TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS EMPREENDEDORISMO

Trabalho Universitário: ATPS EMPREENDEDORISMO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  1.640 Palavras (7 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO – UNIAN

CURSO: TECNOLOGIA DE GESTÃO EM LOGÍSTICA – 1º SEMESTRE NOTURNO

DISCIPLINA: EMPREENDEDORISMO

Alessandro Mansano – RA 8061813617

Alex Sandro da Silva – RA 8061789483

Danilo de Souza Omena – RA 8423993903

Danilo Tomás de Barros – RA 8419163555

Erick Placides de Oliveira – RA 9902008860

Mariana Daniela Bucci – RA 9902014978

ATPS – EMPREENDERORISMO ETAPAS 1,2, 3 E 4.

PROFESSORA ORIENTADORA: MARIETA BARBOZA PEREIRA

São Bernardo do Campo

Junho 2014 

Etapa 1 – Introdução ao Empreendedorismo e o Processo Empreendedor.

“O empreendedor é aquele que faz s coisas acontecerem, se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização.” Dornelas (2012, p.1)

O empreendedorismo está sendo discutido cada vez com mais frequência nos estudos de administração, pois tem grande importância na economia atual, porém este tema não é um assunto recente, a sua importância hoje se deve por estar sendo usado como alternativa de solução de problemas que empresários e empregados vivem no atual cenário econômico.

Para Dornelas (2005), o empreendedorismo é fundamental para a economia e a sociedade, porém, empreender está cada vez mais difícil diante dos avanços tecnológico que evoluem e aperfeiçoam os meios de produção e serviços, aumentando a disputa entre as empresas.

O cenário econômico globalizado aumenta a competitividade e a perda da criatividade, nas organizações, em troca da busca pelo lucro no menor tempo possível (Hisrich, Peters e Shepherd, 2009), fica a critério do empreendedor a tarefa de buscar diferenciais de mercado.

Passo 1.2 – CARACTERÍSTICAS DOS EMPREENDEDORES DE SUCESSO

São visionários: Eles têm a visão de como será o futuro para seu negócio e sua vida.

São indivíduos que fazem a diferença: Sabem agregar valor aos serviços e produtos que colocam no mercado.

Sabem explorar ao máximo as oportunidades: O empreendedor é um exímio identificador de oportunidades, sendo que suas chances melhoram quando seu conhecimento aumenta.

São determinados e dinâmicos: Atropelam as adversidades, ultrapassando os obstáculos, com uma vontade impar de “fazer acontecer”. Mantêm-se sempre dinâmicos e cultivam um certo inconformismo diante da rotina.

São otimistas e apaixonados pelo que fazem: O otimismo faz com que sempre enxerguem o sucesso, em vez de imaginar o fracasso.

São independentes e constroem o próprio destino: Querem ser independentes, em vez de empregados, querem criar algo novo e determinar os próprios passos, abrir os próprios caminhos, ser o próprio patrão e gerar emprego.

São líderes e formadores de equipes: Sabem que, para obter êxito e sucesso, dependem de uma equipe de profissionais competentes. Sabem ainda recrutar as melhores cabeças para assessorá-los nos campos onde não detêm o melhor conhecimento.

São bem relacionados (networking) são organizados: Os empreendedores sabem construir uma rede de contatos, junto à clientes, fornecedores e entidades de classe.

Planejam, planejam e planejam: Os empreendedores de sucesso planejam cada passo de seu negócio, desde o primeiro rascunho do plano de negócios até a apresentação do plano aos investidores.

Assumem riscos calculados: O verdadeiro empreendedor é aquele que assume riscos calculados e sabe gerenciar o risco, avaliando as reais chances de sucesso.

Criam valor para a sociedade: Os empreendedores utilizam seu capital intelectual para criar valor para a sociedade, com a geração de empregos, dinamizando a economia e inovando, sempre usando sua criatividade em busca de soluções para melhorar a vida das pessoas.

