TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTIGO DE MERCADO DE VALORES

Projeto de pesquisa: ARTIGO DE MERCADO DE VALORES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.853 Palavras (12 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 12

ARTIGO SOBRE O MERCADO ACIONÁRIO

FERREIRA, Vera Rita de Mello

HILGERT, SILVIO PAULO

LUERDES, ANDERSON

RESUMO

Com a busca para otimizar a sua produção, as empresas, que vivem cada vez mais em um mercado competitivo, aumentam o seu capital emitindo novas ações, onde o capital/recursos são provenientes das vendas das inúmeras frações as quais a empresa se divide. Este artigo terá o intuito de esclarecer de forma rápida e dinâmica, para que qualquer investir iniciante se torne um acionista, minimizando dúvidas sobre o processo de abertura de capital, seu funcionamento, estrutura, como ser um acionista, suas regras, e as remunerações e os direitos dos acionistas.

Palavras-chave: Ações, Modalidade, IPO, Bolsa de Valores, Lucro.

SÃO PAULO – SP

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 5

1. ESTUDO DE CASO 6

1.2. Perfil da Organização 6

1.3. Força do Trabalho 8

1.4. Principais equipamentos e processos 9

1.5. Produtos e Clientes 10

1.6. Principais concorrentes 12

1.7. Ambiente competitivo 13

1.8. Certificados 14

1.9. Principais insumos 15

2. ESTRUTURA DA ORGANIZAÇÃO 17

2.1. Aspectos físicos e ambientais de trabalho 18

2.2. Hierarquia e poder de decisão 20

2.3. Avaliação do desempenho (eficácia/eficiência) 21

2.4. Medição de desempenho da estrutura organizacional 22

2.5. Estratégia da organização 23

3. ANALISES E SUGESTÕES DE MELHORIA 24

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 25

5. ANEXOS 26

5.1. Organograma da Organização 26

INTRODUÇÃO

O investimento na bolsa de Valores resulta em uma economia modernizada do nosso mercado de capitais. O crescimento da economia só ocorre se há crescimento nas empresas.

Este mercado atrativo abre portas para que qualquer pessoa se torne um acionista, pois não existe um valor mínimo a ser investido, mas é importante saber que o resultado será de longo prazo e no decorrer das negociações haverá oscilações no mercado, onde o acionista deve estar preparado para tomar decisões relevantes para obter o resultado esperado.

Este mercado proporciona uma ótima alternativa para capitalização de recursos, onde é disponibilizada a abertura de capital, as empresas adquirem novos sócios para desenvolver e aperfeiçoar produtos e serviços e, assim, aumentar sua rentabilidade gerando mais lucro para empresa e o acionista.

1. FUNCIONAMENTO

Ações são títulos de renda variável, emitidos por uma empresa em que representam a menor fração da mesma. O intuito da emissão das ações é captar recursos para expansão da empresa tipo sociedade anônimas (aquelas que detém o capital aberto para análise), outras opções para obter mais recursos empréstimos de terceiros e reinvestimento de lucros. Ao comprar uma ação o investidor torna-se, portanto, sócio da empresa da qual adquiriu ações. Os poderes lhe são atribuídos, porém são limitados pelo tipo de ação que adquiriu e pela quantidade de ações que possui, passando também a corre os riscos do negócio bem como participar dos lucros e prejuízos como qualquer empresário.

As negociações são feitas diariamente, onde os preços das ações flutuam, por exemplo: se há muitos compradores, os preços das ações tende a subir, o contrário também é verdadeiro, quando há muitos investidores vendendo essas ações, o preço cai isso é conhecido pela lei da oferta e da procura.

1.1 Tipos de ações

Ordinárias: proporcionam participação nos resultados da empresa e conferem ao acionista o direito de voto em assembleias gerais. A cada ação dá direito a um voto.

Preferenciais: garantem ao acionista a prioridade no recebimento de dividendos (algumas vezes em percentual mais elevado que o atribuído às ações ordinárias) e no reembolso de capital, em caso dissolução da sociedade. O preferencialista tem seu direito a voto limitado ou suprimindo pelo estatuto da sociedade. Em contrapartida terá como vantagem: o direito de participar do dividendo a ser distribuído, corresponde a, pelo menos, 25% do lucro líquido do exercício. Alguns critérios são seguidos, tais como: prioridade no recebimento dos dividendos correspondente a, no mínimo, 3% do valor do patrimônio líquido da ação; direito do recebimento de dividendo, por ação preferencial, pelo menos 10% maior do que atribuindo a cada ação ordinária; direito de serem incluídas na oferta pública de alienação de controle, de modo a lhes assegurar o preço mínimo igual a 80% do valor pago por ação com direito a voto, assegurado o dividendo pelo menos igual ao das ações ordinárias. Caso a empresa venha a não cumprir com os pagamentos de dividendos por três anos consecutivos, as ações preferenciais passam a ter direito a voto.

1.2. Formas de ações

Nominativas: cautelas ou certificados que apresentam o nome do acionista, cuja transferência é feita com a entrega da cautela e a averbação de termo, em livro próprio da sociedade emissora, identificando o novo acionista.

Escriturais: ações que não são representadas por cautelas ou certificados, funcionando como uma conta corrente na qual os valores são lançados a débito ou a crédito dos acionistas, não havendo movimentação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com