TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AMBIENTE NA COMPANHIA

Seminário: AMBIENTE NA COMPANHIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  Seminário  •  1.844 Palavras (8 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 8

O AMBIENTE NAS EMPRESAS

O ambiente nas empresas é formado pela própria sociedade a sua volta, e pode ser constituídas por outras empresas, organizações, clientes, fornecedores, concorrentes, agências regulatórias, etc. Tudo aquilo que de forma direta ou indireta venha a interagir com o ambiente da empresa.

Este ambiente sempre está sofrendo mudanças, transformações ou influências, com isso as operações internas acabam por serem influenciadas pelo que ocorre no ambiente externo.

Toda grande empresa, bem sucedida reflete características marcantes e visíveis no seu ambiente:

1. Tem longevidade;

2. São lucrativas;

3. Seus conflitos internos não são duradouros;

4. São inovadoras;

5. São flexíveis;

6. São inspiradoras;

7. Produzem retorno para todos envolvidos com suas atividades.

MAPEAMENTO AMBIENTAL

A necessidade das empresas mapearem seu espaço ambiental com frequência, para reduzir a incerteza a seu respeito.

Toda empresa, bem sucedida procura manter uma atualização constante do mapeamento do seu ambiente através de alguns pontos:

1. Seleção Ambiental: Para lidar com complexidade ambiental, as empresas selecionam seus ambientes e passam a visualizar seu mundo exterior só nas partes escolhidas e selecionadas desse enorme conjunto.

2. Percepção Ambiental: A percepção ambiental depende muito do que cada empresa considera relevante , os ambientes de acordo com suas expectativas, experiências, desafios, convicções e motivações.

3. Consonância e Dissonância: É preciso que haja consonância e de coerência na vida das empresas. Tem-se consonância quando as presunções da empresa a respeito de seu ambiente são confirmadas na prática e no cotidiano.

LIMITES E FRONTEIRAS

Em geral, as empresas continuarem a ter vantagem competitiva, é necessário que façam uma seleção e percebam diferentemente as variáveis ambientais mais proeminentes aos interesses da organização e procurar conservar apropriada coerência e consonância em relação ao que percebem em seus ambientes. Pois a organização que não se preocupa com as variáveis ambientais fica desatualizada ou antiquada em relação aos concorrentes, e por consequência não supre as necessidades e expectativas dos clientes (mercado consumidor) e acaba fechando as portas.

AMBIENTE GERAL

O ambiente geral ou macro ambiente é um conjunto complexo de variáveis que atuam de forma dinâmica e interativa formando um “Campo de Forças” dinâmico.

1. Variáveis Tecnológicas: Soma dos conhecimentos acumulados sobre como fazer as coisa (Invenções, técnicas, patentes, etc.).

2. Variáveis Políticas: Divisões dos orgãos públicos e estrangeiros, clima político e ideológico gera estabilidade ou instabilidade econômica (Decisões governamentais, Governos estrangeiros).

3. Variáveis Econômicas: Nível geral de atividade econômica de determinado país ou região (Contexto geral econômico).

4. Variáveis Legais: Contexto de leis e normas legais que regulam, controlam, incentivam ou restringem o comportamento empresarial (Leis, regulamentações).

5. Variáveis Sociais: Pressães sociais e influência do meio social e cultural (Visão da empresa como organização social, Influência do meio social e cultural onde ela se situa).

6. Variáveis Demográficas: Características da população (Características da população, Religião, etc.).

7. Variáveis Ecológicas: Quadro físico e material que rodeia externamente a empresa (Quadro físico e natural em torno da empresa, tipo do terreno, clima da região, vegetação).

Toda empresa pode causar influência de maneira genérica, em grau variado conforme o ramo de atuação de cada empresa.

AMBIENTE TAREFA

A ambiente tarefa é especifico é singular de cada empresa, é um ambiente próprio, ele é constituído por 4 setores principais:

1- Consumidores ou usuários dos produtos ou serviços;

2- Fornecedor de Recursos: (Capital e dinheiro – Bancos BNDS), (Materiais – Matérias primas, água, energia), (Pessoal – Recursos Humanos).

3- Concorrentes: Mercados – (Consumidores, usuários, produtos e serviços).

Recursos – ( Humanos, materiais, financeiros, tecnologias).

4- Grupos Reguladores: (Agencias regulatórias, Governos, sindicatos,etc.).

AMBIENTE DE TAREFA

Se caracteriza por segmentos do mercado, no mundo coorporativo das empresas o “Mercado” é um conjunto de pessoas ou organizações que compram ou podem ser direcionados a comprar um produto ou serviço qualquer.

Todos esses fatores ambientais trazem: Oportunidades, Ameaças, Restrições, Contingências as empresas.

DOMÍNIO

É no ambiente de tarefa que a empresa desenvolve suas atividades, estabelece seu domínio, identificando os pontos de dependências de entrada e saída do ambiente, direta ou indiretamente ligados.

Dentro do ambiente geral. A empresa escolhe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com