TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O método do custo e o método do valor de mercado

Seminário: O método do custo e o método do valor de mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2013  •  Seminário  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  2.213 Visualizações

Página 1 de 4

Método de Custo e o Método do Valor de Mercado

Para a apuração dos resultados anuais por ocasião do Balanço Patrimonial, conforme a legislação fiscal, o rebanho bovino poderá ser inventariado pelo preço real de custo (método de custo) ou pelo preço corrente de mercado (método do valor de mercado).

O método de custo é semelhante ao de uma empresa industrial. Todos os custos com a formação do rebanho são acumuladas ao plantel e destacado no "Estoque".

Quando ocorrer a venda do plantel, transfere-se da conta "Estoque" para "Custo do Gado Vendido". Assim, a apuração do lucro será no momento da venda.

Considerando porém que o ciclo operacional da pecuária bovina de corte é extenso, o valor dos estoques mesmo que recebam custos periodicamente, tendem a se desatualizar em função da perda do poder aquisitivo da moeda - a inflação. Além disso, com o passar do tempo o "Estoque em Formação" vai ganhando peso e envergadura, produzindo ganhos econômicos superiores aos custos.

Desta forma, por ocasião da venda seria apurado um lucro elevado naquele exercício, não refletindo ser um resultado acumulado de vários exercícios. Além do que, pela desatualização do valor contábil do rebanho com o tempo, seria difícil a partir destes dados estipular o melhor momento para a venda, fundamental para a maior lucratividade.

Devido as deficiências do método do custo histórico como base de valor, é admissível o método de avaliação a valores de mercado.

Como geralmente os preços de mercado são superiores ao preço de custo, se reconhece um ganho econômico periodicamente (uma vez por ano), em virtude do crescimento natural do rebanho. Por esse critério o gado fica destacado na conta "Estoque" pelo seu valor de mercado e no resultado é reconhecido um ganho econômico do período, apurado pela diferença encontrada entre o valor de mercado atual e o valor pelo custo histórico.

No exercício seguinte o rebanho registrado no Estoque pelo valor de mercado, será movimente avaliado com o novo preço de mercado. O acréscimo no preço de mercado de um ano para o outro será adicionado ao Estoque e creditado como Variação Patrimonial Líquida (Superveniências Ativas). Da Variação Patrimonial Líquida será subtraído o custo do rebanho no período para se apurar o novo lucro econômico.

Esse método é mais adequado, pois reconhece a cada exercício o ganho econômico. Entretanto, ao recoiil-iecer ao valor real do rebanho, cria um ganlio econômico tribiitável antecipadamente sem a realização efetiva da receita, que só ocorrerí por ocasião da venda.

Para sanar tais problemas Marion sugere duas alternativas:

A primeira seria adotar o custo histórico como base de valor, sem ferir os princípios legais e fiscais vigentes no País, e fazer um Controle Auxiliar de Custos Extracontábil com correção monetária dos Estoques, com fins exclusivamente gerenciais.

Auxiliar de Custos Extracontábil com correção monetária dos Estoques, com fins exclusivamente gerenciais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com