TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm Financeira

Trabalho Escolar: Adm Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 2

Administração financeira se baseia amplamente em conceitos econômicos e em dados contábeis para suas analises.

Tem a função de cuidar da viabilidade financeira da empresa, seja ela de pequeno ou grande porte. É comandado por um diretor financeiro, onde se enquadra a controladoria e tesouraria, nas quais a controladoria está diretamente com contabilidade de custos e finanças, e a tesouraria é responsável pela administração do caixa e dos créditos das empresas.

Nestes critérios é preciso ter informação da administração de caixa e custo do fluxo. A administração de caixa requer profissionais com entendimento contábil e procedimentos financeiros, como controle, ajustes e projeção dos resultados da empresa. Esta avaliação é realizada pelo fluxo de caixa, no qual consta todas as entradas e saídas durante um certo período, dando a visualização antecipada dos recursos para as necessidades de caixa.

A administração financeira e o planejamento financeiro envolve vários departamentos de uma empresa, como vendas e seus prazos, os quais são muito importantes para o fluxo de caixa, dando ao administrador a visão de como está a empresa para pagamentos conforme seus recebimentos, fazendo com que a empresa gire por sí própria. Ainda há o auxilio dos setores de produção e contabilidade de custos. Com todas estas informações é necessário o controle de dados relativos a movimentação financeira, controle de pessoal, controle de máquinas e controle de estoque.

Nesta administração temos o custo de capital e custos relativos, onde o custo de capital é requer uma analise rigorosa de viabilidade, sendo de grande importância que o administrador financeiro conheça o custo efetivo de cada uma das fontes. Dentro do custo de capital é possível utilizar capital de terceiros, podendo ser vantajosa quando o custo é menor que a taxa de retorno, mesmo assim pode haver falta de lucratividade aumentando o risco de endividamento. Os custos relativos referem-se à todo e qualquer recurso utilizado para obter capital, não importando seu prazo e incluindo despesas como transferências, emissão de documentos, entre outras. Para obter o custo de capital pode-se aplicar o calculo do Valor Presente Liquido (VPL), que é uma função na analise do projeto de investimento a partir de uma taxa mínima de atratividade (TMA) para realizar o desconto do fluxo, a qual se refere a taxa mínima que a empresa deseja ter na aplicação.

O Cenário do planejamento, ou, administração financeira de pequeno porto são caracterizados pela informalidade, nas quais como citado acima os colaboradores responsáveis por este procedimento financeiro muitas vezes não possuem conhecimento das técnicas para aplicação correta no planejamento. Um problema facilmente neste tipo de empresa é que as mudanças ocorrem de maneira rápida e podem não proporcionar um bom retorno/resultado para um planejamento, o qual é aplicado para uma dificuldade do momento e não apenas para evitar problemas futuros.

Assim como independente do porte da empresa a analise do planejamento do fluxo continuam sendo ferramentas básicas e indispensáveis para a existência de uma empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com