TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS TECNICAS DE NEGOCIAÇÃO

Exames: ATPS TECNICAS DE NEGOCIAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2013  •  3.190 Palavras (13 Páginas)  •  808 Visualizações

Página 1 de 13

ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS

Em uma negociação salarial há apenas duas respostas para o pedido de aumento: sim ou não. Todos vão com o intuito de receber sempre a primeira opção, mas é importante estar preparado para ouvir qualquer uma delas. Sabemos que não há como forçar a chefia a te dar um aumento, é sempre bom cuidar para que na hora de se negociar não insista muito, pois pode acabar tornando tudo um tanto cansativo, claro que nem sempre um não deve ser encarado como sinal de desistência, talvez seja a hora de ouvir as razões do seu chefe e a partir disso renovar seus princípios e metas para uma próxima oportunidade, não esquecendo que é de grande importância saber se comunicar e administrar as emoções, transmitindo firmeza e preparo, mas para isso é necessário estudar muito bem a situação antes de agir.

Para tentar um aumento salarial você tem grandes chances de ser bem sucedido se souber vender sua força de trabalho no momento certo, a melhor forma de encarar a chefia para pedir um reajuste é necessário se imaginar como um produto e saber como vendê-lo, pois aumentar seu salario deve ser importante para a empresa também, por isso deve-se caprichar no marketing pessoal descobrindo assim a melhor forma de fazer com que a sua proposta gere valor agregado para a organização.

O gestor deve perceber que este aumento será vantajoso também para a empresa use, argumentos preciosos dizendo que com esse aumento você ira investir em si mesmo, em cursos ou viagens que trarão benefícios profissionais a si mesmo e consequentemente para a empresa, pesquise tente descobrir algum projeto que a empresa esta estudando e negocie o aumento em troca de engajamento na questão, claro que para pedir um reajuste é bom saber se este é o melhor momento por isso faça antes uma pesquisa de mercado para não fazer com que a sua proposta e estudos sejam em vão.

Na hora de negociar tem varias opções que podem ser usadas, uma delas é o blefe, pois ela pode colocar o aumento e ate mesmo seu emprego a perder, pois ao dizer que recebeu uma proposta em outra empresa que será bem melhor corre o risco de ouvir um “boa sorte”, pois estudos realizados mostram que para cada vaga ocupada existem outras dez pessoas esperando por uma oportunidade, pois sabe-se que o mercado de trabalho é favorável para quem contrata não para quem procura.

Às vezes usar argumentos se baseando na responsabilidade a você proposta pode comprometer a sua imagem diante do gestor, o fazendo entender que você não esteja dando conta do serviço a você designado, pois a qualidade e a responsabilidade são essenciais no seu ambiente de trabalho.

A sua proposta de aumento em hipótese alguma deve ser baseada pelo seu tempo de serviço prestado na empresa, pois o que realmente ira contar será as suas atitudes nesse tempo, “vestir a camisa da empresa” estando pronto para todas as situações possíveis, colocando a empresa em primeiro lugar nas suas atividades será de extrema importância, para finalizar com sucesso a sua negociação, claro que não se deve fantasiar, pois quem muito quer nada tem, para não se decepcionar é bom fazer pesquisas de mercado para saber a em media quanto um profissional que esta na mesma função ganha atualmente levando em consideração o tamanho da empresa e a região em que a mesma se encontra.

Se por um acaso você receber um não, deve questionar o porquê de não ser merecedor do aumento talvez seja por que a empresa não esta num bom momento espere então ate que essa fase passe, ou se o problema for você onde o seu supervisor acha que a pontos que podem ser melhorados para ser merecedor do aumento tente melhorar sendo assim esteja preparado para ir à busca das alternativas, devendo sempre tentar sentir a hora certa de pedir e até de recuar, pois não serão as necessidades financeiras pessoais que iram convencer a chefia de um aumento, mas poderá fazer com que reflitam fazendo um discurso que seja um tanto convincente, não esquecendo que o sentimentalismo “choro” não será responsável pelo sucesso da negociação tentando perceber o que ira convencer o gestor de que você é digno do mesmo, por isso deve-se basear em argumentos com qualidade e quantidade de conteúdo.

Vendo que ao usar vários argumentos a chefia insistiu em dizer não, a saída é tentar ganhar outros tipos de remuneração, tais como bônus, reembolso de despesas e ou bolsa de estudos. Por isso palavra desistir nunca pode constar nos seus pensamentos, pois na vida todos temos varias chances basta saber abraça-las na hora certa sem deixar escapar nenhuma delas.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AMAD, Sergio. Erros e acertos em uma negociação, professor de Recursos Humanos da FGV, São Paulo, 2002.

FURTADO, Daiane. Info Money. São Paulo, 03/01/2007.

NEGOCIAÇÃO: CONCEITOS E DEFINIÇÕES

A negociação, simples ato de nos relacionarmos com as pessoas, a fim de estabelecer acordos que satisfaçam as partes envolvidas, está presente de forma intensa em nosso cotidiano, como, por exemplo, quando não temos tempo para entregar determinado projeto, negociamos um novo prazo com nosso chefe ou cliente.

A negociação, segundo Junqueira (1995), é o processo de buscar a aceitação de ideias, propósitos ou interesses, visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação consciente de que foram ouvidas e tiveram oportunidade de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais. A negociação é um processo que pode afetar profundamente qualquer tipo de relacionamento humano e produzir benefícios duradouros para todos os participantes (Nierenberg, 1981).

A negociação é um conceito em contínua formação, que está amplamente relacionado à satisfação de ambos os lados. No entanto, houve uma mudança de foco no objetivo do negociador, ao longo de sua história. No passado, o negociador buscava resultados satisfatórios momentâneos e, nos tempos atuais, esse mesmo negociador busca um relacionamento duradouro e contínuo, para que, a médio e longo prazo, atinjam-se os benefícios para todos os envolvidos na negociação (Scare e Martinelli, 2001).

Portanto, a negociação sempre parte de um mesmo princípio que é o diálogo e sempre com um mesmo objeto, que é o acordo e o bom relacionamento das partes interessadas.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS:

JUNQUEIRA, Luiz Augusto Costacurta. Negociação:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com