TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AP II - ECONOMIA

Monografias: AP II - ECONOMIA. Pesquise 790.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  2.546 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade de Aprofundamento (AP)

Conteúdo

• AP_II

Escreva um texto, contendo no mínimo dez linhas, que aborde sua opinião sobre o modelo adotado de Industrialização por Substituição de Importações durante o primeiro mandato do governo do Presidente Vargas (1930-1945), respondendo a seguinte pergunta:

Você entende que a adoção desse modelo de industrialização contribuiu para desenvolver o país ou esse governo poderia ter adotado outro posicionamento? Justifique sua resposta.

Resposta:

Sim, acredito que a Industrialização por Substituição de Importação foi uma adoção benéfica para o país e trouxe grande desenvolvimento, pois permitiu, em um momento de crise, que ele desse início a um processo de produção de produtos totalmente nacionais, que outrora eram adquiridos no mercado externo e o Brasil deixa de ser apenas um exportador de produtos primários, passando a ter receitas de sua produção industrial com venda da mesma, no mercado interno e externo. Também, beneficiando a economia nacional com a geração de novos empregos para a demanda das indústrias emergentes, por esta decisão do governo.

Tal adoção se fez necessária com a crise internacional mundial que se iniciou com a Grande Depressão americana de 1929 e logo mais com a deflagração da II Guerra Mundial, que derrubou moedas invibializando os câmbios e onde os mercados americano e europeu sucumbindo à guerra, quase que totalmente pararam de consumir os produtos exportados do Brasil, por não serem de necessidade primária, a exemplo do café, principal impulsionador da economia brasileira na época.

A Industrialização por Substituição de Importação permitiu a introdução de novas tecnologias e aprimoramento de outras já praticadas por aqui, sem as quais não conseguiríamos transpor tantas crises econômicas que passamos até então, imagino que se tal medida não fosse tomada, naquele momento de crise, o Brasil hoje, sequer seria uma nação emergente.

...

Baixar como  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »