TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AMBIENTE - A PERGUNTA FUNDAMENTAL NA COMPANHIA

Tese: AMBIENTE - A PERGUNTA FUNDAMENTAL NA COMPANHIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Tese  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 3

MEIO AMBIENTE – QUESTÃO FUNDAMENTAL NAS EMPRESAS

Foi-se o tempo em que a questão do meio ambiente era assunto exclusivo dos profissionais do meio ambiente. Hoje a importância da preservação do meio ambiente é necessidade de consciência de todos, pelo bem-estar e qualidade de vida de cada indivíduo, pela sobrevivência do homem como espécie. Nos últimos anos, esta consciência vem crescendo entre as pessoas mais alertas às necessidades sociais e mais comprometidas em cumprir com seu papel na sociedade, exercitando a solidariedade e sua cidadania.

Empresas, governos, instituições não governamentais e sociedade vêm se preocupando com medidas de proteção dos recursos naturais, que são a base de todo o sucesso de sobrevivência do homem, e mesmo de sua própria economia. Infelizmente, no Brasil esta consciência ainda é muito pequena. Mas a cada dia aumenta o número de pessoas que adotam posturas ecologicamente corretas e contribuem para um mundo melhor. Afinal, pequenas ações que sejam praticadas simultaneamente pelos bilhões de pessoas do planeta geram um somatório mais valioso que grandes ações governamentais.

A questão ambiental compõe também uma das metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que instituiu em 2000 as 8 Metas do Milênio, aprovadas por 191 países da ONU, inclusive o Brasil, que se comprometeram a cumpri-las até 2015, por meio de ações concretas do Governo e da Sociedade. Neste ponto envereda-se também pela questão do voluntariado de cada pessoa. São elas:

1. Acabar com a fome e a miséria

2. Educação básica de qualidade para todos

3. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres

4. Reduzir a mortalidade infantil

5. Melhorar a saúde materna

6. Combater a AIDS, a malária e outras doenças

7. Garantir a sustentabilidade ambiental

8. Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento

As empresas de forma geral já começaram a despertar também para a importância da questão ambiental, reconhecendo o seu papel social e também os benefícios diretos dos cuidados com o meio ambiente, que incluem redução de custos, cumprimento das obrigações legais e prevenção de multas oriundas de crimes ambientais e o marketing positivo perante seus clientes e a sociedade. As ações incluem racionamento de energia e água, reaproveitamento e reciclagem de papel e outros materiais e mudanças de atitudes das pessoas, que venham a se estender também para a sua vida fora do ambiente de trabalho. Já existe inclusive a ISO 14000, que institui uma série de padrões a serem cumpridos pelas empresas para obterem um certificação relacionada ao seu compromisso com o meio ambiente.

As empresas públicas no Brasil também já despertaram para esta necessidade. O Ministério do Meio Ambiente em 1999, reconhecendo o papel estratégico do governo na busca da sustentabilidade ambiental, desenvolveu e vem multiplicando a Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P, que deve ser implantada em todos os órgãos públicos.

E o que VOCÊ pode efetivamente fazer?

Participe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com