TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Projeto Multidisciplinar I

Artigos Científicos: Atps De Projeto Multidisciplinar I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  1.665 Palavras (7 Páginas)  •  689 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO DE PALMAS - TO

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETO MULTIDISCIPLINAR

PROF. DJALMA SILVEIRA

ISA LOPES DA CRUZ - RA: 360641

MARIVANIA RODRIGUES PINTO - RA: 361740

SIMONE REIS MARANHÃO - RA: 362408

SIMONIA LUNA DE CARVALHO SANTANA - RA: 362405

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Projeto Multidisciplinar”, sob orientação da professora-tutora a distância Cássia Regina Gasparin dos Santos Pereira.

Palmas – TO Junho de 2013

A evidência de que o professor não pode continuar sendo um depositário de conhecimento da cabeça de seus alunos, fica explicitada quando há uma grande necessidade transformar esse indivíduo passivo em sujeito empreendedor de suas próprias descobertas e fundamentação de seus conhecimentos. E para Fernando Hernández, basta que haja uma readequação curricular das disciplinas adotadas pelas instituições de ensino e que essas trabalhe-as com o auxílio de bons projetos educacionais. Sendo que os mesmos sejam pontos de partida para indagações, pensamentos-crítico individual e coletivo de uma escola.

E na elaboração de um projeto de trabalho educacional é imprescindível que haja critérios para aguçar a curiosidade infanto-juvenil é preciso de fatos que contextualizem a sua realidade. É Propor conjuntamente com a turma o levantamento de dúvidas que permeiam o assunto e o que pretendem aprender com o que foi descoberto para pô-lo em prática na vida escolar e fora dela. Evitando assim equívocos nas escolhas de matérias que não ocupam a importância primordial na aprendizagem dos alunos. Para colher frutos positivos e trabalhar as carências apresentadas na estruturação dos projetos. Pois fica mais fácil partir geral para o particular, assim também funciona com as disciplinas, porque há sempre pontos de intersecção entre elas. O que não isenta o professor de fazer uma exposição prévia oral do assunto, ou que faça com que seus alunos participem de debates com outras turmas, seminários, fóruns ou conferências propiciado pelas tecnologias na educação e que estes estejam desempenhando atividades grupais ou individuais, pois a aprendizagem se concretiza também fora do espaço escolar.

Preestabelecer os assuntos ou temas ajuda a mensurar o que querem atingir nas escolhas dos objetivos e estes na conquista de novos conhecimentos e saberes.

Os Projetos de trabalhos educacionais devem contemplar três etapas cruciais, que vão dar um norteador ao professor, na hora de planejar e executar atividades que realmente garanta uma aprendizagem significativa. São elas, O PLANEJAMENTO, A EXECUÇÃO E A CULMINÂNCIA.

Na fase de planejamento de um projeto é importante que se identifique os assuntos que façam sentido na vida e na aprendizagem dos alunos, que tenham correlação com a realidade vivenciada por todos na escola e na comunidade. Pensando democraticamente, é bom que os jovens participem da escolha dos temas a serem trabalhados durante a realização do mesmo.

Durante o período da execução do projeto, a escola se mobiliza em prol de alcançar todos os objetivos previstos durante o transcorrer das atividades, sendo todos parte importante no desempenho de cada atividade, empregando suas habilidades e competências para alcançar degraus mais altos na aprendizagem.

È na culminância, onde todos mostram o que conseguiram realizar, aprender e partilhar o aprendizado .A união dos trabalhos juntos é o significado de que ninguém vive isolado, fora de seu contexto social. Que unidos podemos ir e conquistar bem mais longe aprendendo novos conceitos e reformulando ideias.

A escola é o lugar onde podemos dizer que é uma laboratório de experiências e suas fórmulas será exigida pela vida fora dela.

Durante a visita na escola Sávia Fernandes, domiciliada no Município de Palmas-TO, onde pudemos acesso a matriz curricular e vemos que ela contempla as disciplinas de obrigatórias do eixo comum, entretanto pudemos analisar a inserção ou supressão de algumas disciplinas como PPT e Língua Estrangeira. A discrepância entre as escolas dentro da mesma esfera de ensino é visível e ao ver da comunidade considerado uma forma de exclusão do aluno em garantir o acesso ao conhecimento.

O PAPEL DAS MÍDIAS EM NOSSA VIDA

MISSÃO;

Tornar os alunos e toda a comunidade escolar cidadãos consciente do uso adequado sem deixar que a mesma influencie na relação de consumo, valores e relações interpessoais.

VISÃO:

Fazer repensar a real necessidade do produto em nossa vida e não se deixar influenciar pelas campanhas e ofertas apelativas propostas pelo comércio.

JUSTIFICATIVA;

Por causa do grande poder de persuasão que a mídia exerce em nossa vida pessoal e social. Transformando o nosso comportamento perante a nossa relação de consumo e nas relações interpessoais, causando inversão de valores em nossa sociedade.

OBJETIVOS GERAIS;

Que na exposição do projeto na classe possa despertar a curiosidade dos alunos em:

 Possibilitar a autoavaliação sobre o grau de dependência/influência das mídias eletrônicas e digitais.

 Desenvolver debates sobre a real necessidade do consumo.

 Testar o nível de relacionamento entre as pessoas.

 Entender como se dá a globalização dos produtos no mundo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Que durante a realização do projeto possa se trabalhados os conceitos de:

 Conservar os recursos naturais (minérios e metais) para a saúde do homem e do planeta.

 Rever o conceito de consumo responsável.

 Colocar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com