiente, afeta nas escolhas dos consumidores, diante disso sempre é necessário avaliar as variáveis desse ambiente. Pesquisa de marketing realiza esse papel de identificar as tendências do mercado, além de auxiliar na análise do concorrente.

Desenvolvimento de Estratégia:

Mais uma vez a saída é a pesquisa de marketing, porque para o desenvolvimento de estratégias é necessário ter resposta para as perguntas que surgem ao longo do caminho. Perguntas que vão desde a “qual será o ramo de negocio que devo investir?” até a “Qual é o meu objetivo final?”. E através de uma pesquisa de marketing consegue–se sanar essas dúvidas com confiança e coerência.

Desenvolvimento do Programa de Marketing:

O programa de marketing é desenvolvido especificamente para um produto ou uma campanha. E para saber sobre o comportamento do consumidor é utilizada a pesquisa de marketing, para também dar um norte para a campanha em questão.

Implementação:

Quando se laça um novo produto é necessária uma pesquisa de marketing de aceitação do produto novo pra que o lançamento do mesmo seja feito de uma forma mais segura. Quando se implementa algo novo a pesquisa auxilia na diminuição dos riscos de lançamento.

Por qual motivo a etapa de implementação sendo a ultima, se sobrepõe e se mistura com a primeira etapa, que é a etapa de análise da situação?

R- Porque nessa etapa há uma identificação de problemas de marketing e também de oportunidades que se confunde com a análise de um novo programa que virá em seguida.

Quando se fala em pesquisa, não é apenas pesquisa porque a pesquisa se divide em categorias das quais são elas: Pesquisa programática; Pesquisa seletiva e Pesquisa avaliativa.

Pesquisa programática analisa as oportunidades de mercado e o comportamento do consumidor.

Pesquisa seletiva é realizada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com