TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ETICA

Monografias: ATPS ETICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  2.037 Palavras (9 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 9

ATPS – Atividades Práticas Supervisionadas

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANSA NO TRABALHO

Professor EAD – Me. Luiz Manuel Palmeira

Tutora EAD – Camila Silva de Menezes Costa

ATPS elaborada para fins de avaliação da disciplina “Ética e Relações Humanas no Trabalho”, do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera – Uniderp, sob orientação da professora tutora à distância Camila Silva de Menezes Costa e da professora tutora presencial Ivanilza Silva de Jesus.

CAMPO GRANDE / MS

JUNHO – 2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...........................................................................................................4

2. A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS”.........................5

2.1 Sinopse do filme ....................................................................................................6

2.2 Análise das cinco situações envolvendo a ética profissional em Administração...7

3. CONCLUSÃO ...........................................................................................................10

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .......................................................................11

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho visa apresentar o aprendizado obtido da disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho, ministrada pelo Professor EAD Luiz Manuel Palmeira e orientado pela Tutora EAD Camila Silva de Menezes Costa, bem como a interpretação do filme “Amor sem Escalas”.

A ética tem sido fundamental para que o homem possa conviver em sociedade, dentro de parâmetros voltados para o bem comum, assim concordando com os valores morais que prezam pela ação virtuosa.

Diferentemente da moral, mas estreitamente relacionado ao termo, é através da ética que o indivíduo é elevado ao seu momento de introspecção, ou seja, ele se volta para o seu próprio intimo fazendo um auto-exame de consciência e avaliando os reflexos de suas atitudes e comportamentos perante a sociedade.

Os grandes empresários já dedicam um dia em suas organizações para falar de ética empresarial, eles vêm percebendo que os funcionários estão muito envolvidos no negócio e isso reflete no produto final da empresa e no próprio consumidor.

Como podemos compreender, estas questões dizem respeito ao surgimento da discussão da ética empresarial.

Os desafios do mercado atual, as falhas éticas e desvios de condutas nas empresas colocam dilemas éticos que exigem mudança de postura de acordo com a noção de integridade.

As mudanças são fundamentais para que essas empresas sobrevivam em um mercado globalizado, como o atual, isto é, se realmente estas empresas estiverem de fato dispostas a se tornarem competitivas.

É dever de todos nas instituições, manterem a boa imagem da empresa perante a sociedade através da boa conduta de seus funcionários tanto com os clientes internos quanto externos.

A elaboração e implantação de um código de conduta interno são formas de comprometer e desenvolver a organização como um todo, para juntos caminharem com idéias, valores e missão da empresa.

2. A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS”

O filme “Amor sem escalas” procura nos mostrar a importância dos relacionamentos pessoais dentro e fora da empresa. É fato que pessoas são o que fazem uma empresa ser boa ou ruim para tudo. E para que uma empresa tenha os valores corretos e que seja correta, as pessoas que a compõem tem de ter uma vida pessoal que lhe ensine os valores humanos acima de tudo. Mostra também que não podemos ser insensíveis nos tratos com colegas de trabalhos e que devemos tratar-lhes sempre com dignidade, até para que possam nos tratar do mesmo jeito. Também, que nossas decisões pessoais podem afetar nossas decisões profissionais e que quando não conhecemos a nós mesmos, podemos em algum momento da carreira ou da vida, dar-nos conta de que o que fizemos não era o que realmente gostaríamos de ter feito, e assim sendo, arrepender-nos amargamente.

Portanto, devemos procurar antes de tudo em nós mesmos, os valores que consideramos corretos para estarmos plenamente preparados para assumirmos posições dentro de empresas. Para que ao tomarmos decisões, tenhamos a certeza de que estamos fazendo o nosso melhor pela empresa e principalmente por nós mesmos.

Há maneiras diferentes de prestar um serviço, de como devemos dar atenção a detalhes, como devemos conhecer nosso cliente, que devemos tornar o cliente fiel aos nossos serviços. Adequar-se a todas as novidades e utilizá-las deveria ser buscado por todos os prestadores de serviço.

As coisas mudam rapidamente e com elas as necessidades dos consumidores de um melhor atendimento, um serviço mais qualificado, um benefício, etc. e as empresas precisam adequar-se ou estarão fora do mercado. Saber o que o cliente deseja é essencial para a duração contínua de uma empresa e para que o serviço seja atendido conforme a necessidade do cliente.

É difícil um profissional se manter fiel a uma mesma empresa por muito tempo. Imagine só quando os papéis se invertem. Manter pessoas talentosas é tarefa ainda mais árdua. Hoje, o diferencial das empresas são as pessoas. Por isso, é importante manter profissionais que gostem do que fazem e que atuem como se fossem agentes modificadores.

Para seguir uma carreira de fidelidade, o funcionário precisa de qualificação e facilidade nos relacionamentos. E mais: mostrar flexibilidade, senso crítico e disposição para trabalhar em equipe. Uma das principais vantagens do profissional fiel é que ele participa ativamente no crescimento do negócio. Pense bem nas suas possibilidades de crescimento. Se essa for a tendência para os próximos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com