TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS NOSSAS ESCOLHAS em Educação – com a palavra: O LIVRO DIDÁTICO!

Por:   •  8/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.456 Palavras (6 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE DE UBERABA

Jairan Antônio Dos Santos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PRÁTICA PEDAGÓGICA III

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CIDADE-UF

2019

Jairan Antônio Dos Santos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PRÁTICA PEDAGÓGICA II

 

 

Trabalho apresentado ao curso de Licenciatura em História da Universidade de Uberaba como requisito para aprovação na disciplina – Prática Pedagógica II

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conceição das Alagoas – MG

2019

  1. Atividade

            Escolha do livro didático

A política presente na escola

 

            Com seres pessoas incluídas numa sociedade, temos a todo tempo que fazer escolhas, desde o básico até coisas que mudariam nossas vidas. E nós, agentes da educação, não é diferente, quer dizer, ainda é mais necessária pois lidamos com muitas e uma dessas é o livro didático; o mesmo é filtrado por uma gama de fatores até ser aceito e efetivado no mundo escolar, outrora o mesmo livro vai ser utilizado por três anos no quais será o principal fundamento de aprendizagem do professor em contraste com o aluno.

            Com a globalização em seu ápice, temos a tecnologia como principal ator na distração dos alunos, isso é notável. Temos que virar isso a nosso favor, optando que a tecnologia abre novas abas para buscarmos informações, temos que propagar isso aos alunos.

            Com a precariedade no país, infelizmente em muitos lugares, ainda temos escolas sem uma abrangência em escolhas educativas, tornando uma dependência excessiva do livro didático. E para entender melhor, foi entrevistado a professora da escola em que estagiei; a professora Joyce Ferreira no qual dá aula ao 8° e 9° ano na escola “EE Herculégio Antônio Borges”, no qual foi explicado como é filtrado a escolha do livro didático.

Diante da entrevista a qual a professora foi submetida, observamos o que foi relatado no título, a dita palavra como democracia e todo professor tem a escolha em prol da educação, temos a indagação do porquê da política, do grego politikḗ (sc. tékhnē) temos a habilidade no relacionar-se com os outros, tendo em vista a obtenção de resultados desejado. Estamos em sociedade, e de diversos modos e formas, temos que resolver dilemas tanto individualmente quanto em grupo; na segunda forma, para todas as pessoas entrarem em um consenso temos que se ater a política, que no caso seria uma votação e o mais votado seria aceita e acrescentando que o livro em si não é importante, mas o devido conceito que damos a ele, temos que nos ater a realidade da sala do livro e sempre complementar para temos uma aula satisfatória.

            Com a ajuda da professora e da leitura no qual fomos propostos a ler para entender como o quão é importante a escolha e filtragem do livro didático. Como na escola abordam o jeito no qual estudam para depois haver uma ocasião democrática de escolha; como estou sozinho tenho que optar só pela primeira parte estudando todos os critérios estabelecidos para o aluno na leitura no qual são transmissão de conhecimentos, desenvolvimentos de capacidades e conhecimentos, consolidação e avaliação de conhecimentos práticos e teóricos, referência para informações precisas e exatas; e com o professor são informações cientifica e geral, formação pedagógica relacionada a disciplina, ajuda no desenvolvimentos das aulas e conhecimentos práticos e teóricos. Depois dessa lista imensa temos uma boa concepção de termos e artifícios para serem observados e diante dos requisitos pude optar pelo livro 7Historiar do autor Gilberto Cotrim e Jaime Rodrigues pela editora Saraiva para o ensinar escolar de sétimo ano cujo de 2015 colocado para aulas de 2017 a 2019.

O livro dispõe de vários artifícios para ajudar tanto o professor como o aluno para obter um conhecimento com mais facilidade, podemos citar logo de início o sumario no qual contem, já vemos que os autores gastaram um tempo a mais no sumario em relação com o todo; pois vemos como cada tema e tem e em baixo temos as partes destacadas de cada subitem tendo todos fotos sobre a matéria.

Continuando na palavra chave facilidade, temos em todo o livro pequenos detalhes que ajudam numa compreensão melhor como logo no começo de cada capítulos temos caixas com o título de “ler e compreender” que faz a função de trazer mais informações somada ao artigo do tema, temos também caixas de “investigando” que traz curiosidades,  vemos “para entender”, que são artigos ao lado para facilitar o entendimento dos alunos, o mesmo explica palavras desconhecidas para os alunos, além disso tem “para pesquisar” e “de volta ao presente”, no qual indicam um filme, livro ou serie sobre o assunto e o outro relaciona algo no presente com o tema para ajudar a ter um entendimento melhor.           Se formos analisar as atividades do livro, todo final de capitulo, tem um tópico de “refletir e ampliar”, após dar uma olhada em todas as perguntas, percebe-se uma dificuldade media, algo como se um aluno estudou e prestou atenção seria até fácil. São bem diretas e objetivas, podendo até ser considerado um enorme resumo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (164.3 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com