TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Teorias Da Administração

Trabalho Universitário: ATPS Teorias Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  3.073 Palavras (13 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 13

Universidade Anhanguera Uniderp

Centro de Educação a Distância

Pólo de Lucélia - SP

DESAFIO DE APRENDIZAGEM

Estudo das Teorias ADM

Curso: Administração Disciplina:Teorias da Administração

Semestre: 2º semestre

Professor EAD:Mônica Satolani.

Alunos :

Luci Mara Panisa RA 7931658025

Nathalia Languardia da Silva RA 7931693328

Henrique Willians Panisa RA 7931656363

Introdução

O objetivo deste trabalho é conhecer as teorias da administração, dos processos administrativos, estudadas nos conceitos fundamentais da administração.

Uma questão proposta é a pesquisa sobre a Administração ser uma habilidade humana, e os acontecimentos sociais que ocasionaram o surgimento das Teorias da Administração.O estudo das principais contribuições das teorias referidas na administração das empresas, e dentro das nossas limitações acadêmicas, estudar os conceitos fundamentais de administração, de acordo com essas teorias, para compreender os processos administrativos.

Ao longo da história, a Administração se desenvolveu muita lentidão e somente a partir do século XX é que se apresentou um desenvolvimento notável.

Num tempo muito remoto, já era possível perceber noções administrativas nas construções das pirâmides do Egito e da muralha da China (pela sua complexidade e grandeza), nos papiros egípcios e nas parábolas de Confúcio.A filosofia, também teve grande influência na Administração com os questionamentos de Sòcrates, Platão (com o livro "A República"), Aristóteles (com o livro "Política") já pensavam em formas de organização social e política em anos antes de Cristo. Descartes, com seus métodos filosóficos, influenciou a teoria administrativa do século XVII .

Nessa evolução histórica, duas instituições se destacaram:a Igreja Católica Romana que era exemplo de organização formal eficiente e as Organizações Militares, hierarquia de poder rígida. Noções que ainda influenciam as organizações modernas.

A Revolução Industrial foi um acontecimento que modificou profundamente o ambiente organizacional, que iniciou-se com a invenção da máquina a vapor, por James Watt, em 1776, possibilitando maior capacidade de comunicação e transporte.

Outro acontecimento foi a aceitação das teorias dos economistas liberais. Estes pregaram a livre concorrência e não intervenção do estado, o que impulsionou os investimentos em produção, para estar à frente dos concorrentes.

Até o final do século XIX os negócios eram familiares, a partir daí, os "criadores de impérios" passaram a comparar concorrentes e fornecedores para garantir seus interesses. Assim, as empresas tornaram-se muito grandes para serem administradas por familiares, e foi surgindo à necessidade de profissionais para ajudar na organização.

Todos esses fatores completaram as condições propícias para a busca de bases científicas, melhoria da prática empresarial e surgimento das teorias administrativas.

A administração é uma habilidade humana, sem dúvida, porém uma habilidade adquirida após séculos de evolução, pela imperiosa necessidade de organização.

A história da Administração surgiu aproximadamente há 5.000 A.C., na Suméria, quando seus antigos habitantes procuravam uma maneira para melhorar a resolução de seus problemas práticos, então surge a arte e o exercício de administrar.

A moderna administração surgiu em resposta as duas conseqüências provocadas pela Revolução Industrial.

a-) Crescimento acelerado e desorganizado das empresas que passaram a exigir uma administração cientifica capaz de substituir o empirismo e a improvisação;

b-) necessidade de maior eficiência e produtividade das empresas.

No inicio do século XX, FREDERICK W. TAYLOR, engenheiro americano apresenta os princípios da Administração científica e o estudo da Administração como Ciência.

Taylor preconizava a prática da divisão do trabalho, enfatizando a máxima produção com o mínimo de custo seguindo os princípios da seleção cientifica do trabalhador, do tempo padrão, do trabalho em conjunto, da supervisão e da ênfase na eficiência. Surge aí, também as relações humanas, onde o bem estar dos trabalhadores era um dos fatores para o bom funcionamento da organização.Em 1911, Taylor publicou um livro considerado como a bíblia dos organizadores do trabalho: Princípios Da Administração Cientícica, que tornou-se um Best Seler no mundo inteiro.

Paralelo aos estudos de Taylor, Henri Fayol que era francês, defendia princípios semelhantes na Europa, baseado em sua experiência na alta administração.

Traçando um paralelo entre a Administração Científica ,de Taylor e a Administração Clássica de Fayol conclui-se que:

-Enquanto Taylor estudava a empresa privilegiando as tarefas de produção, Fayol estudava a empresa privilegiando as tarefas da organização.

TEORIA CLÁSSICA

A primeira Abordagem Estruturalista é a Teoria Clássica de Henri Fayol (1841-1925), que tinha como objetivo mostrar uma visão mais estrutural nas empresas e não apenas idéias da Administração Cientifica de Taylor, ênfase nas tarefas e aumentar a eficiência da empresa por meio do aumento no nível operacional.

Características:

Adoção dos princípios gerais da administração para adequar o administrador, através da divisão do trabalho, da autoridade e responsabilidade, unidade de comando, da hierarquia, da departamentalização e da coordenação. Ênfase nas funções básicas da empresa, como: funções técnicas, comerciais, financeiros, administrativas e no processo administrativo de prever, organizar, comandar, coordenar e controlar a Empresa.

TEORIA DA BUROCRACIA

Teoria da Burocracia é a segunda abordagem Estruturalista, criada por Max Weber (1864-1920). Ela nasce com característica de organização formal, relacionadas exclusivamente para a racionalidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com