TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE SWOT

Trabalho Universitário: ANALISE SWOT. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 3

ANALISE SWOT

Para montar a matriz SWOT, analise primeiro o ambiente interno de sua empresa, ou seja, verifique e escreva num papel quais são suas Forcas e Fraquezas.

FORÇAS: Está relacionado às vantagens que sua empresa possui em relação aos concorrentes. Não somente sobre o produto, mas de uma forma geral. Para ajudar a definir as Forças, algumas perguntas podem ser feitas:

– O produto é diferente dos outros? Tem maior vantagem competitiva? (Óbvio que sempre achamos nosso produto melhor, mas seja sincero nessas respostas)

– O preço é competitivo?

– A qualidade do produto é melhor?

– A empresa é capitalizada?

– A distribuição é mais eficiente?

– O pós-venda é eficiente?

– O staff conhece bem o que vende?

– Os controles são satisfatórios?

Tente elaborar perguntas sobre todo o seu negócio e verificar quais pontos fazem a empresa ter mais vantagem competitiva.

FRAQUEZAS: As fraquezas de uma empresa estão diretamente relacionadas às desvantagens dela. As mesmas perguntas que foram feitas para as FORÇAS podem ser feitas para definir essa etapa. Geralmente, se gasta um tempo para “digerir” uma fraqueza quando ela é detectada e ninguém havia visto antes. Por isso, nessa etapa a sinceridade das análises é essencial.

Por exemplo, às vezes o índice de resolução de problemas do departamento de pós-venda é grande, mas a satisfação do cliente não acompanha esse índice, ou seja, obviamente que sua empresa tem uma fraqueza no atendimento após a venda, provavelmente resolve os problemas do cliente de uma forma diferente que ele gostaria e nem sabe disso.

Após analisar seu próprio ambiente, é hora de analisar o que acontece a sua volta para apontar as Oportunidades e as Ameaças.

OPORTUNIDADES: É tudo aquilo que influencia positivamente a empresa, mas que você não tem controle sobre a atuação. Como exemplos, temos a atuação governamental em algum setor, índices econômicos e qualquer outro fato que influencie diretamente o mercado de atuação da empresa. No ramo de Coworking, por exemplo, o “boom imobiliário” nos últimos anos elevou os preços dos imóveis surgindo uma oportunidade para quem deseja compartilhar os custos de uma estrutura, diminuindo-os. Outro exemplo interessante é a ascensão das classes sociais no Brasil, que certamente trouxe- oportunidade para vários ramos de atividade.

Para determinar as oportunidades de sua empresa será necessário uma pesquisa minuciosa sobre o que está acontecendo no âmbito político, econômico, social, demográfico e etc e tentar correlacionar o ambiente externo com o da sua empresa.

AMEAÇAS: Ao contrário das oportunidades, as ameaças são forças externas ao ambiente da empresa que influenciam negativamente o negócio. Uma ameaça deve sempre ser tratada com muita cautela, pois pode prejudicar a empresa não somente em sua estratégia, mas diretamente em seu resultado. Um exemplo simples de se entender é a flutuação cambial que no Brasil já sofreu bruscas alterações e colocou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com