TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Livro De Gadotti (2011, P.57), "Cristo Ensina Interiormente, O Homem Avisa Exteriormente Pelas Palavras":

Monografias: Livro De Gadotti (2011, P.57), "Cristo Ensina Interiormente, O Homem Avisa Exteriormente Pelas Palavras":. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  1.103 Visualizações

Página 1 de 2

Leia o trecho a seguir retirado transcrito no livro de Gadotti (2011, p.57), “Cristo ensina interiormente, o homem avisa exteriormente pelas palavras”:

46 Ag. – mas sobre a utilidade das palavras, que bem considerada no seu conjunto não é pequena, falaremos, se deus permitir, em outra parte. Agora, avisei-te, simplesmente, que não lhes atribuas importância maior do necessário, para que, não apenas se creia, mas também se comece a compreender com quanta verdade está escrito nos livros sagrados que não se chame a ninguém de mestre na terra, pois o verdadeiro mestre e único Mestre de todos está no céu. Mas o que depois haja nos céus, nô-lo ensinará Aquele que, também por meio dos homens, nos admoesta com sinais e, exteriormente, a fim de que, voltados para Ele interiormente, sejamos instruídos. Mas agora gostaria que me desses as tuas impressões sobre todo este meu exposto. Porque, se conhecesses que eram verdadeiras todas as coisas expostas, dirias igualmente que as sabias quando interrogado sobre cada uma separadamente; observa, portanto, de quem as aprendeste; não certamente de mim, a quem terias respondido, se interrogado sobre elas. Se, ao contrário, conheces que não são verdadeiras, nem eu nem Aquele as ensinou a ti: eu, porque não tenho nunca a possibilidade de ensinar; Aquele, porque tu não tens ainda a possibilidade de aprender.

Ad. – Eu, na verdade, pela admoestação das tuas palavras aprendi que estas não servem senão para estimular o homem a aprender, e que já grande coisa se, através da palavra, transparece um pouquinho do pensamento de quem fala. Se, depois, foi dita a verdade, isto nô-lo pode ensinar somente Aquele que, pela sua graça, hei de amar tanto mais ardorosamente quanto mais eu progredir no conhecimento. Mas nos confrontos dessa tua oração, que usaste sem interrupção, sou-te grato particularmente por isto, que ela previu e resolveu todas as objeções que estava preparado para fazer e nada foi por ti descurado daquilo que me tornava duvidoso e sobre o que não me responderia assim aquele secreto oráculo, como foi afirmado pelas tuas palavras.

A que período histórico e filósofo da educação o trecho pertence?

Escolha uma:

a. Período Medieval, Santo Agostinho

b. Idade Moderna, Rousseau

c. Período Medieval, São Tomás de Aquino

d. Grécia Antiga, Platão

resposta letra A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com