TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Pocessos Administrativos

Trabalho Universitário: ATPS Pocessos Administrativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/6/2013  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 3

1 - Planejamento

O planejamento estratégico corresponde ao estabelecimento de um conjunto de providencias a serem tomadas pelo executivo para a situação em que o futuro tende a ser diferente do passado, o planejamento é, ainda, um processo contínuo, um exercício mental que é executado pela empresa, independente, de vontade específica de seus executivos. Ele também pressupõe a necessidade de um processo decisório que ocorrerá antes, durante e depois de sua elaboração e implementação na empresa.

O propósito do planejamento pode ser definido como desenvolvimento de processos, técnicas e atitudes administrativas, as quais proporcionam uma situação viável de avaliar as implicações futuras de decisões presentes em função dos objetivos empresariais que facilitarão a tomada da decisão no futuro, de modo mais rápido, coerente, eficiente eficaz.

1.1 - Tipo de Planejamento

Na consideração dos grandes níveis hierárquicos, podem-se distinguir três tipos de planejamento:

• Planejamento Estratégico: è o processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao otimismo grau de interação com os fatores externos, não controlados, e atuando de forma inovadora e diferenciada.

• Planejamento Operacional: é a formalização, principalmente através de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento e implantação de resultados a serem alcançados pelas áreas funcionais da empresa.

• Planejamento tático: tem por objetivo aperfeiçoar determinada área de resultado e não a empresa como um todo. Portanto, trabalha com decomposições dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidos no planejamento estratégico.

1.2 - Planejamento estratégico por Philip Kotler:

O planejamento estratégico é definido como o processo gerencial de desenvolver e manter uma adequação razoável entre os objetivos e recursos da empresa e as mudanças e oportunidades de mercado. O objetivo do planejamento estratégico é orientar e reorientar os negócios e produtos da empresa de modo que gere lucros e crescimento satisfatórios.

Segundo Kotler (1992), são três os tipos de planejamento:

• Planejamento Estratégico: fixa a natureza da organização: missão, estratégias, objetivos. Responsabilidade: direção geral (alta administração).

• Planejamento Tático: serve para gerenciar recursos visando atingir os planos estratégicos (projetos, ações etc.).

Responsabilidade: executivos da diretoria e subordinados (nível médio).

• Planejamento Operacional: objetiva otimizar as operações, elaboração de procedimentos, visando a realização dos planos estratégicos e táticos.

Responsabilidade: chefes departamento (nível baixo).

1.3 - Planejamento estratégico por Thomas Bateman:

O Planejamento estratégico é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com