TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS PLANEJAMENTO

Ensaios: ATPS PLANEJAMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2015  •  3.372 Palavras (14 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 5

2 Definição de Sistema 5

2.1. Produção 5

2.2. Elementos Constituintes...............................................................................................10

2.3. SUBSISTEMA DE CONVERSÃO/TRANSFORMAÇÃO: 11

2.4. SUBSISTEMA DE CONTROLE 11

2.5. Empresa Cooperativa Vinícola San Giovanni............................................................12

2.6. Planejamento e controle modelos de previsão de demanda : 12

2.7. O que e quanto produzir.............................................................................................13

2.8. Custos diretos 13

2.9. Materiais diretos 14

3. produtos finais 17

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................................18

1. Definição de Sistema

Um sistema pode ser definido, conforme Chiavenato (1983) e Ballestero-Alvarez(1990), como um conjunto de partes (ou elementos ou órgãos) interagentes e interdependentes, ou seja, dinamicamente inter-relacionados, que, juntos, formam um todo unificado, e que efetuam uma atividade ou função para atingir um ou mais objetivos ou propósitos (finalidade do sistema).

Os sistemas são compostos de entradas (inputs), processo de transformação, saídas (outputs) e de um subsistema de retroalimentação/realimentação/feedback sobre todo o sistema.

Ao se estudar um sistema, deve ser estabelecer qual o sistema a ser considerado, ou seja, o foco de estudo: uma empresa como um todo; um procedimento; um setor da empresa; o corpo humano; um órgão do corpo humano.

Os sistemas são formados de sub-sistemas e fazem parte de um sistema maior, denominado ambiente, meio ambiente, meio externo, meio ou entorno do sistema. 2. Produção

O planejamento e Controle da Produção determina o que, quanto, como, onde, quando e quem irá produzir, ou seja, administra os recursos produtivos de forma a atender melhor os planos estabelecidos pela empresa.

Porém para se fazer um bom planejamento da produção deve-se ter uma boa previsão, uma excelente administração de estoque e um eficiente acompanhamento e controle da produção.

Muitas são as maneiras possíveis de se definir Produção:

a) Criação de bens e serviços capazes de suprir as necessidades econômicas do homem.

b) Ato ou efeito de produzir, criar, gerar, elaborar, realizar

c) Em uma organização fabril, produção é a fabricação de um objeto material, mediante a utilização de mão-de-obra, materiais e equipamentos; já em uma prestadora de serviços, produção é o desempenho de uma função que tenha alguma utilidade. Para que sejam atingidos os objetivos estratégicos da organização.

Devemos observar que existem diversas alternativas de técnicas e lógicas quepodem ser utilizadas, com este objetivo. A principal tem sido mais extensivamente usada ao longo dos últimos 15 anos, estamos falando dos Sistemas MRP II, que se baseiam fundamentalmente na lógica do calculo de necessidades de recursos a partir das necessidades futuras de produtos, que são agregados juntos nos sistemas de programação da produção, que utilizam fundamentalmente das técnicas de simulação em computador.

Independente da lógica que utilizem, os sistemas de administração da produção,para atingirem seus objetivos e cumprirem seu papel de suporte, dos objetivos estratégicos da organização, devem ser capazes de apoiar e dar ferramentas a os tomadores de decisões a: (CORRÊA; GIANESI; CAON, 1997, p. 17).

Para atingir seus objetivos, os sistemas produtivos exercem uma série de funções operacionais, desempenhadas por pessoas, que vão desde o projeto dos produtos, até o controle dos estoques, recrutamento e treinamento de funcionários, aplicação dos recursos financeiros, distribuição de produtos etc.

De forma geral, estas podem ser agrupadas em três funções básicas: Finanças, Produção e Marketing.

O sucesso do sistema produtivo depende da forma como essas três funções se relacionam.

Para um bom planejamento da produção, geralmente utiliza-se a previsão de demanda para estruturar a empresa para possíveis demandas. A Previsão da demanda é base para o planejamento estratégico da produção, vendas e finanças de qualquer empresa. Muitas empresas reconhecem a importância da previsão de demanda em todos os níveis de uma organização.

A previsão é fundamental para a tomada de decisões periódicas envolvendo seleção de processo, planejamento de capacidade, melhorias de layout, e de decisões contínuas sobre planejamento da produção, da programação e do estoque.

A função produção, entendida como o conjunto de atividades que levam à transformação de um bem tangível em um outro com maior utilidade, acompanha o homem desde a sua origem. Quando polia a pedra a fim de transformá-la em utensílio mais eficaz, o homem pré-história estava executando uma atividade de produção. Nesse primeiro estágio, as ferramentas e o utensílio eram utilizados exclusivamente por quem os produzia, ou seja, inexistia o comercio, mesmo que de troca ou escambo.

Com o passar do tempo, muitas pessoas se revelaram extremamente habilidosas na produção de certos bens, e passaram a produzi-los conforme solicitação e especificações apresentadas por terceiros. Surgiram então os primeiros artesões e a primeira forma de produção organizada.

A produção artesanal começou a entrar em decadência como o advento da Revolução Industrial. Com a descoberta da maquina a vapor em 1764, por James Watt. Os artesões que ate então estavam em suas próprias oficinas, começaram a serem agrupados nas primeiras fabricas.

No fim do século XIX surgiram nos Estados Unidos os trabalhos de Frederick W. Taylor, considerado o pai da Administração Cientifica, surgindo a sistematização do conceito de produtividade, isto é, a procura incessante por melhores métodos de trabalho e processos de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com