TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm De Recursos Humanos

Artigos Científicos: Adm De Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  1.188 Palavras (5 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE ANHANGUERA DE VALPARAÍSO DE GOIÁS

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

ATPS 1 E 2 ETAPAS

Professor: Bonfim

Valparaíso de Goiás, 03 de Outubro de 2013.

Etapa 1

RELATÓRIO

O filme “Tempos Modernos” – de Charles Chaplin - apresenta uma grande gama na abordagem de temas relacionados à Administração e a diversas outras ciências humanas e exatas, como Economia, Psicologia, Sociologia, entre outras. O filme retratada a vida de Carlitos em uma indústria que representa a “modernidade” vivida pelos Estados Unidos, após a crise econômica de 1929.

Em relação à gestão de pessoas ou administração de RH, é possível identificar como o trabalho era realizado de forma atomata, sem o mínimo de liberdade aos funcionários que exerciam a mesma função repetida vezes, de forma mecanizada, com especialização de uma única função dentro da indústria. O operário torna-se, nesse cenário, um fantoche para a organização, que não oferece condições de segurança, conforto ou qualquer forma de qualidade de vida no trabalho, e pelo contrário, sugam ao máximo o trabalhador para satisfazer as necessidades da burguesia.

Em contraste com esse período de abuso exposto pelo filme de Charles Chaplin, encontramo-nos em um momento de grande evolução e valorização dos recursos humanos dentro da organização. Apesar de a qualidade de vida no trabalho, de maneira geral, ainda não ser plenamente aplicada em todas as empresas, é visto uma crescente preocupação com esse setor desencadeando “A Moderna Gestão de Pessoas”.

As organizações modernas passam a enxergar seus funcionários como colaboradores, instituindo uma relação de parceria entre empregado e empregador. Enquanto as empresas buscam maior lucro, produtividade, qualidade e competitividade, os funcionários querem mais estabilidade, segurança, liberdade, melhores salários e condições de trabalho, dessa forma, estabelece-se uma relação de interdependência entre a organização e seus trabalhadores, que só poderá obter verdadeiro sucesso se for bem gerenciada, assim, a administração de recursos humanos apresenta-se como fator determinante para o recrutamento, seleção e avaliação de funcionários, fazendo com que as organizações consigam satisfazer as necessidades dos empregados e suas próprias, encontrando vantagem competitiva e melhores resultados.

Dessa forma, faz-se necessário entender que, em todos os tempos, as pessoas são fundamentais para as organizações, e apesar de a forma com que são tratadas terem sofrido muitas alterações com o tempo, o capital humano sempre será o mais importante para o desenvolvimento organizacional.

Etapa 2

Aula tema: Agregando pessoas. Aplicando pessoas

Questionário

Nome: Eliane Silva / Analista de RH

Data: 23/09/13 Horário: 13:00h

Qual o modelo de gestão utilizada na organização?

Resposta:Gestão por competências

Propõe-se a orientar esforços para planejar, captar, desenvolver e avaliar, nos diferentes níveis da organização (individual, grupal e organizacional), as competências necessárias para alcançar seus objetivos

compreender quais são as competências organizacionais críticas para o sucesso empresarial, desdobrá-las em termos de competências profissionais e desenvolvê-las junto ao quadro de funcionários internos.

Gestão de Pessoas na Assefaz

A Assefaz considera o capital intelectual a sua principal fonte de riqueza. Afinal, as pessoas são as principais responsáveis pela qualidade dos serviços prestados e pelo grau de excelência de uma organização.

A Fundação tem definida, em sua Política de Recursos Humanos, a disposição de investir continuamente no bem-estar e na relação com os seus funcionários, de forma que o local de trabalho propicie a realização pessoal e profissional de todos.

Os funcionários da Assefaz são equiparados aos membros beneficiários quanto à fruição dos benefícios oferecidos pela Fundação, ou seja, integram de maneira privilegiada a Família Assefaziana. São clientes de si próprios e servidores dos demais clientes da Fundação.

Diretrizes para a Gestão de Pessoas

I) Atrair, desenvolver e reter profissionais qualificados, mantendo o ambiente organizacional favorável à permanente motivação das pessoas para o desenvolvimento pessoal e profissional, comprometendo-as com as diretrizes da melhoria contínua e do incremento de diferenciais competitivos.

II) Sistematizar a Gestão da Carreira dos funcionários, tornando públicos e acessíveis os documentos que regem a atividade de Recursos Humanos da Fundação Assefaz.

III) Promover o envolvimento pessoal do funcionário e estimular o trabalho em equipes, com foco em resultados.

IV) Incentivar e remunerar de maneira diferenciada os funcionários que obtenham desempenho excelente, mensurado por meio de indicadores atrelados às metas propostas no Plano Estratégico.

V) Utilizar na administração de Recursos Humanos da Fundação Assefaz valores e conceitos próprios de empresas de sucesso.

VI) Promover o desenvolvimento de condições de trabalho saudáveis e seguras, proporcionando um ambiente organizacional adequado e de bem-estar.

Como funciona o recrutamento:

Divulgação na catho e em grupos de recursos humanos e site da organização.

Alinhamento de perfil com a área.

Como funciona a seleção:

Definindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com