TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAS

Trabalho acadêmico: ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.644 Palavras (11 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 11

ANHANGUERA EDUCACIONAL 

ATPS

CURSO: Tecnologia em Logística

Disciplina: Administração de Materiais

INTRODUÇÃO

Com um mercado cada vez mais globalizado e competitivo, as empresas tem sido desafiadas ao longo das últimas décadas a rever vários pontos de seus negócios e sua gestão a fim de atender a esse novo mercado com qualidade e minimização de custos. Nesse ambiente, uma boa administração de materiais é capaz de ajudar de maneira significativa o alcance de tais objetivos. Por isso, hoje os gestores são desafiados a gerir com eficiência os materiais e os processos que os envolvem a fim de alcançar a eficácia dos resultados desejados. Para tanto, é importante conhecer ferramentas que tem surgido nas últimas décadas para auxiliar nesse trabalho. Nesse trabalho, abordaremos algumas dessas ferramentas, confrontando-as com sua utilização em um caso real.

ETAPA 1 – ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS: CONCEITOS GERAIS

PASSO 1 

- Importância da Administração de Materiais: com mercados cada vez mais globalizados e consequentemente concorridos, uma eficiente administração de materiais gera resultados eficazes, minimizando custos e lead time e agregando valor ao produto. Tais resultados são potenciais competitivos no mercado.

- Responsabilidades: gerenciar estratégias e processos durante toda a cadeia de suprimentos, visando suprir a demanda.Adequar estratégias e processos ao mercado e possuir potencial de resposta rápida às flutuações de mercado.

- Atividades desempenhadas: a administração de materiais tem como responsabilidade gerir de maneira sistêmica os recursos materiais de uma empresa necessários para suas operações, os suprimentos a fim de satisfazer a demanda, programar e controlar a produção (PCP), gerir as atividades e estratégias de estoques e distribuição física. Além disso, ela também pode envolver a gestão de produtos nos quais se aplica por motivos legais ou mercadológicos, a logística reversa.

PASSO 2

Descrição da Empresa escolhida:

Nome: Bridgestone do Brasil LTDA;

Localização: Filial de Campinas – SP. Endereço: Av. Mercedes Benz n°580, Distrito Industrial, Campinas, SP;

Segmento de atuação: artefatos de borracha (bandas de pneus);

Área Geográfica de abrangência comercial: a Bridgestone possui mercado em praticamente todo o mundo. Seu comércio se desenvolve em todo o Brasil, MERCOSUL, América Central e do Norte, Ásia e Europa. Porém a área de atuação da filial de Campinas se dá a toda a região metropolitana de Campinas;

Porte da empresa: A Bridgestone Filial de Campinas é uma empresa de médio porte, ou seja, tem mais de 50 e menos de 500 funcionários empregados;

Produtos Comercializados: Bandas de Rodagem;

Missão: Servir à sociedade com qualidade superior;

Pilares: Cultura de valores,melhoria contínua e responsabilidade social;

Valores: Respeito, honestidade, responsabilidade, comprometimento, trabalho em equipe, paixão e alegria;

Público-alvo: Transportadoras, caminhoneiros autônomos e empresas de ônibus.

PASSO 4

- Fluxograma simplificado da Cadeia de Suprimentos da empresa.

Hevea-Tec, Cabof e Petrobrás são empresas fornecedoras para a Bridgestone, enquanto Renobrás, Guarizzo e Recap Americana são concessionárias que distribuem o produto para o cliente final.

- Fluxograma Simplificado das atividades internas

Vamos abordar um pouco do que ocorre dentro de cada uma dessas atividades:

1 – Na entrada de materiais é onde é feito o recebimento das matérias-primas, a conferência e a análise de qualidade se necessárias com suporte do sistema WMS.

2 – Após a chegada, uma amostra do material passa pelo laboratório antes de ir para o almoxarifado. Lá ele é analisado e se estiver conforme, vai para o almoxarifado. 

3 – De acordo com a necessidade de matéria-prima para a produção liberada pela programação da produção, esses materiais saem do almoxarifado e vão para a área de manufatura, onde serão transformados em produto acabado.

4 – Após pronto, o produto passa mais uma vez para o laboratório, de onde sai para o estoque de produtos acabados se tudo estiver dentro dos padrões de qualidade e segurança pré-definidos.

5 – Do estoque de produtosacabados ele é faturado, é feita a separação, a embalagem, a expedição e então o produto é levado ao cliente intermediário, que nesse caso são concessionárias.

- Planejamento e Programação da Produção

Baseada em históricos de vendas, demanda e mercado, uma equipe de “Supply Chain” da empresa define uma previsão de vendas “Budget” (Orçamento) para o próximo ano, com base nessa previsão é feito o planejamento da produção para o ano inteiro e correções mensais, conforme o previsto versus o realizado “Forecast”. A empresa utiliza o ERP “SAP” onde todas as informações do Supply Chain são inseridas, e o sistema faz o gerenciamento dos recursos.

- Processo de compras;

A empresa faz suas compras de acordo com a necessidade requerida no planejamento, tendo essas informações via sistema MRP (Materials Requirement Planning).

- Possíveis Melhorias

Visto que lidar com uma empresa que tem procurado se alinhar com as melhores estratégias possíveis, a mesma é tomada como um grande referencial no que se refere à seus processos. Porém, como toda empresa, há sempre algo a melhorar. No caso da filial da Cidade de Campinas, é crido que podem ser feitos investimentos para a melhora nos processos de laboratório, visando maior capacidade de análise em menor período de tempo. Tal fato diminuiria Lead Time e problemas de atraso que tem ocorrido por causa desse gargalo.

ETAPA 2 –DIMENSIONAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUES

PASSO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com