Passo 1.3 – Diferença entre Administrador e Empreendedor

O administrador concentra-se nos atos de planejar, organizar, dirigir e controlar uma determinada organização, na maioria das vezes estes são ambiciosos, buscam o poder, são especializados com um temperamento instável, porém muito otimismo.

Entretanto os empreendedores de sucesso possuem características extras, além dos atributos do administrador, e alguns atributos pessoais que somados favorecem na criação de uma nova empresa. Tendo como principais características, são visionários, pois preveem como será o futuro para os seu negócios, identificando novas oportunidades e planejando para a realização.

Passo 1.4 – Exercício de Auto Avaliação

Após todos integrantes do grupo realizarem a auto avaliação, os resultados obtidos na analise de desempenho geral do grupo ficaram na média de 90 a 119 pontos, com a seguinte descrição:

“Você possui muitas características empreendedoras e às vezes se comporta como um, porém você pode melhorar ainda mais se equilibrar aos pontos ainda fracos com os pontos já fortes.” (Dornelas, 2012, p.42).

Com os resultados obtidos, chegamos à conclusão que todos integrantes apresentam um potencial empreendedor, porém identificamos oportunidades de melhorias em algumas habilidades que serão desenvolvidas durante a realização deste trabalho.

Etapa 2 – Passo 2.1

a) Qual mercado ela atende?

Nosso produto abrange uma faixa etária mínima de 16 anos até a 3ª idade, tendo um kit para ambos os sexos, sendo um produto acessível para qualquer classe social.

RAZÃO SOCIAL: H M COMERCIOS DE BRINDES SA

NOME DA EMPRESA: KIT’S FANATICOS

Missão: Atender as demandas dos clientes com excelência pelo desenvolvimento e oferta de produtos, fornecendo os melhores kit’s para os torcedores apaixonados por futebol.

Visão: Ser empresa de referencia reconhecida como a melhor opção pelos cliente, colaboradores, comunidade, fornecedores e investidores pela qualidade de nossos, serviços e relacionamento.

Ramo: Comercio de brindes

b) Qual o retorno econômico que ela proporciona?

Devido à terceirização na fabricação dos produtos, teremos um lucro estimado em torno de 10% a 15%, o investimento inicial será baixo, pois não serão investidos recursos com a compra de maquinário.

c) Quais são as vantagens competitivas que ela trará ao negocio?

O produto apresenta o diferencial de conter um kit para ambos os sexos.

d) Qual equipe que transformará essa oportunidade me negocia?

A equipe é formada em sua maioria por pessoas envolvidas na área de logística, com potencial empreendedor e possuem conhecimentos administrativos e informática e tecnologia.

ORGANOGRAMA

e) Até que ponto o empreendedor está comprometido com o negocio?

Todos estão completamente envolvidos com o tema, uma vez que a copa será realizada em nosso país, e futebol é uma paixão nacional.

Passo 2.3 – Analise comparativa utilizando a tabela 3.1 da PLT.

Ao compararmos a resposta elaborada pelo grupo verificamos que a ideia é viável a curto e médio prazo, porém após o encerramento do evento realizado pela FIFA, o produto será adaptado aos clubes destaques do futebol.

Referente à análise econômica o produto se apresentou viável, pois o investimento inicial será baixo, o retorno em curto prazo, lucro estimado acima dos 10%.

Por ser um produto com itens adquiridos de fabricantes terceirizados o custo de montagem será baixo, em relação a divulgação dos Kit”s, será realizado através de sites modelo E-Commerce e PDV( ponto de venda) estrategicamente colocados próximos aos estádios em dia de jogos eliminando o custo logístico de distribuição.

O grau de controle para preços/custos/cadeia de fornecedores e distribuição será forte e com acompanhamento continuo.

As barreiras de entradas serão a patente e a licença de ambulantes móveis fornecidas pela prefeitura local.

A equipe gerencial possui conhecimentos na área de logística, administrativos, informática e tecnologia.

