TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm De Materias E Recursos Humanos

Monografias: Adm De Materias E Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 2

1. Resolução / Resposta

Verticalização: é a estratégia que prevê que a empresa produzirá internamente tudo o que puder, ou pelo menos tentará produzir. Foi predominante no início do século, quando as grandes empresas praticamente produziam tudo o que usavam nos produtos finais. É definida como uma estratégia em que a empresa “faz tudo”.

Vantagens: Independência de terceiros, maiores lucros, maior autonomia, domínio sobre tecnologia própria.

Desvantagens: Maior investimento, menor flexibilidade (perda de foco), aumento da estrutura da empresa.

A verticalização era decorrente da preocupação em manter o controle sobre as tecnologias de processo, de produtos e negócios (segredos industriais), entre outras. Porém, o elevado número de atividades realizado internamente acarretou problemas gerenciais devido ao aumento do porte da empresa, e atividades não ligadas diretamente ao negócio principal, com conseqüências para a perda da eficiência e o aumento do custo de produção. A horizontalização passou a ser uma opção para a manutenção da competitividade das empresas.

Horizontalização: consiste na estratégia de comprar de terceiros o máximo possível dos itens que compõem o produto final ou os serviços de que necessita. É tão grande a preferência da empresa moderna por ela que, hoje em dia, um dos setores de maior expansão foi o de terceirização e parcerias.

Vantagens: Redução de custos, flexibilidade para definir volumes de produção, engenharia simultânea (know how dos fornecedores), foco no principal produto da empresa.

Desvantagens: Menor controle tecnológico, deixar de auferir lucros do fornecedor, falta dependência de terceiros, demissões na fase inicial, perda do vinculo para e com o empregado.

De um modo geral não se terceiriza os processos fundamentais (core process), por questões de detenção tecnológica, qualidade do produto e responsabilidade final sobre ele. Pode ser definida como uma estratégia em que a empresa “faz bem algumas coisas”.

Conclusão:A busca por competitividade conduz ao surgimento de novas estratégias de produção. A opção por uma ou outra estratégia apresentada dependerá do produto, dos objetivos a serem alcançados com relação a lucros e crescimento e da capacidade de inovar de cada empresa.

Disciplina: Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais

Nome: Prof. Luis Agune

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com