TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administracao De Materiais

Pesquisas Acadêmicas: Administracao De Materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  4.833 Palavras (20 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 20

ADMINISTRACAO DE MATERIAIS

INTRODUÇÃO

A construção deste artigo se norteia pelo objetivo de elencar e descrever alguns conceitos relacionados à atividade logística e como esta atividade pode ser compreendida e implementada forma de organização.

Aqui neste artigo, utiliza-se uma conceituação moderna em que administração de material é uma atividade que abrange a execução e gestão de todas as tarefas de suprimento, transporte e manutenção do material de uma organização. Assim, o texto desse artigo está organizado em seções que procura facilitar a leitura e a compreensão de um assunto tão atual e complexo como o de administração de materiais, visto sob a ótica da abordagem logística.

Inicialmente, a primeira seção conceitua o termo logística, explicando o porque se torna cada vez mais importante a compreensão deste dentro das atividades administrativas.

Já a segunda seção procura deixar claro e informar o que é e de como gerenciar uma cadeia de suprimentos ou .Supply Chain., como vem sendo denominada pelos teóricos do assunto.

Na terceira seção, nomeada de Competitividade e Organização Logística, aborda-se um fator importante dentro de uma organização que é a diferenciação e de como a logística pode colaborar nesse processo de administração das organizações.

Ao tratarmos da análise das aplicações logísticas, na quarta seção, foram divididas em quatro grandes grupos, respondendo a algumas questões que são amplamente discutidas pelos estudiosos e, portanto pertinentemente abordadas aqui. Finalizando o artigo conclui-se o texto deixando clara a importância da estratégia logística, fazendo uma comparação histórica das atividades em uma organização, chegando à forma de se organizar e pensar do Just -in-time.

ARMAZENAGEM OU ESTOCAGEM

Atividade que diz respeito a estocagem ordenada e a distribuição de produtos acabados dentro da fabrica ou em locais destinados a este fim, pelos fabricantes, ou através de um processo de distribuição. A Função da Logística da Armazenagem. No passado, um armazém era definido como “um lugar para guardar materiais”.

Hoje é Armazenagem integram a politica da empresa no que diz respeito à produção, marketing, finanças. A essência fundamental da armazenagem é estar provido de espaço para o fluxo de materiais entre as funções comerciais e operacionais que em grande parte não mantem uma frequência de fluxo, variando em função da demanda e capacidade de produção.

A redução dos custos de armazenagem está baseada:

• Praticas operacionais;

• Administração de inventários;

• Técnicas de movimentação de materiais;

• Métodos de estocagem;

• Processamento de pedidos;

• Administração de trafego;

Estas atividades devem mutuamente integrar o mais alto nível de serviço para atender seus clientes dentro de prazos e custos reduzidos. E ainda se responsabilizando pelo recebimento, cuidados, entrega pontual do produto certo, na hora certa, na quantidade certa, condições adequadas e ao menor custo possível. A movimentação de materiais é uma atividade de controle, desta forma a armazenagem controla e protege os materiais. A atividade de movimentação não transforma nada, a principal função da armazenagem é o controle.

Em administração, estoque, refere-se às mercadorias, produtos (finais ou inacabados) ou outros elementos na posse de um agente econômico. É usado, sobretudo no domínio da logística e da contabilidade. A gestão de estoques que está presente em praticamente todo o tipo de empresas, assim como na vida cotidiana das pessoas. Desde o início da sua história que a humanidade tem usado estoques de variados recursos, de modo a suportar o seu desenvolvimento e sobrevivência, tais como ferramentas e alimentos.

No meio empresarial, se por um lado o excesso de estoques representa custos operacionais e de oportunidade do capital empatado, por outro lado níveis baixos de estoque podem originar perdas de economias e custos elevados devido à falta de produtos. Regra geral, não é tarefa fácil encontrar o ponto ótimo neste trade-off. O alastrar do número de SKU's (Stock Keeping Units), o aumento diferenciação de produtos, assim como da competição global, têm dificultado ainda mais essa tarefa.

Vantagens de constituir estoques:

• Os fatores mais relevantes que levam as organizações a constituir estoques são:

Podem-se constituir estoques com uma finalidade especulativa, comprando-se os mesmos a baixos preços para vendê-los a preços altos;

• Para assegurar o consumo regular de um produto em caso de a sua produção ser irregular;

• Geralmente, na compra de grandes quantidades beneficia-se de uma redução do preço unitário;

• Não sendo prático o transporte de produtos em pequenas quantidades, opta-se por encher os veículos de transporte no intuito de economizar nos custos de transporte;

• A existência de estoque pode-se justificar apenas pela legítima preocupação em fazer face às variações de consumo;

• Para prevenção contra atrasos nas entregas, provocados por avarias durante a produção, greves laborais, problemas no transporte, etc;

• Armazenamento de produtos, se a produção for superior ao consumo, em alturas de crise poderá contribuir para evitar tensões sociais;

• Beneficia-se da existência de estoques, quando este evita o incômodo de se fazer entregas ou compras muito frequentes.

Em resumo, devido ao fato das operações entre entregas e utilizações se efetuarem a cadências diferentes, pode-se dizer que os estoques servem de reguladores, entre esses dois processos.

Desvantagens na constituição de estoques

Os principais inconvenientes na constituição de estoques são:

• Fragilidade de certos produtos, que não possuem condições de serem mantidos estocados ou poderão ser mantidos em períodos muito curtos;

• Custo de posse traduzido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com