TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Trabalho Universitário: Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 3

Análise e descrição de cargos

A análise e descrição de cargos é uma ferramenta gerencial muito eficiente para a uma organização, principalmente pela grande quantidade de informações que gera e que servem de subsídios para diversos processos de gestão de pessoas.

Como qualquer outra ferramenta de gestão, possui fundamento teórico, base desse artigo, que objetiva de maneira clara e objetiva fornecer alguns conceitos e orientações para a sua aplicação.

Conceito da descrição e análise de cargos (O quê)

É um documento formal, geralmente um formulário ou relatório com o detalhamento do que um cargo exige em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades para que possa ser desempenhada determinada função. A descrição e análise de cargos tende a otimizar o desenvolvimento de outras atividades, tais como: recrutamento, seleção, treinamentos, planejamento de cargos e salários, avaliação de desempenho e segurança no trabalho.

A importância da descrição e análise dos cargos do Estado de Mato Grosso (Porque)

O Governo de Mato Grosso, com os Núcleos Sistêmicos está implantando no Estado, um modelo de gestão por processos. Nesse modelo, a quantidade de cargos se dá em função da quantidade de processos e das demandas de trabalho. O conjunto de cargos responsáveis por um número específico de processos (sistemas) compõe a estrutura organizacional. Dentro da estrutura, cada cargo está direta ou indiretamente responsável por um ou mais processos, de forma que estes (os processos) requerem profissionais com características específicas, daí a necessidade de se fazer a descrição e análise dos cargos dos Núcleos Sistêmicos com o objetivo de alocar as pessoas certas nos cargos adequados.

Além disso, a descrição e análise de cargos oferece:

• Insumo para nomear pessoas para os cargos existentes: Uma vez que o perfil do cargo já está descrito, basta encontrar a pessoa que melhor preencha os requisitos exigidos.

• Insumo para avaliação de desempenho: O desempenho do ocupante do cargo pode e deve ser avaliado com base nas características que o cargo requer.

• Insumo para levantar necessidades de capacitação: A análise e descrição do cargo contém o perfil de profissional ideal para ocupar aquele cargo. Se o ocupante não possui certa habilidade ou conhecimento requerido pelo cargo, deve desenvolver tal habilidade ou conhecimento para desempenhar de maneira satisfatória suas funções. A necessidade de capacitação é, portanto, a diferença entre a descrição do cargo e a avaliação de desempenho do servidor.

• Insumo para ações de segurança no trabalho, porque identifica os cargos em que os riscos a saúde do trabalhador são maiores.

• Insumo para revisão de leis de carreira: Na medida em que a descrição dos cargos é analisada periodicamente e sofre mudanças devido as novas demandas dos processos (leia-se sociedade), aumentando a complexidade das atividades pode-se propor alterações nas leis de carreira objetivando adequar o salário/carga horária as exigências do cargo.

• Clareza para os ocupantes dos cargos sobre as atividades, responsabilidades e a importância do seu trabalho para a melhoria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com