TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Teoria Da Administração

Trabalho Universitário: ATPS: Teoria Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  2.841 Palavras (12 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 12

EDUCACIONAL - UNIDERP UNIDADE PIRITUBA

ADMINISTRAÇÃO

ATPS – Teoria da Administração

São Paulo

Setembro / 2013

SUMÁRIO

INSTRODUÇÃO .........................................................................................................1

1.ADMINISTRAÇÃO 1

1.1 ADMINISTRAÇÃO É UMA HABILIDADE HUMANA? 1

2 TEORIA CLASSICA 2

3 TEORIA DA BUROCRACIA 2

4 TEORIA ESTRUTURALISTA 2

5 TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS 2

6 TEORIA COMPORTAMENTAL 3

CONFRONTO 3

7 ORGANIZAÇÕES MECANICISTAS X ORGANIZAÇÕES FLEXIVEIS 3

8 TEORIA DE SISTEMA ...4

9 TEORIA DA MATEMÁTICA 4

10 TEORIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 4

11 TEORIA CONTINGENCIAL 5

IMPLICAÇÕES ETICAS 5

PENSAMENTO SISTÉMICO 5

LIDERANÇA SITUACIONAL 6

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL 6

GESTÃO DO CONHECIMENTO 7

CAPITAL INTELECTUAL 7

EMPRESAS 8

ADMINISTRADOR 8

AMBIENTE 9

TECNOLOGIA 9

ESTRATÉGIA 9

ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS – APO 10

QUADRO COMPARATIVO TEORIA DA ADMINSTRAÇÃO 11

CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13

INTRODUÇÃO

Esse Trabalho tem como objetivo apresentar a administração e suas teorias, onde vamos citar suas características marcantes e seus defensores. Onde desenvolveremos nossas competências e habilidades, tanto individuais, como em equipe, enriquecendo nossos conhecimentos pessoais e profissionais.

1 ADMINISTRAÇÃO

A necessidade de organizar os estabelecimentos nascidos com a Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra em meados do Século XIX, levou profissionais de outras áreas mais antigas, a exemplo da Engenharia, a buscar soluções específicas para problemas que não existiam antes. Assim, a aplicação de métodos de ciências diversas, para administrar estes empreendimentos, deu origem aos rudimentos da Ciência da Administração.

O termo "administração" vem do latim administratione, que significa direção, gerência, ou seja, é o ato de administrar organizações que podem ser públicas, sociedades de economia mista ou privadas, com ou sem fins lucrativos.

Há autores que considera a Administração uma área interdisciplinar do conhecimento, uma vez que se utilizaria de métodos e saberes de diversas ciências, como Contabilidade, Direito, Economia, Filosofia, Psicologia, Sociologia, etc.

No Brasil, o Dia do Administrador é comemorado no dia 9 de setembro. O patrono dos Administradores brasileiros é o Administrador Belmiro Siqueira.

1.1 ADMINISTRAÇÃO É UMA HABILIDADE HUMANA?

Sim. A administração é uma habilidade humana, uma habilidade esta adquirida após séculos de evolução, devido a necessidade de melhoria e aplicação do conhecimento tácito das pessoas, assim evoluindo até os dias atuais, através das teorias que são aplicadas até os dias de hoje, e serão abordadas logo mais em nosso trabalho.

2 TEORIA CLÁSSICA

Teoria de Taylor, onde defendia sua teoria no aumento de produtividade, baseado na eficiência dos trabalhadores. Seu método apoiava na supervisão funcional onde todas as fases de produção deve ser acompanhada dos mesmos, lembrando que essa teoria alem de se basear na eficiência do trabalhador, no incentivo salarial e na padronização da produção em escala.

3 TEORIA DA BUROCRACIA

Teoria do sociólogo Weber, onde este modelo surge como reação contra a crueldade, nepotismo, típicos das praticas administrativa desumanas, aplicadas no inicio da revolução industrial com finalidade de dirigir rigidamente as atividades das empresas buscando maior eficiência possível.

Não havia regras específicas e definição dos Objetivos para com os colaboradores. Existia apenas a lei de: "fazer seu serviço, ganhar seu dinheiro e continuar trabalhando." As empresas precisavam ser geridas de forma impessoal e Racional, com isso, origina-se a Teoria da Burocracia.

4 TEORIA ESTRUTURALISTA

Surge nessa teoria o conceito gestalf, preocupadas com as “Estruturas” das empresas ou fabricas para compreensão da realidade das empresas. Representa o desdobramento da teoria da burocracia,uma leve aproximação à teoria das relação humanas.Aceitação da organização formal e informal.

5 TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS

Fundada por Welton Mayo, sua teoria nos surgiu E.U.A como consequência da experiência de Hawthorne, e outros colaboradores. Sua origem surgiu na necessidade de humanizar a administração, desenvolver as ciências humanas, especialmente a psicologia para o estudo das organizações.

6 TEORIA COMPORTAMENTAL

Pode-se dizer que a Teoria Comportamental teve início em 1947, com o surgimento do livro “Teoria Comportamental na Administração: O Comportamento Administrativo”, de Herbert A. Simon, onde era se dado grande ênfase as pessoas, ênfase no comportamento organizacional, isto é, na dinâmica não na estrutura ,e em aspectos comportamentais, como motivação, liderança, comunicação, e equipes. Equipes.

CONFRONTO

Visamos abaixo o confronto de duas organizações onde analisamos suas principais características.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com