TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A lei da oferta e da demanda

Projeto de pesquisa: A lei da oferta e da demanda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.600 Palavras (11 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 11

1 INTRODUÇÃO

Será abordada na pesquisa a seguir pontos importantes a procura é influenciada pela preferência do consumidor final, a compatibilidade entre preço e qualidade e a facilidade de compra do produto, dentro da administração de empresas a constante necessidade de inovação e renovação, a busca de flexibilidade e agilidade para proporcionar mudança e transformação, a adoção de novas ideias, tendo em vista avaliar situação de comunicação entre colaboradores de modo geral.

1 RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES

1. A “lei da oferta e demanda” é um conceito econômico que resume o impacto entre compradores e vendedores. A lei defende que a precificação (é uma etapa muito importante na concepção do produto final) de bens e mercadoria é consequência de ambas as forças, causando equilíbrio ou desequilíbrio para um dos lados. A oferta é maior que a demanda é por que existem mais pessoas vendendo do que comprando. O resultado disso é um excedente de produtos no mercado, sem compradores. Temos deflação. Os preços caem, pois todos querem vender e estão competindo entre si pelo cliente e quando a demanda é maior do que a oferta é por que existem mais pessoas comprando do que vendedores. O resultado disso é a falta de produtos no mercado. Temos inflação. Os preços sobem pois, os consumidores estão disputando entre si a aquisição de bens e produtos que estão ‘em falta’ no mercado.

2. O preço de mercado é a principal variável, que influência tanto a oferta como a demanda. Na especificidade da demanda as variáveis que influenciam são: a renda dos compradores, seus gostos, suas expectativas, o preço dos bens relacionados e o número de compradores.

3. Assim como vários tipos de fatores influenciam a demanda, a oferta de mercado de um bem depende de diversas outras influências, além de seu próprio preço. A oferta reflete a relação positiva entre o preço e a quantidade produzida de um bem em determinado período, mantendo constante: a tecnologia; os custos dos recursos; os preços dos outros bens produzidos; as expectativas; o número de vendedores no mercado; e os impostos, subsídios e regulamentações governamentais. Quando há mudanças em quaisquer dessas influências, que operam essencialmente alterando os custos de oportunidade de produzir e vender.

4. Equilíbrio de Mercado, como o próprio nome já define é quando o mercado está equilibrado entre a procura de produtos e clientes a procura dos mesmos. A quantidade de equilíbrio é a quantidade em que tanto a procura como a oferta são iguais. Quando a oferta é maior que a demanda, ocorre liquidação por parte das empresas como forma de reduzir seus estoques. Quando a demanda é maior que a oferta, as empresas aumentam a quantidade ofertada e, consequentemente, os preços dos produtos, fazendo assim com que a demanda diminua. Nesses dois casos, o objetivo da empresa é levar o mercado para o preço e quantidade de equilíbrio. Havendo igualdade entre oferta e demanda, terá uma harmonização entre os variados interesses entre os produtores e os consumidores.

5. Segundo Nonaka & Tekeucgi “representado por processos, modelos, informações úteis, um conjunto de regras, ou seja, é um conjunto de determinadas informações que levarão um indivíduo a tomar decisões, resolver problemas ou criar coisas novas, etc.”. As informações coletadas externamente são adaptadas de forma que orientem a organização estrategicamente, direcionando-a em ações efetivas. Já no ambiente interno, a criação de novos conhecimentos ocorre a partir de um processo interativo intensivo e trabalhoso entre os membros da organização via comunicação formal e informal, representada, por exemplo, através de reuniões, debates, seminários, dentre outros.

6. Definem o conhecimento tácito como aquele que é pessoal e específico ao contexto, difícil de ser formulado e comunicado. O conhecimento explícito ou “codificado” refere-se ao conhecimento transmissível na linguagem formal e sistemática. Ou seja o tácito é aquele que o indivíduo adquiriu ao longo da vida, pela experiência. Geralmente é difícil de ser formalizado ou explicado a outra pessoa, pois é subjetivo e inerente às habilidades de uma pessoa e o conhecimento explicito é o conhecimento que já foi ou pode ser articulado, codificado e armazenado de alguma forma em alguma mídia. Ele pode ser prontamente transmitido para outras pessoas.

7. Dentro do contexto a externalização é um processo de articulação do conhecimento tácito em conceitos explícitos. Da combinação e categorização de conhecimento explícito (como realizado em banco de dados de computadores) pode gerar novos conhecimentos. O processo de sociabilização gera o “conhecimento compartilhado” (NONAKA e TAKEUCHI, 1997 p.80), como também modelos mentais ou habilidades técnicas compartilhadas. A internalização é a transformação de atividades externas em atividades internas. No entanto, apesar da atividade interna se desenvolver a partir de uma atividade externa, não é a sua fotocópia. Ocorrem sempre mudanças quando o externo se torna interno. A socialização é um processo de compartilhamento de experiências e a partir daí, da criação do conhecimento tácito, como modelos mentais e habilidades técnicas compartilhadas. A combinação é um processo de sistematização de conceitos em um sistema de conhecimento. Esse modo de conversão do conhecimento envolve a combinação de conjuntos diferentes de conhecimento explícito.

8. O processo de Comunicação, ocorre quando o emissor (ou codificador) emite uma mensagem (ou sinal) ao receptor (ou decodificador), através de uma chamada exemplo telefone . O receptor interpretará a mensagem que pode ter chegado até ele com algum tipo de barreira (ruído, bloqueio, filtragem) e a partir daí, dará o feedback ou resposta, completando o processo de comunicação.

9. Há diversas maneiras de se classificar as barreiras que existem na organização das comunicações. As pessoas podem facilitar ou dificultar as comunicações, depende do ponto de vista de cada um para interpretar determinado texto, isto e barreira pessoal. As barreiras administrativas e burocráticas também fazem parte, onde se inclui distancia física posse e excesso de informação.

10. O objetivo da comunicação é transmitir mensagens aos outros. Esse processo envolve tanto o emissor da mensagem, quanto seu receptor e, muitas vezes, ocasiona erros, com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com