TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS GESTÃO DE PROJETO

Ensaios: ATPS GESTÃO DE PROJETO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  10.124 Palavras (41 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 41

Universidade Anhanguera – Uniderp

ADMINISTRAÇÃO

Disciplina: Gestão de Projetos

Tutor EAD: Profº. Renata M. G. Dalpiaz

Profº. Tutor Presencial:

Aluno Marcio Douglas de Oliveira RA 2639486169

Aluno Aurelisa Santoro Coutinho RA 2307350579

Aluno Maria Cristina RA 2318351396

Aluno Edison Barbosa RA 2321391265

Aluno Fabio Simões RA 2330430376

São José dos Campos

29/03/2014

SUMÁRIO

Introdução.

A Natureza de um Projeto.

A Idéia do Projeto.

Avaliação de Viabilidade e Riscos.

Identificação e soluções para os riscos do projeto.

Evitando as Armadilhas Gerenciais.

Recursos /Estrutura de Administração / e Equipe do.

Concepção e Planejamento de Projetos/ Ferramentas e controle.

Comunicação, Conflito e controle.

Inspeção, Revisão e Avaliação.

Conclusão

.

Referências Bibliográficas.

1 - Introdução

Realizar esse projeto fez com que descobríssemos a importância de como estruturá-lo e desenvolvê-lo com pontos que fosse definido e conseguisse atingir nossos objetivos. Com as orientações certas esse desafio está sendo estimulante e prazeroso já que não só alguns mais vários têm esse objetivo comum, montar um negócio próprio realizando assim um sonho. A idéia de montarmos uma confecção partiu de um desejo de sermos empreendedores de nós mesmos e à medida que o projeto se desenvolve vamos tentando formar expectativas de alcançar esse objetivo.

Depois de discutirmos o projeto verificou uma grande necessidade de abranger não só uns públicos-alvo mais vários, porque a sobrevivência no mercado dependerá dos nossos conhecimentos e de como iremos manter o projeto vivo. Hoje em dia a maioria dos grandes projetos são resultados de esforços de longa data, mas a duração não é único propósito porque a duração não chega a um ano no mercado e acabam fechando. Infelizmente todo projeto existe falhas e nós não queremos que aconteçam as mesmas armadilhas, queremos preservar o nosso objetivo minimizando cada falhas.

A NATUREZA DE UM PROJETO

O QUE É GESTÃO DE PROJETO

O trabalho a seguir tem por objetivo o tema gestão de projetos, que para ser abordado inicialmente seria importante definir primeiramente o que exatamente é um projeto, o que o diferencia de um negócio, e as ferramentas apropriadas para gerir um projeto do começo ao fim, obtendo o sucesso desejado.

O QUE É UM PROJETO

Para definirmos o que é um projeto, vamos seguir alguns conceitos utilizados pela PMI – Project Management Institute, um dos maiores e mais conceituados institutos do mundo no assunto.

Primeiramente é importante definir que um projeto é sempre único de alguma forma, seja em relação ao cliente ou ao produto de que se trata, e possuem um objetivo bem claro que quando atingido caracteriza o final do projeto, ou seja, missão cumprida.

Podemos dizer, que uma idéia de negócio depois de colocada no papel com base em informações sobre o produto, pesquisas de mercado atuante, analises de risco e custo, se trata de um projeto. Porém, o conteúdo do documento não pode ser considerado um projeto, pois este seria um fim do negócio teoricamente e o negócio é feito para durar para sempre.

Podemos assim exemplificar um projeto como a construção de um imóvel, uma viajem, ou a implantação de uma nova linha de montagem em uma empresa, podendo eventualmente não ter nada a ver com um novo negócio.

O QUE É GERÊNCIA DE PROJETO

Gerenciar um projeto significa fazer uso de técnicas, habilidades e conhecimento para gerir um projeto desde o planejamento e execução até as atividades de controle.

É possível administrar um projeto com base em ferramentas ou apenas baseado em experiência própria de vida, dependendo do ramo em que se atua claro.

Existe uma publicação chamada PMBOK – Project Management Body of Knowledg, que compilou as melhores praticas de gerenciamento utilizadas ao redor do mundo, reunindo processos, ferramentas técnicas utilizáveis, procedimentos e outros detalhes importantes ao longo de todas as fazes de um projeto, sendo que o uso dessas técnicas potencializa o projeto em atingir seu objetivo.

Os processos citados acima foram organizados pela PMI em nove áreas sendo:

• A gestão do escopo, que trata de todos os processos envolvidos no projeto, e como eles serão alterados ao longo do projeto.

• A gestão de custos, que trata das técnicas para gerir e administrar o custo e as despesas ao longo do projeto.

• O gerenciamento de risco, que se trata da identificação e priorização dos riscos, e as estratégias adotadas para lidar com os mesmos ao longo do projeto.

• As demais áreas que são a de gestão integrada do projeto, gestão de prazo, gestão de recursos humanos, gestão de qualidade, gestão de comunicação e gestão das aquisições (procurement).

Entre as técnicas utilizadas na administração de um projeto estão às ferramentas auxiliares

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com