TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm De Recursos Humanos

Artigos Científicos: Adm De Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  3.469 Palavras (14 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

Definições de Gestão de Pessoas e as Mudanças Organizacionais 3

Paralelo entre o Filme Tempos Modernos e os dias de hoje em uma organização 4

Recrutamento e Seleção 6

Avaliação de Desempenho 7

Identificação da Empresa 8

Questionário Diretivo 8

Programa de Incentivo 11

Plano de Ação 11

Referências Bibliográficas 14

DEFINIÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS E AS MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS.

Vejamos os diferentes conceitos de alguns autores sobre Gestão de Pessoas.

Segundo Chiavenato:

“ARH é o conjunto de Políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as “pessoas”, ou Recursos Humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação do desempenho, a gestão de pessoas é a função na organização que está relacionada com provisão, treinamento, desenvolvimento, motivação e manutenção.”

“ARH é a função administrativa devotada à aquisição, treinamento, avaliação e remuneração dos empregados. Todos os gerentes são em um certo sentido, gerentes de pessoas, porque todos eles estão envolvidos em atividades, como recrutamento, entrevista, seleção e treinamento”.

O mundo vem sofrendo uma mudança muito rápida onde a informação se tornou essencial devido à globalização.

A mudança organizacional aconteceu na relação das pessoas, onde o capital humano passou a ser valorizado. A mudança de relacionamento entre empresa e colaboradores passou a ser de equipe, do comando passou para a orientação, onde havia rigidez agora há a flexibilidade, as atividades solitárias passaram a ser solidárias, o período de trabalho também foi modificado, o que antes era integral passou a ser parcial, os colaboradores que antes eram especializados em apenas uma função, hoje são especializados em múltiplas funções, tornando-se multifuncionais, a era da industrialização passou a ser a era da informação, no trabalho passou a ser exigido mais a atuação cerebral, pois antes o trabalho era manual.

Hoje o foco no cliente é o principal objetivo da organização, que antigamente era o foco no produto, das chefias e gerentes, hoje se transformaram em líderes e gestores de uma organização.

No geral, acreditamos que a organização do futuro estará cada vez mais focada no cliente, exercendo sempre a excelência dos seus produtos e serviços.

PARALELO ENTRE O FILME TEMPOSMODERNOS E OS DIAS DE HOJE EM UMA ORGANIZAÇÃO

O filme tempos Modernos nos mostra a realidade da sociedade industrial, onde os funcionários trabalhavam como máquinas, não tinham direito de descansar, nem mesmo paravam para as refeições, as empresas se preocupavam com muita produção e o quadro de funcionários era pequeno, assim se baseavam totalmente no capital financeiro e se esqueciam do capital intelectual e dos recursos humanos, recursos humanos estes, que não tinham reconhecimento algum dentro das organizações, não havia a perspectiva de crescimento, muito menos um plano de carreira para esses trabalhadores, podendo se comparar até mesmo ao trabalho escravo, pois o proletariado era explorado em sua mão de obra, e esses não podiam nem expressar sua insatisfação, pois sofreriam represálias se isso acontecesse.

Também percebemos no filme, que o que a empresa buscava, era que os trabalhadores produzissem mais, sem perderem muito tempo, assim visando somente o interesse da empresa esquecendo de atender as necessidades do trabalhador, como o horário de almoço reduzido, tempo este utilizado somente para se alimentar sem nenhum descanso e já retornavam imediatamente ao trabalho para produzirem mais e mais. Com a busca da inovação, o interesse por parte dos proprietários era de substituir a mão de obra do homem pela máquina, pois o trabalho seria executado de uma forma muito mais rápida, e onde era necessário um grupo de pessoas para a produção, seria substituído por apenas um operador da “engenhoca”, operador este, que teria mão de obra qualificada para a função, fazendo com que muitos operários ficassem desempregados. Na época em que o filme foi passado, caracterizou-se os anos seguintes da crise de 1929, onde a sociedade Norte Americana passou por um período de grande desemprego, chegando a passarem fome. Este filme foi uma grande crítica ao capitalismo, que naquele período a missão era de “sugar” o trabalhador ao máximo para obterem muito lucro e baratear os custos de produção.

Nos dias de hoje as organizações investem mais no capital intelectual, investindo no conhecimento, pois conhecimento é sinônimo de lucro para a empresa. A gestão de pessoas teve muitas mudanças de lá pra cá, qualificando os trabalhadores, o aprendizado de novas tecnologias que permitem visar novas oportunidades de negócios, ou até mesmo reestruturar os negócios em andamento. Preocupam-se mais com a qualidade do funcionário, dentro e fora do ambiente de trabalho, pois começaram a ter a visão de que se um funcionário está feliz e motivado, certamente isso irá gerar mais satisfação aos clientes e consequentemente mais lucros e fidelização de clientes à essa empresa.

RECRUTAMENTO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com