TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADM FINANCEIRA

Exames: ADM FINANCEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 2

O que é e quais são os objetivos da Política de Crédito?

É um conjunto de normas ou critérios que cada empresa utiliza para financiar ou emprestar recursos a seus clientes. Cada empresa deve desenvolver uma política de crédito coordenada, para encontrar o equilíbrio entre as necessidades de vendas e, concomitantemente, sustentar uma carteira a receber de alta qualidade.

A política de crédito deve dirigir-se a vários temas básicos, incluindo o uso de concessão de crédito para estimular o volume de vendas; critério para concessão de um crédito comercial; condições de venda de uma empresa; responsabilidades específicas de venda e crédito, obter a informação necessária para processar linhas de crédito solicitadas, autoridade do departamento de crédito para implementar procedimentos de cobrança e crédito; responsabilidades do departamento de vendas para assistir o departamento de crédito na cobrança de contas atrasadas; administração da carteira de contas a receber; diretrizes e procedimentos para a função de credito em uma empresa; procedimentos e diretrizes de cobrança; suspensão de crédito de contas de cliente quando existir título vencido, para controlar perda por exposição ao risco etc.

A Política de Crédito visa equilibrar os objetivos de lucro com as necessidades do cliente. A meta é atingir um objetivo de lucro com ajuste de risco, e satisfazer os clientes, ao mesmo tempo em que se mantém um sólido portfólio de crédito. As políticas de crédito auxiliam a atingir esse equilíbrio e incluem regras que definem o comportamento apropriado; padrões ou critérios de desempenho, que permitem medir o cumprimento das políticas e objetivos do comércio, e procedimentos que definem atividades específicas para garantir que os padrões sejam satisfeitos.

Definem as questões de gerência de crédito, de uma perspectiva estratégica. Os procedimentos de crédito alteram-se quando mudam os negócios e tem uma perspectiva tática. Precisam-se reexaminar os procedimentos frequentemente para assegurar que estejam de acordo com os objetivos almejados.

As metas de uma política de crédito eficaz e eficiente são: assegurar que o credor atinja resultados financeiros desejáveis, com ajuste para risco, com alta confiabilidade; minimizando as perdas com o retorno-alvo e a tolerância por riscos. A posição no mercado de uma empresa, utilização de sua capacidade de produção e recursos e objetivos financeiros são importantes pontos a serem considerados para o desenvolvimento de políticas creditícias. Normalmente, uma empresa ou instituição financeira pode estabelecer uma de cinco possíveis políticas de crédito.

REFERÊNCIA

http://www.portaleducacao.com.br/financas/artigos/21497/o-que-e-e-quais-sao-os-objetivos-da-politica-de-credito#ixzz32HNBZBof

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com