TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADM FINANCEIRA

Dissertações: ADM FINANCEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  884 Palavras (4 Páginas)  •  611 Visualizações

Página 1 de 4

A importância da administração financeira dentro da empresaA importância da administração financeira dentro da empresa

Resumo:

Este trabalho esta mostrando, qual a importância da administração financeira dentrode uma empresa aonde esta sendo analisados, e estudados os métodos de comogerenciar área financeira dentro de uma empresa sendo ela pequena ou micro, e degrande valor, aonde visualizamos a importância e a estrutura de um departamentofinanceiro. Compreender em detalhes administração financeira, seus componentesprimordiais e sua integração para produzir resultados empresariais edesenvolvimento de negócios ou atividades comerciais já iniciados. Na verdade afunção financeira dentro de uma empresa esta diretamente relacionada com adecisão de se fazer um investimento e à decisão de se fazer um financiamento, semesquecer que estas duas funções principais estão interligadas.

Palavras chave:

Administração financeira e empresa

Introdução:

A administração financeira é uma ferramenta ou técnica utilizada para controlar daforma mais eficaz possível, no que diz respeito à concessão de crédito para clientes,Planejamento e análise de investimentos e, de meios viáveis para a obtenção derecursos para financiar operações e atividades da empresa, visando sempre odesenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observando osmelhores caminhos para a condução financeira da empresa.Tal área administrativa pode ser considerada como o sangue ou a gasolina daempresa que possibilita o funcionamento de forma correta, sistêmica e sinérgica,passando o oxigênio ou vida para os outros setores, sendo preciso circular constantemente, possibilitando a realização das atividades necessárias, objetivandoo lucro, maximização dos investimentos, mas acima de tudo, o controle eficaz daentrada e saída de recursos financeiros, podendo ser em forma de investimentos,empréstimos entre outros, mas sempre visionando a viabilidade dos negócios, queproporcionem não somente o crescimento, mas o desenvolvimento e estabilização.Administração financeira cuida de planejamento, analise de investimentos, políticade crescimento, financiamento, contabilidade, etc.

(Lima Netto, 1978).

É por falta de planejamento e controle financeiro é que muitas empresas quebramno terceiro ano de sua existência, apresentando insuficiência e inexistência desuporte financeiro para sua organização, sendo indiscutivelmente necessárias deinformações do Balanço Patrimonial, no qual se contabiliza estes dados na gestãofinanceira, se analisando detalhadamente para a tomada de decisão.

Pelo beneficio, que a contabilidade proporciona à gestão financeira e pelo íntimorelacionamento que se tem de interdependência é que se confunde, muitas vezes, acompreensão e distinção dessas duas áreas, já que as mesmas se relacionamproximamente e geralmente se sobrepõem.Portanto o objetivo deste estudo é analisar o a importância da administraçãofinanceira dentro da empresa.Conforme

Patrícia Liz - SEBRAE/SP

,

a gestão financeira é um conjunto de ações eprocedimentos administrativos que envolvem o planejamento, a análise e o controledas atividades financeiras da empresa. O objetivo é melhorar os resultadosapresentados pela empresa e aumentar o valor do patrimônio por meio da geraçãode lucro líquido. No entanto, é muito comum que empresas deixem de realizar umaadequada gestão financeira. Muitas vezes, as atividades são iniciadas com pequenadimensão e, conforme os negócios se desenvolvem.Uma correta administração financeira permite que se visualize a atual situação daempresa. Registros adequados permitem análises e colaboram com o planejamentopara aperfeiçoar resultados.

A falta da administração financeira adequada pode causar os seguintesproblemas:

Não ter as informações corretas sobre saldo do caixa, valor dos estoques dasmercadorias, valor das contas a receber e das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com