TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ANHANGUERA ADM

Artigo: ATPS ANHANGUERA ADM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  1.759 Palavras (8 Páginas)  •  539 Visualizações

Página 1 de 8

1. Introdução

Descrição sobre teorias pioneiras no mundo da administração criadas por Frederick Taylor, as Teorias Gerenciais e Organizacionais. Sobre o contexto histórico de Taylor, que o possibilitou criar uma teoria que mudaria totalmente a visão de produção do mundo.

Serão abordados os aspectos de Taylor importantes para se conseguir mudar o modo de produção com o estudo dos tempos e movimentos, a organização racional do trabalho com o objetivo de eliminar os movimentos desnecessários, que foi de muita importância para os seus princípios de administração que serão apontados também neste trabalho, princípios da administração cientifica (cincos princípios básicos) e os benefícios que Taylor trouxe a ciência da administração com sua teoria, não deixaremos de lado o lado negativo, as criticas relacionadas a sua teoria.

2. Taylor: Teorias Gerenciais e Organizacionais

Frederick Winslow Taylor

Taylor foi o pioneiro no mundo da Administração, sendo a base para as outras formas de administração. Criou o estudo dos tempos e movimentos assim otimizando a produção e a divisão do trabalho, essa divisão possibilitou a contratação de pessoas sem especialização, pois o trabalho era ensinado dentro da própria empresa e os trabalhadores que foram contratados na época foram os estrangeiros que não possuíam especialização, assim contribuindo com o aumento da taxa de empregados nos EUA.

A dificuldade de contratar pessoas sem qualificação era fortíssima, pois os sindicados tinham uma forte influencia nas decisões como essa e entre outras como salário e benefícios.

Padronização das ferramentas, incentivos salariais, estudo da fadiga humana, ênfase na produtividade, desenho de cargos e tarefas, auxilio doença, aposentadoria, PLR e supervisão das atividades foram mais contribuições propostas por Taylor.

O operário para poder trabalhar corretamente no estudo de Taylor deveria ter três itens: o padrão de trabalho, os materiais e os benefícios. A falta de conhecimento da gerencia do processo de trabalho é um problema apontado por Taylor em seus estudos.

A Administração Cientifica foi muito eficaz na parte de aumentar a produtividade, mas como ela não visava o ambiente externo esse tipo de administrar foi considerado alienador, mas essa teoria foi necessária para outras teorias que acabaram se desenvolvendo encima dela.

3. Administração cientifica de Taylor

A essência da administração cientifica era aplicar a ciência à administração atribuía prioridade às tarefas, procurando inibir o desperdício, do ócio operário e reduzir os custos na produção. O maior objetivo era ter como garantia, o equilíbrio e a melhoria da relação entre os custos e os benefícios das empresas da época e seus sistemas produtivos.

A busca de Taylor foi para encontrar uma forma de gerenciar e fazer com que os trabalhadores obtivessem uma melhor produtividade em menos tempo, sem que os custos para produção se elevassem. Observou também que a gestão da época continha diversas falhas, como a falta de padrões metodológicos de trabalho, a falta de conhecimento da administração das formas de remunerar o trabalhador de acordo com o cargo de cada trabalhador nas empresas.

O trabalho de Taylor foi dividido em dois períodos:

1º período: racionalizar o trabalho dos trabalhadores das empresas da época.

2º período: definir os princípios de administração que se aplicam nas situações habituais da empresa.

4. Princípios da Administração Científica

Taylor publicou seu segundo livro “Principles of Scientific Management” em 1911, objetivando aumentar a produtividade com métodos de trabalho, e principalmente menos esforço físico. É um sistema que economiza trabalho, permitindo que as pessoas produzam mais em menos tempo. Os princípios são entendidos como máximos, pelas quais a organização deve se orientar para melhorar sua eficiência, a partir de critérios supostamente científicos, de forma que, os dirigentes definem o trabalho a ser feito, e então oferecem as condições apropriadas e as recompensas necessárias para fazê-lo.

Os princípios são:

• Princípio de planejamento: substitui o sistema empírico por procedimentos científicos, o julgamento individual e o improviso, pelo trabalho testado e planejado, com objetivo de reduzir e racionalizar sua execução.

• Princípio de preparo dos trabalhadores: seleção de operários de acordo com a sua capacitação e suas habilidades, e prepara-los para melhor produtividade, de acordo com os métodos planejados, para atingirem suas metas.

• Princípio de controle: Controle do desenvolvimento do trabalho para assegurar que está dentro das metas e de acordo com os métodos estabelecidos.

• Principio da execução: distribuição das responsabilidades e atribuições para que o trabalho seja disciplinado o máximo possível.

Aplicando estes princípios, a Administração Científica atinge então objetivos, e identifica situações novas e importantes para o processo crescimento e desenvolvimento da administração. Obteve-se então a cooperação dos trabalhadores, através de prêmios de produção e incentivos salariais. Naquela época os gestores acreditavam que a única motivação do trabalhador era o salário.

A criação de cargos e tarefas mostrava o trabalho repetitivo e simples das linhas de produção, o padrão e as condições de trabalho que garantiam a eficiência na produção. Porém, não adiantava apenas racionalizar o trabalho do trabalhador operário se os superiores continuassem a trabalhar como antes.

5. Histórico e visão geral

O contexto norte americano do século XX está ligado ao surgimento da Administração Científica. As indústrias se expandiram aceleradamente com o fim Guerra da Secessão, gerando preocupações com o aumento da eficiência nos processos de produção, conseguido com a racionalização do trabalho.

Frederick Taylor estabeleceu os pilares da chamada escola de Administração Científica. Taylor começou sua carreira na Midvale Steel

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com