TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Trabalho Universitário: Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  8.526 Palavras (35 Páginas)  •  793 Visualizações

Página 1 de 35

Ambiente das Empresas

AMBIENTE DAS EMPRESAS

OBJETIVO DO ESTUDO DO AMBIENTE

As empresas não vivem isoladas e/ou alheias ao contexto no qual estão inseridas. O ambiente é um fator preponderante para a empresa sobreviver e crescer.

É do ambiente que as empresas obtêm recursos e informações necessários para subsistência e funcionamento. Na medida em que o ambiente sofre mudanças, toda a situação das operações das empresas é influenciada por essas mudanças.

TIPOS DE AMBIENTE

Ambiente Geral (ou macro-ambiente)

É constituído pelas seguintes variáveis:

Variáveis tecnológicas: A tecnologia representa um dos aspectos ambientais mais críticos em face da profunda influência e do forte impacto que exerce sobre as empresas, sobre a sua administração e principalmente sobre suas operações.

A tecnologia envolve a experiência acumulada sobre como fazer as coisas:

- máquinas, equipamentos, ferramentas

- técnicas (mais conhecido como “know-how”)

- fórmulas

- manuais

- diretrizes, regulamentos, planos, programas e métodos de trabalho

- procedimentos

Variáveis políticas: São as variáveis decorrentes de decisões governamentais, nas esferas federal, estadual e municipal, bem como pelos governos estrangeiros.

Variáveis econômicas: São decorrentes do contexto econômico geral, tais como:

- desenvolvimento, estagnação ou recessão

- inflação ou deflação

- política fiscal ou tributária

Variáveis legais: São relativas às leis, regulamentos que regulam, controlam, incentivam ou restringem as atividades das empresas.

Variáveis sociais: Constituem as variáveis sociais:

- tradições culturais do país e do local onde está situada a empresa;

- nível sócio-econômico da população local;

- comportamento da população quanto ao dinheiro e poupança;

- tipos raciais e lingüísticos.

Variáveis demográficas: Referem-se às características da população, seu crescimento, raça, religião, distribuição geográfica, distribuição por sexo e idade, etc.

Variáveis ecológicas: Referem-se às relações entre os seres vivos e seus ambientes, bem como às condições físicas e geográficas, tais como tipo de terreno, condições climáticas, vegetação, etc.

Ambiente de Tarefa

É o meio ambiente específico da empresa.

É constituído de 4 setores principais:

• Consumidores ou Usuários: São os clientes dos produtos ou serviços da empresa.

• Fornecedores de Recursos: São os fornecedores de:

- capital e dinheiro

- matérias-primas e materiais em geral

- recursos humanos

- máquinas e equipamentos

- serviços (informática, propaganda, manutenção, etc)

• Concorrentes: É o setor constituído de empresas que concorrem para a conquista dos mercados para a colocação dos seus produtos ou serviços, bem como para a obtenção de recursos necessários à sua produção.

• Grupos Regulamentadores: Incluem o governo, sindicatos, associações de classe, etc. São instituições que, de alguma maneira, impõem controles, limitações ou restrições às atividades da empresa.

Análise Ambiental

ANÁLISE AMBIENTAL

Ao lidar com o ambiente, a empresa passa a lidar com a incerteza e com a imprevisibilidade.

O conhecimento acerca do ambiente é essencial para o processo estratégico, no sentido de compatibilizar a empresa às forças externas que a afetam direta ou indiretamente; seus objetivos, estratégias, estrutura, recursos, planos, procedimentos, operações, entradas, saídas, etc.

Enquanto os níveis mais elevados da empresa (nível institucional) estão estudando e mapeando as oportunidades e ameaças do meio ambiente, os níveis mais baixos (níveis gerencial e operacional) estão preocupados em adaptar os aspectos internos da organização às novas condições impostas pelo ambiente externo.

Empresas - Conceitos e Características

CARACTERÍSTICAS DAS EMPRESAS

1. São orientadas para o lucro.

2. Assumem riscos: os riscos envolvem tempo, dinheiro, recursos e esforços.

3. São dirigidas por uma filosofia de negócios: os Administradores de cúpula tomam decisões que se relacionam com mercados, custos, preços, concorrência, planos e regulamentos do governo, legislação, além de assuntos internos relativos à estrutura e ao comportamento da empresa.

4. São geralmente avaliadas sob um ponto de vista contábil: os investimentos e retornos são registrados, processados e analisados em termos de dinheiro (resultados).

5. São reconhecidas como negócios pelas demais organizações e pelas autoridades governamentais: são consideradas como produtoras de bens ou de serviços e como tal passam a ser solicitadas pelas outras empresas, que lhes fornecem inputs, consomem seus outputs ou, ainda, concorrem com elas ou lhes aplicam taxas e impostos.

6. Constituem propriedade privada que deve ser controlada e administrada pelos respectivos proprietários ou acionistas ou por administradores profissionais.

EMPRESAS COMO SISTEMAS

Conceito de Sistema:

1. Um conjunto de elementos (que são partes ou órgãos componentes do sistema), isto é, sub-sistemas;

2. dinamicamente inter-relacionados (isto é, em interação e interdependência), formando uma rede de comunicações e relações em função de dependência recíproca entre eles;

3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com