TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS De Projeto Multidisciplinar

Trabalho Universitário: ATPS De Projeto Multidisciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  3.667 Palavras (15 Páginas)  •  626 Visualizações

Página 1 de 15

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS:

Projeto Multidisciplinar I

Relatório desenvolvido durante a disciplina

de Projeto Multidisciplinar I referente,

ao Terceiro Semestre de Pedagogia.

Professor: Djalma Silveira.

Sobradinho

Junho/2013

ÍNDICE

INTRODUÇÃO......................................................................................................................04

ETAPAS DO PROJETO E SUA FINALIDADE...................................................................05

IMPORTÂNCIA DA TRANSDISCIPLINARIDADE NO PROJETO..................................07

TRÊS ‘R’ DA SUSTETABILIDADE PROTEGENDO O MEIO AMBIENTE....................08

PROJETOS TRANSDISCIPLINARES BEM SUCEDIDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA...10

PROJETO MEIO AMBIENTE: BRINCANDO, CRIANDO E REUTILIZANDO..............12

CONIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................................18

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS....................................................................................19

INTRODUÇÃO

O projeto de aula é uma ferramenta muito importante para o professor. Por meio dele, o educador pode fazer a previsão dos conteúdos que serão dados, as atividades que serão desenvolvidas, os objetivos que pretende alcançar, e quais as formas de avaliação poderá usar. Um bom projeto possibilita ao professor, na medida do possível e do desejável, manter a articulação da disciplina e como alcançar os objetivos que ele deseja.

O projeto é importante para o Educador e para o Educando, pois contribui tanto com professores quanto com os alunos de forma a dar segurança ao professor. Faz com que o tempo seja melhor aproveitado, aumenta o interesse dos alunos, diminui a monotonia, permitindo o melhor uso dos recursos que mantém vivo o interesse das crianças.

Nos relatórios a seguir, acompanharemos cada passo necessário para a elaboração de um projeto de aula, entender o que significa cada etapa e as finalidades de um projeto. Entender a importância da transdisciplinaridade no mesmo. Saber um pouco sobre os três R, Reduzir, Reutilizar e Reciclar, e por ultimo um modelo de projeto sobre o meio ambiente.

ETAPAS DO PROJETO E SUA FINALIDADE

Público Alvo do Projeto: Escolha do conteúdo a ser desenvolvido de acordo com o público alvo do projeto. Séries iniciais: Seis anos – 1° ano, um tipo de conteúdo que seja adequado. Sete anos - 2° ano, outro conteúdo que seja compatível. Oito e dez anos - 3° e 4° ano, o conteúdo escolhido foi Meio Ambiente.

Cronograma: É o tempo de duração que inicia e termina um projeto.

Definição do Tema: Para elaborar um tema, tem que fazer uma reunião com todos participantes, principalmente com todos os alunos e questionar com eles o tema preferido que eles mais gostassem de aprender, para melhor desenvolvimento.

Justificativa do Projeto e sua aplicabilidade teórica que darão sustentabilidade ao projeto: Procurar um tema para chamar atenção dos alunos, que todos fiquem satisfeito, encontrando-se na aprendizagem significativa.

Definição do Objetivo Geral: Pretensão de alcançar a melhoria depois do projeto, todos chegarem a uma finalidade satisfatória de mudança em geral a escola.

Detalhar os objetivos específicos: Os objetivos específicos em um projeto é alcançar, atingir o útil ao agradável satisfazendo todos, o tema Meio Ambiente, tornar o ambiente mais agradável, limpo, saudável e bonito.

Sintonizar o projeto com a proposta pedagógica da instituição de ensino: Ao elaborar um projeto a organização nas três fases, elaborar execução, avaliação, para ter um bom resultado e relacionamento com a escola como um todo.

Definir a metodologia a ser utilizada: Colaborativa, a equipe tem que está envolvida para melhor alcance de todos. Integrativa envolve todos os membros da comunidade. Multidisciplinar em volve pessoas cujos interesses abrangem as diferentes disciplinas.

Escolher formas de atividades lúdicas que servem para despertar o interesse do aluno: Trabalho em grupo, cartazes, tintas e figuras.

Escolher um título mais criativo para o projeto: A Equipe tem que se reunir e buscar um título criativo para o desempenho do aluno.

Descrever as atividades a ser desenvolvidas: O que? Temos que realizar as atividades com que fim? Esclarecer habilidades para realizar as atividades. Como? Para realizar as atividades. Quando? Esclarece as atividades a ser desenvolvida. Onde? O projeto deve ser realizado em vários lugares. Quem? Não podemos esquecer as pessoas em volvidas. Com que? Termos que trabalhar com vários tipos de materiais.

Organização, formatação e parcerias do projeto: O projeto tem que ser bem organizado com temas do interesse dos alunos, de acordo com séries e capacidade do mesmo, usando-se as técnicas, teorias e práticas. Os professores tem que combinar e dividir as tarefas.

Considerações finais aspectos reflexivos e conclusivos sobre a importância do projeto no contexto do educando e sua faixa etária: Aspectos reflexivos, o tipo de trabalho desenvolvido é muito importante, por serem estimulador e fácil de trabalhar. Aspectos conclusivos, em uns projetos bem elaborados, fazem-se com que os alunos tenham dedicação em aprender, e professor adquiram mais proveito no ensino aprendizagem.

Menciona a forma de acompanhamento do desenvolvimento das etapas do referido projeto: As pessoas envolvidas tem que registrar o projeto, todas as reuniões, ou melhor, ter um controle de tudo depois passar o resultado de tudo que foi alcançado e ficar no arquivo.

Citar a forma como dar-se a avaliação do projeto: Os processos das turmas devem ser de maneira desafiadora e também podemos ter o trabalho multidisciplinar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com