TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS EMPREENDEDORISMO

Tese: ATPS EMPREENDEDORISMO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2013  •  Tese  •  2.211 Palavras (9 Páginas)  •  604 Visualizações

Página 1 de 9

ATPS EMPREENDEDORISMO

Elaborar um Plano de Negócios de uma empresa fictícia.

ETAPA 1

Passo 1 – INDIVIDUAL.

Ler o texto Empreendedorismo no Brasil:

Passo 2 (EQUIPE)

Discutir em grupo sobre as dicas levantadas pelo autor e identificar oportunidades e desafios do empreendedorismo no Brasil.

Opinião minha:

Ter uma equipe bem capacitada é um dos maiores desafios dos novos negócios, diz especialista

Uma grande dificuldade na construção de um negócio é encontrar bons profissionais dispostos a correr mais risco em uma empresa em estágio nascente. É necessário buscar profissionais com características semelhantes: empreendedor e disposto a correr mais risco. Essa talvez seja a dificuldade central e mais complicada de ser solucionada. A dica aqui é motivar os profissionais “chave” para a empresa com uma participação no negócio.

Se o empreendedor já passou por alguma grande empresa anteriormente, já empreendeu, ele sabe que essa curva inicial da vida de uma empresa é vital para sustentar o negócio.

Dornelas nos fala que a taxa de mortalidade das pequenas empresas no Brasil ainda é alta: 22 % fecham nos primeiros 2 anos contra 15% nas países mais desenvolvidos.

Oportunidades e desafios do empreendedorismo no Brasil.

Criar, projetar, reformular ou pensar em algo novo muitas vezes não é fácil, observando isso é possível perceber que o empreendedorismo pode ser uma tarefa árdua que requer um esforço maior do indivíduo empreendedor, pois para que o empreendimento venha dar certo é necessário que esse indivíduo tenha o domínio sobre o futuro negócio, serviço ou produto inovador.

Uma das características importantes do empreendedorismo é a dedicação ao planejamento, é nessa parte que muitos empreendedores erram, pois se dedicam um tempo mínimo para planejar seu empreendimento e acabam tendo seus negócios frustrados, muitas vezes fechando-o, ou não obtendo o retorno esperado. O planejamento é muito importante, visto que nele se encontra os levantamentos de requisitos, pesquisas de mercado, conhecimento dos consumidores e outros dados relevantes para que se inicie um empreendimento com mais segurança. O empreendedor brasileiro deve está aberto às novas idéias e oportunidades, tanto dentro do território nacional ou no estrangeiro. Muitas dessas idéias inovadoras acabam tímidas, sem ultrapassar as fronteiras, e com o crescimento do mercado brasileiro os empreendedores estrangeiros entram com suas idéias no Brasil forçando os empreendedores nacionais a se prepararem para isso.

A preparação para um novo empreendimento requer muita atenção, dedicação, trabalho e suor. A inovação é fundamental para o negócio se tornar um sucesso, é onde está o diferencial do empreendimento, pois depois de ter iniciado o empreendimento ainda terá muito serviço a fazer. A empresa, organização e seus empreendedores terão que se reinventar e estarem abertos as novas tendências e oportunidades. Procurara assessoria no SEBRAE.

Opinião do Grupo:

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Passo 3 (Equipe)

Utilizar os resultados da discussão indicada no Passo 2 e, em grupo, elaborar um relatório de uma página , em formato .doc. Reservar esse relatório para inseri-lo como ANEXO no arquivo final do planejamento.

ETAPA 2 –

PASSO 1 (INDIVIDUAL)

Pesquisar sobre o tema : IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADE para empreendedorismo em Livros do Polo de Apoio. Presencial, ou na Internet.

O Boom do Empreendedorismo no período, de 1990 até o impensável 11 de março de 2000, que ficou conhecido como o estouro da bolha das empresas pontocom na Nadasq (Bolsa de Valores das Empresas de Tecnologia dos Estados Unidos)

No período de 11/03/200 até 09/10/2002 o índice Nasdaq sofreu uma brusca queda de seu valor perdeu 77%, um recorde na história. Declinou de 457 em 1999 para 76 em 2001. IPOs (Inicial Public Offering – Oferta Publica Inicial de Ações ). Muitas empresas baseadas na Internet começaram a falir tanto nos Estados Unidos como na Europa e, também no Brasil. E os oportunistas, denominados erroneamente de empreendedores, começaram a ter desafios verdadeiros, ou seja , ou seja, tiveram de justificar os investimentos maciços recebidos em e a ausência de receitas dessas empresas. A maioria não conseguiu e suas empresas fecharam as portas ou foram adquiridas por outras.

Esta fase mostrou que qualquer negócio, por mais promissor que pareça o mercado onde si insere, deve ser criado de forma planejada, consistente, com crescimento adequado e principalmente, com e mpreendedores apaixonados pelo que fazem interessados em criar um negócio viável, autossustentável, e não apenas uma marca veiculada em forma de site na Internet. As oportunidades continuam existindo como nunca na rede mundial de computadores, mas devem ser analisadas de forma criteriosa como qualquer outra oportunidade de negócio. Fonte : Dornelas

Sobre Oportunidade:

Este realmente é um bom negócio? O primeiro ponto sobre o qual você precisa ter certeza, é quanto à oportunidade de negócio que identificou . Será que realmente tem uma oportunidade de negócio nas mãos ou apenas uma ideia na cabeça?

É importante responder as perguntas básicas:

1 – Se eu tenho vocação para atuar no ramos.

2 - Se terei clientes para o negócio que pretendo criar ( A razão para o negócio existir) . Se existem interessados em adquirir o meu produto.

3 – Se já pesquisei sobre os fornecedores de quem comprar para poder estar atendendo estes meus clientes.

4 – Se a região escolhida é favorável

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com