TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING - KOTLER E KELLER - Resumo Capítulo 01 Marketing para o Século XXI

Por:   •  23/6/2016  •  Resenha  •  1.537 Palavras (7 Páginas)  •  3.725 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO ESTRUTURADO

Capítulo 01: Marketing para o Século XXI

I. A importância do Marketing

O marketing é importante, para que haja uma demanda para produtos e serviços suficientes para que a empresa obtenha lucros. De maneira bem elaborada e tomando as decisões corretas, o marketing consegue satisfazer as necessidades humanas. O Diretor de Marketing não é somente responsável por propagar o produto, mas também por monitorar seus clientes, seus concorrentes e aperfeiçoar sempre suas ofertas de valores.

II. O escopo do marketing

O marketing transforma a necessidade humana em oportunidades para gerar lucros, de maneira bem administrada para a satisfação do cliente, de maneira que beneficie não somente a organização, mas também o seu público. A administração de marketing acontece quando uma das partes tem interesse em desenvolver trocas, podendo ser de bens de consumo, prestação de serviços, eventos, experiências, pessoas ou lugares. Diferente do que muitos pensam o objetivo do marketing não é a arte de vender produtos, mas sim de diminuir o esforço para realizar a venda do produto, assim convencer o cliente e o deixar disposto a comprar.

III. A que se aplica marketing

Bens de consumo como alimentos, bebidas, máquinas, etc; bens que sustentam a economia moderna.

Prestação de serviços, como cabeleireiras, médicos, advogados, hotéis, empresas aéreas, etc.

Eventos, como feiras setoriais, comemoração de aniversários, espetáculos artísticos e eventos esportivos, etc.

Experiências como entretenimento, diversão, cursos, aprendizagem, etc.

Pessoas, aplicando o marketing pessoal, como cantores, celebridades, médicos, advogados, etc.

Lugares, com intenção de atrair moradores, turistas, sede de empresas e etc

Propriedades, pois direitos de propriedades são comprados e vendidos.

Organizações, com objetivo de construir uma imagem sólida e positiva na mente de seu publico alvo.

Informações, como livros de não ficção, revistas, escolas e universidades.

Ideias, como entrega de algum conceito ou benefício.

IV. Cada um dos conceitos centrais de marketing

O profissional de marketing procura uma resposta de outra parte, chamada como cliente potencial. Se as duas partes tem interesse em venda de um produto ou serviço, os dois lados são denominados profissionais de marketing.

Os clientes possuem desejos infinitos, porém recursos limitados. Sendo assim, eles desejam produtos que proporcionem o máximo de satisfação em troca do seu dinheiro. Através da capacidade de compra de cada indivíduo, os desejos se tornam demandas. Senso assim podendo ser demandas negativas (o cliente não gosta do produto); inexistente (o cliente não conhece o produto); latente (os clientes possuem necessidades que não podem ser supridas por produtos da empresa); declínio (os clientes compram com menos frequência o produto); irregular (as compras do produto podem variar ou serem sazonais); plena (os clientes compram todos os produtos adequadamente); excessiva (quando o número de compradores é maior do que de produtos disponíveis para venda); indesejada (quando os consumidores se interessam por produtos que têm consequências sociais indesejadas).

O conceito de transações leva ao conceito de mercado. Um mercado é o grupo de compradores reais e potenciais de um produto. O mercado pode ser encontrado em duas formas: físico ou virtual. Podemos citar o mercado consumidor (onde empresas tentam estabelecer uma imagem de marca superior); mercado organizacional (compram bens que podem fabricar outros bens ou ser vendido para terceiros); mercado global (consumidores de outros países); mercados sem fins lucrativos (igrejas, universidades, instituições de caridade, entre outros).

V. Os elementos que compõem as novas realidades do marketing

Durante a era industrial, as empresas eram caracterizadas pela produção e o consumo em massa, hoje em dia, com a evolução tecnológica, a Era da Informação promete levar a níveis de produção mais precisos, comunicações mais direcionadas e a preços com bases mais consistentes.

A tecnologia trouxe também o aumento na comunicação, facilitando negociações de empresas em outros países.

Os consumidores adquiriram facilidade na obtenção de informações sobre produtos, assim tornando-se mais exigentes na hora da compra, procurando por maior qualidade.

Através da tecnologia, as empresas têm além da opção de vender pessoalmente, a opção de vender on-line ou por telefone.

Pelo aumento na concorrência, teve de haver uma redução nas margens de lucros das empresas, pelo surgimento de empresas domésticas e estrangeiras.

VI. O que representa o Marketing na prática

O profissional de marketing é responsável por encontrar novas oportunidades de negócios, desenvolvendo um planejamento estratégico para convencer e satisfazer o consumidor, propagando a mensagem e o produto de uma empresa. Ele deve sempre agir cuidadosamente e analisar os resultados de suas ações, além de ser criativo e inovador. O profissional de marketing deve conhecer a fundo o seu público-alvo, estar sempre procurando por novas tendências mundiais e se manter atualizado com o mundo da mídia e da comunicação.

VII. As possíveis orientações das empresas em relação ao mercado

Na produção,quando a empresa deseja expandir o mercado, ela deve se orientar para produzir seus produtos com alta eficiência, baixos custos e distribuição em massa.

Além de produzir produtos com qualidade, a empresa deve aperfeiçoa-los ao longo do tempo, mantendo um preço certo, e vendê-lo adequadamente.

Não é mais importante procurar os clientes certos para o seu produto e sim os produtos certos para os seus clientes e ser mais eficaz que os seus concorrentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (83.8 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com