TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DE NEGÓCIOS

Projeto de pesquisa: ADMINISTRAÇÃO DE NEGÓCIOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.375 Palavras (6 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS – 5º SEMESTRE

FULANO

BELTRANO

CICRANO

SALESIANO

PRODUÇÃO TEXTUAL – GRUPO

TERESINA/PI

2014

INTRODUÇÃO

A pesquisa de marketing envolve desde atividades mais triviais como a coleta de dados para criação de um banco de clientes até a definição de estratégias de compras e vendas, exercendo assim um papel crucial na administração.

Baseado nessa premissa, o presente trabalho faz um paralelo entre duas empresas de ramos de atividade distintos, através da aplicação de uma entrevista bem elaborada, visando à identificação dos principais problemas organizacionais e a elaboração de um plano de ação que norteará as mesmas ao alcance da auto-suficiência e a constância na competitividade, pois o planejamento de todas as ações a serem implementadas e executadas nestas organizações por meio de avaliações sistemáticas, além de ampliarem o índice de acerto é fundamental para correção dos erros cometidos.

EMPRESA 1

AURIDEA FRIOS – IND. COM. DE ALIEMNTOS NATURAIS

SETOR: Alimentício

PORTE: Microempresa

CIDADE: Teresina/P

ETAPA 1: ENTREVISTA

ANGELO J. F. SOUSA – Administração e marketing

1 A empresa possui um banco de dados de clientes?

R. Sim. Não basta apenas focarmos a prospecção de novos clientes, é preciso reter os clientes que já são da nossa base e para que isso aconteça é de fundamental importância que mantenhamos um banco de dados atualizado e com as informações mais relevantes dos nossos clientes.

2. Como a empresa determina os preços dos produtos?

R. Através da aplicação de pesquisa de mercado, verificando o preço do produto final do concorrente e também analisando o preço de custo dos produtos.

Quais as atividades de comunicação que a empresa realiza?

R. Periodicamente fazendo distribuição de informativos (no ponto de venda do cliente), sobre o quanto é saudável consumir produtos naturais (sem conservantes).

4. A empresa monitora seus concorrentes?

R. Sim. Principalmente no que se refere a lançamento de novos produtos e oscilação de preços.

5. A empresa realiza sistematicamente pesquisas para identificar a satisfação dos clientes? Como elas são feitas?

R. Sim. Através da exposição dos produtos e oferecendo serviços de degustação para o consumidor final em pontos de venda. (PONTO NEGATIVO)

6. A empresa realiza outro tipo de Pesquisa de Mercado? Que tipo? Que resultados já obteve?

R. Sim. Pesquisando preço dos fornecedores de matéria-prima. Obteve-se a diminuição do custo do produto e a conseqüente baixa do preço final em alguns produtos, o que resultou em mais competitividade.

7. Na empresa em que será realizado o diagnóstico, identifique uma situação de problema vivida atualmente e aponte as quatro questões estratégicas básicas necessárias para se formar um processo de análise de planejamento das decisões necessárias para a resolução deste problema.

R. Capital de giro.

1. Análise da situação da empresa;

2. Estabelecimento de metas e objetivos;

3. Criação de estratégias e estruturas;

4. Plano de ação.

8. Durante esta negociação, normalmente surgem conflitos, esperados ou não, que precisam ser administrados. Das diferentes maneiras existentes para se administrar um conflito, qual seria a mais indicada nesta situação? Por quê?

R. Procurando administrar o conflito na negociação, fazendo uma demonstração dos dados relevantes ao seu desempenho econômico-financeiro, adotando uma postura de persuasão, buscando a tentativa de convencimento da outra parte para adquirir a devida confiança no negócio.

ETAPA 2: Análise das informações coletadas

R. As atividades de marketing da empresa estudada são executadas de forma a procurar um maior relacionamento com o cliente, onde ela tem uma estrutura baseada em banco de dados dos clientes ativos, além de adotar uma estratégia de apresentação periódica dos seus produtos nos pontos de venda para dar maior conhecimento ao consumidor sobre a qualidade do seu produto.

ETAPA 3: Identificação de problemas

R. O principal problema detectado diz respeito às ações de marketing que a empresa realiza, isso porque, isso porque a empresa executa ações estratégicas exatamente para aumentar a demanda dos seus produtos, no entanto, não tem o capital de giro necessário para ter um estoque considerável que dê suporte ao seus clientes, ficando, portanto, um gargalo que atrapalha sobremaneira a constância dos produtos na vitrine para o cliente, gerando uma insatisfação do consumidor final que irá gerar uma migração para outros produtos.

ETAPA 4: Plano de ação

R. O plano de ação consistirá na empresa adotar uma postura de negociação através de instituições de execução de um plano de negócios e viabilidade econômica (POR EX. SEBRAE), para que possa seguir caminho junto a outras instituições de fomento financeiro para que possa se abastecer de capital necessário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com