PLANO DE NEGOCIOS

Empresa HM Comércios de brindes S/A

Avenida Jules Rimet, 225 - Jardim Leonor

Centro – SP

(11) 3589-4896

www.fanaticskits.com.br

comercial@hmcomercio.com.br

Mariana Daniela Bucci, Diretora Geral

Alessandro Mansano, Supervisor de Vendas

Rua MMDC, 250 - Bairro Paulicéia- São Bernardo do Campo - SP

Este Plano de Negócios foi elaborado em Maio de 2014

por Mariana Daniela Bucci

O Negócio.

A “Fanatic’s Kits” é uma nova empresa que atuará na comercialização de brindes avulsos kit’s prontos para os torcedores fanáticos .

Na comercialização de brindes avulsos as vendas estarão acessíveis a clientes comuns e para revendedores lojistas.

O kit’s fanatic’s torcedor são direcionados a torcedores dos principais clubes de futebol nacionais e internacionais.

8 - Sumário executivo

A Fanatic’s Kits é uma empresa inovadora do ramo de brindes, que vem com um proposito atender a necessidade daqueles torcedores apaixonados pelo seu time. Ela vem com o diferencial de captar o publico feminino, que com o passar dos anos vem aderindo esta paixão.

Nossa loja física fica localizada perto de um dos maiores estádios do mundo o Estádio Cicero Pompeu de Toledo mais conhecido como “Morumbi”, e também temos pontos de vendas moveis estrategicamente colocados próximos aos estádios em dia dos principais jogos.

9 - Análises Estratégicas

Missão - Atender as demandas dos clientes com excelência pelo desenvolvimento e oferta de produtos, fornecendo os melhores kits para os torcedores apaixonados por futebol.

Visão - Ser empresa de referência reconhecida como a melhor opção pelos clientes colaboradores, comunidade, fornecedores e investidores, pela qualidade de nossos serviços e relacionamento.

Valores - - Integridade

- Comprometimento

- Valorização humana

- Melhoria contínua

- Inovação

.

Inovação - Melhorias contínuas para a confecção de produtos de qualidade com preços acessíveis.

10 - Analise Swot.

Pontos Fortes Oportunidade

• Pontos estratégicos próximos aos estádios;

• Baixo custo na confecção dos Kits;

• Direcionado ao publico feminino com kits exclusivos;

• O mercado de brindes esta em alta devido a Copa;

• Adaptação dos produtos para outros eventos esportivos;

Pontos Fracos Ameaças

• Kit Feminino; Produto novo no mercado;

• Grande dependência dos fornecedores;

• Grandes concorrentes (atacadistas);

11- Estrutura Societária

A Fanatic’s Kits terá sua estrutura societária da seguinte forma:

 Mariana Bucci – Diretora Administrativa

 Alessandro Mansano – Supervisor de Vendas

 Danilo Tomas – Supervisor de Compras

 Erick Placides – Comprador

 Alex Sandro Silva – Vendedor

 Danilo Omena – Vendedor

12- Produtos e Serviços – Brindes para eventos e Kits para torcedores.

13- Mercado Alvo – Devido o grande evento que o Brasil irá ceder, elaboramos um kit exclusivo para o publico feminino temático Copa do Mundo, porém os produtos abrange uma faixa etária mínima de 16 anos até a 3º idade, contendo kit’s para ambos os sexos, sendo um produto acessível para qualquer classe social.

14- Localização: Avenida Jules Rimet, 225 - Jardim Leonor – Centro – SP

15- Investimento Financeiro.

 Loja Comercial (Locação) – R$1.500,00

 Compra de carrinhos para construção dos PDV’s móvel – R$15.000,00

 Material de Escritório – R$1.000,00

 Funcionários – R$15.000,00

 Contas em geral (água, luz e telefone). – R$500,00

 Divulgação ( outdoors e divulgações online) – R$10.000,00

Investimento para inicio das atividades: R$ 43.000,00

Referência bibliográfica

DORNELAS, José. Empreendedorismo: Transformando ideias em negócios. 2012 - 4ª Edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

...

Baixar como  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »