TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jesus te ama - Livro Palavra de Gringo

Por:   •  30/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 4

Nome: Cristina Sousa de Carvalho  R.A.14.7654-8

Livro: Palavra de Gringo – um olhar estrangeiro sobre o Brasil

Jesus te ama

A autora que é marroquina, nascida em Rabat, não é praticante na natureza de Estado nem a obediência ao Ramadã. Na sua passagem pela França se deparou com realidades perturbadoras, sobre sua religião e como sua família a aceitavam assim. Ao chegar no Brasil se deparou com outra realidade pessoas carismáticas, simpáticas, tolerantes, e percebeu que além dessas qualidades os brasileiros tem a capacidade de acolher todos que chegam. Suas primeiras observações sobre o Brasil foi a força da igreja nesse caso evangélica sobre a política e sobre os brasileiros, já que  hoje a igreja católica já reduziu em 30% seus fiéis para essas outras igrejas protestantes.

Já nos primeiros relatos ela se depara com as eleições de 2014, em que há uma militante da igreja se candidatando para ser a Presidente da Republica, enquanto fazia sua campanha diz- se que se fora eleita  dava seu apoio a uma legislação favorável ao casamento civil entre homossexuais, essa citação causou alvoroço entre seus colegas militantes entre eles o pastor Silas Malafaia, que se prontificou pedindo que a militante se retratasse, e foi isso que ocorrer o poder da igreja dominou a situação, levando e dirigindo a campanha, a eleição para o lugar que os evangélicos querem. Já nas eleições de 2010 foi marcada pelo debate do aborto e a sucessão da Presidente Dilma diante dos conservadores, fanfarrices do pastor Marco Feliciano tudo no parlamento onde marcava o quadro das eleições. Vendo isso a autora relembrou vivencias feitas no resto da América Latina quando assistia televisão e via pastores falando Espanhol mais com sotaque brasileiro, vendo isso se manifestou sua preocupação sobre a explosão da religião nos campos políticos e sociais.

Um demógrafo, José Eustáquio Alves, se alarmou com a mudança de opinião de tal militante em sua campanha eleitoral e Ele disse: “ O Brasil é o único grande país a conhecer uma mutação profunda do seu cenário religioso em um intervalo de tempo curto”. O cenário urbano é a maior transformação, em todos os centros urbanos, nos cinemas, teatros, galpões abandonados são transformados por gigantescos lugares de culto onde famílias vão várias vezes por semana. Já nas periferias e nas favelas ocorre o fenômeno contrário, uma multiplicação por pequenos templos com uma capacidade de se adaptar a uma nova geografia urbana.

Segundo o geógrafo Théy Hervé oferecer assistência social, lazer e o sentimento de ser acolhido e a chave do susseco dos evangélicos. Nas periferias o caos é a chave do desenvolvimento , além disso o tédio é imenso sendo assim muitas pessoas que foram batizadas na igreja católica viram seguidoras de vária igrejas evangélicas, os templos representa o único lugar de lazer, fluxo de pessoas, atração pelos cultos com palmas, cantos, testemunhas, etc. Quando uma sociedade se considera impotente para resolver seus problemas pela vias sociais, econômica e política, ela procura exagerar seus problemas sociais, dando a eles um caráter sobrenatural, explica Saulo de Tarso Cerqueira Baptista, sociólogo. E ele conclui dizendo essas doutrinas não têm mais nada com a teologia protestante eles constituem uma nova forma de sincretismo religioso.

E essa dependência a essas igrejas criam a necessidade dos brasileiros a pagar um dízimo muito caro para a sua própria salvação ou um indivíduo que frequenta uma determinada igreja obtém sucesso material, a tendência que ele se associe esse sucesso com à sua prática religiosa, criou- se tb um mercado de negócios que movimenta bilhões no Brasil. Mesmo com as irregularidades nas autorizações, para as transmissões de cultos em rádios, tvs nada os consegue  barrar ,sempre emperrando no mesmo problema, os projetos sendo bloqueados pelos deputados ligados a Igrejas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (92.1 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com