TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Livro cárcere e fábrica, obra dos italianos Dario Melossi e Massimo Pavarini, apresenta as origens do sistema carcerário

Por:   •  1/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Tiago Estrela Rodrigues       Ra: 2774

O  livro cárcere e fábrica, obra dos italianos Dario Melossi e Massimo Pavarini, apresenta as origens do sistema carcerário. Tal sistema tem seu surgimento ligado ao inicio do modelo econômico capitalista, em países como Inglaterra e Holanda.

Em Londres, crescia notavelmente o número de mendigos e ladrões, devido à separação dos trabalhadores de suas propriedades. O Estado, aconselhado pela Igreja, decide “recolher” estes indivíduos em locais que ficariam conhecidos como “house of correction”. Nestes locais os indivíduos eram obrigados a trabalhar, sob o argumento da reforma dos mesmos. Mas havia por trás disso o adestramento dos “recolhidos”, que sob esse regime serviam de mão de obra para o Estado capitalista. Este novo modelo carcerário impulsionou bastante o capitalismo, visto que ao saírem das “casas de correção” os indivíduos estavam prontos para o trabalho nas grandes indústrias, servindo como mão de obra.

Trazendo este cenário para os dias atuais, é possível relacioná lo com a privatização dos presídios estadunidenses. O documentário A Décima Terceira Emenda, dirigido por Ava DuVernay, aborda este tema trazendo a opinião de vários estudiosos da área.

Um programa chamado ALEC (american legislative exchange council), composto por corporações e políticos, cria leis que beneficiam diretamente os integrantes deste programa. Como exemplo, uma lei chamada “defenda seu território”, que diz que você pode matar alguém se sentir se ameaçado, fez aumentar o número de vendas de armas de fogo no estado da Flórida. A multinacional estadunidense Walmart, que era membro do ALEC e se destaca bastante na venda de armas e munições, sendo uma das líderes do país, obteve um grande lucro com a aprovação da lei citada.

Assim como a Walmart, outras corporações se enriqueceram bastante através do ALEC. Empresas que administram presídios nos Estados Unidos, também se aproveitam de leis criadas pelo ALEC, uma vez que o lucro está no encarceramento dos “criminosos”. Criminosos estes que muitas vezes não cometeram crime algum, mas estão ali porque é interessante para algo/alguém mais poderoso. Logo, todo e qualquer criminoso é “bem-vindo” onde os presídios são privatizados, pois significa dinheiro entrando no bolso de alguém.

Junto a tudo isso existe ainda a questão discriminação racial nos Estados Unidos. Negros são 40% da população carcerária estadunidense. Um número extremamente alto, em um país que historicamente tem marcas de preconceitos e intolerância.

Isso deixa claro a existência de um grande sistema que  manipula e controla tudo aquilo que a sociedade não vê. As consequências caem todas em cima da população que pouco pode fazer. O pior é perceber que no fundo isso é fruto da obsessão por dinheiro e poder do ser humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (46.7 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com