TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm Financeira

Artigos Científicos: Adm Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  919 Palavras (4 Páginas)  •  718 Visualizações

Página 1 de 4

1 - Stakeholder significa público estratégico.

2. Explicar as atividades de financiamento e investimento para a administração financeira.

As Atividades de Investimento são os gastos efetuados no Realizável em Longo Prazo, em Investimentos, no Imobilizado ou no Intangível, bem como as entradas por venda dos ativos registrados nos referidos subgrupos de contas, A divulgação em separado dos fluxos de caixa decorrentes das atividades de investimento é importante porque tais fluxos de caixa representam a extensão em que dispêndios de recursos são feitos pela entidade com a finalidade de gerar receitas e fluxos de caixa no futuro.

As Atividades de Financiamento são os recursos obtidos do Passivo Não Circulante e do Patrimônio Líquido. Devem ser incluídos aqui os empréstimos e financiamentos de curto prazo. As saídas correspondem à amortização destas dívidas e os valores pagos aos acionistas a título de dividendos, distribuição de lucros, divulgação separada dos fluxos de caixa decorrentes das atividades de financiamento é importante por ser útil para prever as exigências sobre futuros fluxos de caixa pelos fornecedores de capital à entidade.

3. Quais as funções do administrador financeiro?

As funções do administrador financeiro de uma empresa são:

Análise, planejamento e controle financeiro

Tomada de decisões de investimento

Tomada de decisões de financiamentos

Análise, planejamento e controle financeiro - baseia-se em coordenar as atividades e avaliar a condição financeira da empresa, por meio de relatórios financeiros elaborados a partir dos dados contábeis de resultado, analisando a capacidade de produção, tomando decisões estratégicas com relação ao rumo total da empresa. O objetivo é alavancar as operações da mesma para se obter retorno financeiro e oportunidades de se investir mais nos negócios para o alcance das metas da empresa.

Tomada de decisões de investimento - consiste em decidir sobre a destinação dos recursos financeiros para aplicação em ativos correntes (circulantes) e não correntes (realizável em longo prazo e ativo permanente). O administrador financeiro estuda a situação procurando apresentar os níveis desejáveis de ativos circulantes, determinam quais ativos permanentes devem ser adquiridos e quando os mesmos devem ser substituídos ou liquidados, buscando sempre o equilíbrio e a otimização entre os ativos correntes e não-correntes. Ou seja, deve decidir quando, como e quanto investir; se valerá a pena adquirir um bem ou direito, sempre com o intuito de evitar desperdícios e gastos desnecessários; e também decidir sobre a imobilização dos recursos correntes, que se ocorrer com altíssimos gastos na aquisição de imóveis e bens que trarão pouco retorno positivo e muita depreciação no seu valor, poderá inviabilizar o capital de giro imprescindível para a sobrevivência da empresa.

Tomada de decisões de financiamentos - dizem respeito à captação de recursos diversos para o financiamento dos ativos correntes e não correntes, no que tange todas as atividades e operações da empresa e necessite de capital ou de qualquer outro tipo de recurso para a execução de metas ou planos da empresa. Levando em conta a combinação dos financiamentos a curto e longo prazo com a estrutura de capital, ou seja, não se emprestará mais do que a capacidade da empresa tem para pagar e ser responsável pela suas exigibilidades. Para isso, é preciso pesquisar fontes de financiamento confiáveis e viáveis, sempre balanceando juros, benefícios e formas de pagamento.

Dependendo do tamanho e necessidade da empresa, o administrador financeiro pode exercer essas funções típicas ao atuar em cargos específicos, como:

Analista financeiro - tem como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com