TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do recrutamento e seleção efetivos de pessoas

Trabalho acadêmico: A importância do recrutamento e seleção efetivos de pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.174 Palavras (9 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 9

Sumário

1. Introdução 4

2. A importância de um recrutamento e seleção de pessoas eficaz. 4

2.1. Mercado de trabalho. 5

2.2. Mercado de recursos humanos. 5

3. Empresa: Brasil Confecções. 5

3.1. Testes para vaga recursos humanos: 5

3.2. Teste especifico: 6

3.3. Analista de Recursos humanos. 7

4. Elenco de Competências 7

4.1. Algumas Competências Universais: 8

5. Sugestão de Dinâmica de Grupo: 9

6. Considerações finais 10

7. Referencias Bibliográficas 11

1. Introdução

Nosso trabalho abrange a definição e a importância de ter um departamento de Recrutamento e Seleção bem estruturado, para a contratação efetiva de funcionários aptos para compor o quadro de funcionários de uma empresa, ressaltando como é feito todo o processo de Recrutamento e Seleção especificando suas vantagens e desvantagens para que o processo de reter talentos seja bem sucedido.

As empresas buscam cada vez mais qualidade no que oferecem, nos mais diversos aspectos. A concorrência entre as organizações faz com que empresários optem por inovação, qualidade, preço justo, crédito e recursos humanos capacitados e talentosos.

No passado, contratava-se um profissional, sob o aspecto técnico para ocupar o cargo em aberto. Isso hoje mudou, mais um profissional qualificado tecnicamente a empresa ressente-se de pessoas com comportamentos e atitudes adequadas a cultura, a missão a visão e os objetivos do empreendimento.

Ter só preparo técnico hoje em dia não quer dizer muito, continua importante, mas não é o que faz diferença na contratação. Além de exigir competências técnicas dos candidatos, procura pessoas com habilidades e atitudes muito específicas às necessidades da empresa que demanda a vaga.

2. A importância de um recrutamento e seleção de pessoas eficaz.

O profissional de recursos humanos é obrigado a interagir com o solicitante da vaga para entendê-la. Selecionar pessoas não é uma tarefa fácil, é comparar seres desiguais e essa requer cuidados. O profissional deve dispor de um conjunto de elementos a fim de tomar esse procedimento menos subjetivo e mais pragmático: descrição do cargo, conhecer os pré-requisitos da vaga, conhecer os principais desafios, percepção do perfil comportamental esperado/ desejada, conhecer a cultura valores e princípios da empresa e área e conhecer a missão, a visão para não contratar “um estranho”.

A maior contribuição que um profissional de recursos humanos pode dar a sua organização é selecionar corretamente. Pois se isso não ocorre acontece diversos prejuízos como: trabalho, dinheiro, tempo e possíveis problema no atendimento.

O processo seletivo é considerado como um evento empresarial estratégico e vital. E hoje estão dando forte ênfase à questão da seleção por competências e isso significa pessoas capazes de desempenhar determinada atividade em qualquer momento.

Conclui-se que recrutar e selecionar são uma tarefa estratégica e deve ser pela área de recursos humanos preparados para assumir. É uma atividade com metodologia própria e não pode ser encarada como um evento pontual, subjetivo e sem importância.

2.1. Mercado de trabalho.

Mercado de trabalho é a relação entre a oferta de trabalho e a procura de trabalhadores, e o conjunto de pessoas e/ou empresas que em época e lugar determinados, provocam o surgimento e as condições dessa relação.

Ficar atento ao mercado de trabalho é fundamental para quem está pretendendo investir em uma profissão, em uma carreira. Entender o que se busca num profissional atualmente, as novas regras de trabalho, as relações de competição, as exigências da globalização, tudo isso faz parte da compreensão global da expressão “mercado de trabalho”.

2.2. Mercado de recursos humanos.

Refere-se ao conjunto de pessoas que se candidatam a determinados empregos, habilitadas, isto é, que possuem conhecimentos e capacidades necessárias ao cargo. O mercado de trabalho e o mercado de RH se entrelaçam, de forma que apresentem vagas e candidatos disponíveis para o recrutamento e seleção de pessoal. Os mecanismos de oferta e procura desses mercados trazem conseqüências para os candidatos e organizações que nelas atuam, pois as organizações por fazerem parte de um sistema aberto, caracterizam-se pela rotatividade de pessoal ( turnover ). O absenteísmo, ou seja, a ausência física do empregado que pode se dar por vários motivos ( afastamento, licença maternidade, acidente de trabalho, falta por motivos particulares, etc. ), ou então pelo não comprometimento do empregado para com o seu trabalho e consequentemente para com a empresa

3. Empresa: Brasil Confecções.

Cargo a ser contratado: analista de Recursos humanos.

Atuar com processos de admissões e demissões, controles de documentações, folha de pagamento, controle de ponto eletrônico, férias, afastamento, abonos, rescisões, realizar o controle de pessoal através de atividades como preparação de folhas de pagamento, determinação de período de férias e rescisões, como também demissão e contratação.

3.1. Testes para vaga recursos humanos:

1- Por que você escolheu essa profissão?

2- Como você avalia seu desenvolvimento profissional ate o presente momento?

3- Quais são as suas principais limitações profissionais?

4- Qual a sua meta profissional ao longo prazo?

5- O que mais lhe irrita no ambiente de trabalho?

6- Qual foi à situação profissional mais difícil que você resolveu? Como?

7- Em seu ultimo emprego, quais foram as suas realizações mais Importantes?

8- qual o objetivo não alcançado na sua ultima empresa?

9- Por que você saiu ( ou deseja sair) do seu emprego atual?

10- O que você sabe sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com