TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administraçao

Pesquisas Acadêmicas: Administraçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  1.064 Palavras (5 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 5

Brunei

Dados Principais

Área:5765km²

Capital: Bandar Seri Begawan

População: aproximadamente 402890 habitantes

Língua Oficial: Malaio

Governo: Monarquia Democrática Unitária(Sultão Hassanal Bolkiah)

PIB: US$9,557 Bilhões

IDH: 0,852

Moeda: Dólar De Brunei

Expectativa de vida: 76.37 anos

Introduzindo ao assunto

Não se sabe muito sobre a história de Brunei, para os estudiosos compreenderem como esse país foi criado eles se basearam em muitos textos que estavam em chinês. Foi descoberto que no século VII as contas chinesas e árabes indicavam a um lugar chamado Vijayapura(significa vitória em sânscrito)local antes chamado de P`o-li, esse local mudou de nome devido a uma invasão da família Funan que capturou esse local e trocaram o nome e eles usavam o nome Vijayapura para se referir a Brunei. Em 1225 um funcionário chinês disse que Brunei possuía 100 navios de guerra para proteger o comercio e o ouro que o país possuía em abundância.

Um país e três invasões

Invasão Espanhola

A influência europeia deu um fim no poder regional, Brunei passava muita dificuldade devido a conflitos internos para a sucessão real, e a pirataria era um outro problema que prejudicava muito o reino. Em 1578 a Espanha declarou guerra e capturou a capital de Brunei na época Kota Batu, o que ajudou a Espanha a conquistar Brunei foram dois nobres de Brunei que buscaram ajuda na Espanha e todos tinham seus interesses, Pengiran Seri Lela havia oferecido Brunei como um tributário da Espanha para que ele pudesse recuperar o trono que estava nas mãos do irmão, e Pengiran Seri Ratna se tornaria o novo Bendahara(é o posto mais alto da nobreza)

Invasão Britânica

A invasão britânica ocorreu em 1846 devido aos problemas internos de quem possuía os direitos de sultão. Como o império de Brunei estava em decadência o Sultão em 1880 apelou aos britânicos para acabar com os dirigentes Rajás Brancos do Reino de Sarawak de particionamento e anexação do território de Brunei. Em 17 de setembro de 1888 entrou em vigor o Tratado de Proteção, nesse tratado o Sultão não poderia ceder ou locar qualquer território a potências estrangeiras sem o consentimento britânico. E esse tratado também deu direito a Grã-Bretanha de controlar os assuntos externos de Brunei.

Invasão Japonesa

Após 8 dias ao ataque a Pearl Harbour o Japão no dia 16 de dezembro de 1941, desembarcaram 10000 soldados e em 6 dias conseguiram ocupar todo o país. Após ser capturada os japoneses fizeram um acordo com o Sultão para poder governar o país. Muitos cidadãos britânicos foram internados(colocados em tipos de campos de concentração)e entre eles estava Ernest Edgar Pengilly, ele era um ex-secretário britânico e os japoneses quiseram nomeá-lo Diretor Administrativo sob o Governo japonês porém ele recusou. O sultão manteve o seu trono e recebeu também uma pensão e honras dos japoneses. Toda a administração de Brunei foi reorganizada e dividida em 5 prefeituras.

Os britânicos haviam previsto uma possível invasão japonesa porém eles não possuíam recursos de defesa devido todo o envolvimento na guerra na Europa, uma das saídas encontradas não era contra atacar porém destruir os recursos que Brunei possuía para que os japoneses não pudessem usar, como por exemplo, jogar concreto nos campos de petróleo com óleo e destruir os equipamentos e as instalações restantes. Em 1946 a Administração Militar Britânica voltou a assumir o poder, graças aos bombardeios que os países Aliados estavam fazendo na região dominada pelos japoneses.

Criação da Constituição

Em 1953 o sultão formou uma comissão de sete membros para tentar encontrar o ponto de vista dos cidadãos a respeito de uma constituição escrita para Brunei. Em março de 1959 o sultão liderou uma delegação até Londres para discutir a proposta de constituição e o acordo foi assinado em setembro de 1959 e alguns pontos da constituição foram:

• O sultão será feito o Chefe Supremo do Estado.

• Brunei será responsável por sua administração interna.

• O Governo britânico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com